Carlos Eduardo Moura
Por Carlos Eduardo Moura

Quer administrar com sabedoria? Planejamento estratégico é a solução

As universidades e os institutos educacionais têm se tornado cada vez mais acessíveis à população em geral. Este é um movimento interessante, pois ter acesso à informação de qualidade influirá diretamente na saúde das relações sociais e empresariais.


Uma pessoa atualizada possui um olhar crítico e sabe que entre o preto e o branco existem muitas nuances de cinza. Com acesso à informação, o radicalismo é minimizado e uma nova inteligência passa a fazer parte das rotinas diárias da empresa.

Esta inteligência é a capacidade de olhar uma situação e refletir sobre diversas perspectivas.  Com o tempo também se amplia a capacidade de pensar no longo prazo. Afinal, na maioria, as empresas são criadas para atuarem durante várias gerações.

Como ressalva o filósofo Mário Sérgio Cortella, em artigo na Revista HSM, n° 82:

A mentalidade de longo prazo passa a ser cada vez mais importante.”

Além disso, uma visão ampliada surge ao compreender que a empresa (bem administrada) perdurará durante 10, 20, 30 e até mais de 50 anos. As prioridades mudam, as atitudes mudam e naturalmente os investimentos e a administração da empresa ganham uma nova dimensão.

Quem já tem percorrido o caminho do empreendedorismo há algum tempo entende que o grande desafio empresarial é manter um olhar estrangeiro (uma visão de fora) sobre o próprio negócio. É este olhar que possibilitará melhorar e inovar constantemente, facilitando a observação das mudanças (até as mais sutis) do mercado e das necessidades dos clientes. É o que viabilizará a empresa trabalhar com um planejamento estratégico claro e objetivo.

Como dizia o grande educador Paulo Freire (citado no artigo referido acima):

A prática de pensar a prática é a única maneira de pensar certo.”

Reflita sobre os últimos resultados da sua empresa e repense se o planejamento estratégico da sua organização está adequado à realidade do seu empreendimento. Se a sua empresa ainda não trabalha com esta ferramenta, analise o quanto ela pode contribuir para o sucesso do seu negócio.