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Martech é o conceito que une marketing com a tecnologia. Nessa visão traz velocidade para a transformação digital da empresa e do processo de marketing. O marketing sendo abrangente nos leva a um mundo de martech também grande que podem ser para aquisição de leads, relacionamento, gestão de vendas, inteligência entre tantos outros. São ferramentas e plataformas que tecnológicas aplicadas ao marketing. Vamos falar especificamente sobre a importância das martechs para a fidelização dos seus clientes.

No mundo atual todos queremos agilidade, objetividade, atendimento e suporte rápido que resolva nossos problemas. As martechs entram em campo para oferecer essa agilidade. Clientes que conseguem resolução rápida e bom atendimento gostam, retornam a empresa e mais, recomendam a empresa. Isso quer dizer fidelidade.

O que as martechs oferecem?

A Inteligência Artificial (IA) está aí para mostrar que a forma de se relacionar com o cliente mudou e as empresas precisam se atualizar. Base de dados (big data) com as necessidades e interesses dos clientes são formas de coletar dados e entender a real dor do seu cliente e então propor a solução ideal.

Outra aplicação da IA é o atendimento ao cliente com chatbots. Como é possível entender a persona que está se comunicando o atendimento passa a ser mais humanizado e é possível oferece atendimento com resolução efetiva da solicitação do cliente.

Automação de e-mail é outra tendência que colabora com o marketing. Ele leva a mensagem e conteúdo segmentado e conversa diretamente com seu cliente ou potencial cliente, já que organiza base de clientes e foge de spam.

Busca por voz também é cada vez mais usual então ter palavras chaves precisas, de acordo com a forma como as pessoas falam, colabora para que sua empresa apareça no resultado dessas buscas.

Ferramentas que mostram detalhes da experiencia do cliente também são de grande valia, já que ações de melhoria da experiência do cliente levam também à fidelização. Além disso na fidelização de clientes podemos contar com ferramentas de CRM, suporte online, onboarding. Que agilizam o processo de vendas e fazem pré-seleção de clientes aliviando a equipe de vendas.

No entanto, atenção antes de transformar o marketing da empresa:

  • entender como funciona o processo de marketing detalhadamente,
  • ter o objetivo claro da sua implementação
  • escolher a melhor ferramenta para auxiliar na aquisição e fidelização de clientes
  • monitorar seu desempenho

E o que isso tem com seu sistema de gestão?

Pensando no direcionamento estratégico de uma empresa que em geral quer aumentar as vendas, lucratividade, agilidade e mais clientes faz todo sentido incluir um plano de ação no sistema de gestão para melhoria no processo de marketing que impactará toda a operação.

Mais clientes entrando na empresa, será necessário maior controle para garantir sua satisfação. Pontos que são impactados após a implementação de qualquer ferramenta de martech:

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria