Riscos e Oportunidades: o que é e como aplicar na minha empresa?
Uma situação bem comum encontrada nas empresas: diariamente durante as rotinas são identificados alguns riscos que podem afetar as atividades dos colaboradores, seus resultados na prestação de serviços ou até mesmo todo o processo de produção.
Ou então, o gestor da área identifica uma oportunidade que traga melhorias e até mesmo elimine estes riscos identificados, porém para realizar esta ação, se depara com desafios, algumas dúvidas de como atuar, com quem contar e impasses.
Se você se identificou com esta situação ou mesmo vê a necessidade de criar um plano de ação que reduza tais riscos encontrados e potencialize as oportunidades de melhoria dentro de sua empresa, está no lugar certo!
Por esse motivo, a Templum desenvolveu a Planilha Riscos e Oportunidades para auxiliar no planejamento de ações para esses riscos e oportunidades identificados.
Planilha Gratuita:
Riscos e Oportunidades
Preencha o formulário abaixo e receba gratuitamente
"*" indica campos obrigatórios
Explicação para preenchimento da planilha:
– Na aba Risco e oportunidade listar todos os riscos e oportunidades da organização preenchendo os campos, conforme abaixo:
Tipo: incluir se é um risco ou uma oportunidade
Descrição: descrever qual é o risco ou a oportunidade encontrada nos contextos internos e externos, nos processos da empresa, entre outros
Consequência: quais são as consequências para a empresa caso aquele risco/oportunidade venha a ocorrer
Frequência: se aquele risco/oportunidade já aconteceu na empresa, qual a escala dessa ocorrência
Severidade: quanto de impacto tem aquele item para a empresa (negativo ou positivo)
Grau de atenção: é uma fórmula calculada automaticamente na planilha de acordo com o impacto e severidade
Ação sobre o evento: definir um critério onde de um certo valor “x” de grau de atenção para cima, a empresa irá atuar nos itens, pois são os considerados com maior índice de impactar no negócio e os demais preencher com aceitar e depois, conforme as ações forem concluídas, retornar e reavaliar cada risco e oportunidade criando novas ações
Aprovação: o nome de quem aprovou essa ação de atuar ou aceitar.
Data: data em que as informações foram aprovadas.
– Na aba Plano de Ação incluir todos os riscos e oportunidades que colocou como “Atuar” na aba anterior e preencher os campos:
Tipo: conforme colocado na aba anterior, incluir se é um risco ou uma oportunidade
Descrição: descrever qual é o risco ou a oportunidade conforme aba anterior
O que será feito: o que vamos fazer para evitar o risco ou aproveitar a oportunidade destacada? Pode ser fazer um treinamento, elaborar um documento para auxiliar no processo, entre outros.
Efeito esperado: o que esperar após essa ação ser realizada.
Quem fará: quem será o responsável por implementar essa ação na empresa? Pode ser cargo ou nome.
Abrangência: dos processos mapeados, quais tem relação com essa ação?
Etapas: quais serão as etapas para elaborar essa ação?
Recurso: será necessário algum recurso extra para realizar? Não é obrigatório ter, podemos colocar N/A.
Data limite: precisamos colocar uma data como prazo para realizar essa ação, dentro de até 6 meses mais ou menos.
Implementado: só vamos colocar Sim ou Não quando a data limite tiver passado.
Eficaz: após 2 ou 3 meses da implementação da ação vamos analisar no dia-a-dia da empresa se o risco foi mitigado e a oportunidade aproveitada e preencher como Sim ou Não.