Que a Toyota é uma empresa exemplar em seus métodos organizacionais ninguém duvida. Mas, melhor que isso, é a sua contribuição para a inovação nas técnicas de gerenciamento estratégico para o mundo dos negócios. Um dos relatórios gerenciais mais utilizados nas empresas é o relatório A3, que é uma técnica inventada pela Toyota e muito utilizada em organizações ao redor do mundo para resolver problemas de caráter gerencial e operacional.
A técnica permite alavancar o desempenho produtivo do negócio através da melhoria e melhor reação às mudanças. Você ainda não utiliza o relatório A3 na sua empresa? Vamo aprender como fazer!
Relatórios Gerenciais: modelo A3
#1º passo: Contexto
O relatório é chamado de A3 por ser feito em uma folha de papel de tamanho A3, mas o importante é o seu conteúdo informativo. O contexto representa o tema ou título do problema identificado e precisa ser o mais específico possível. O foco deve ser no problema e não na solução inicialmente para a melhor definição do contexto. Em seguida, faça uma breve descrição do problema:
- Como ele foi detectado?
- Como afeta a empresa?
- Quais funcionários e gestores estão envolvidos?
- Quais efeitos são causados por ele? Etc.
Dica de leitura: Metodologia MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas
#2º passo: Demonstração do problema na prática
Com o intuito de esclarecer de forma mais objetiva, o problema deve ser desenhado em um diagrama demonstrando como ele acontece na prática. Especifique também o percentual de erros, falhas, defeitos e horas de inatividade para a correção deles, pois significa informações importantes e necessárias aqui. Para torná-las ainda mais visualmente entendíveis, desenhe gráficos com esses dados.
#3º passo: Análise das causas
Com o avanço no desenvolvimento do relatório, o acúmulo de informações começa a dar pistas sobre a causa raiz do problema e, nesse ponto, torna-se crucial descrevê-las e apresentá-las também no diagrama e em forma de gráficos para a melhor visualização e compreensão da problemática.
#4º passo: Alvo de atuação
Nessa etapa do relatório A3, você já deve possuir um profundo conhecimento do problema (como ele surge e por que) e provavelmente estará apto para apontar a melhoria necessária para alavancar o desempenho produtivo. Então, desenhe um novo diagrama com a solução operacional ou gerencial proposta para demonstrar a condição alvo do problema.
#5º passo: Plano de ação
Avançando no relatório A3, desenvolva um plano de ação com as intervenções necessárias para corrigir o problema. Nessa etapa, você precisa traçar metas e objetivos realistas e alcançáveis, designar os profissionais responsáveis para o atingimento deles, especificar o tempo para isso, descrever as ferramentas e técnicas utilizadas como metodologia, elaborar um passo a passo de como será feito o trabalho, demonstrar os recursos disponíveis, quantificar os resultados esperados e o que mais considerar necessário para o problema que enfrenta.
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#6º passo: Analisando os indicadores para relatórios gerenciais
A única forma de saber se o plano de ação está surtindo o efeito desejado é medindo seus resultados. Para isso, acompanhe a evolução do planejamento, após ser colocado em prática, com a ajuda de indicadores de desempenho (KPIs) mais adequados para o seu tipo de operação e descubra se os problemas foram resolvidos. Caso contrário, volte a etapa inicial do relatório A3 e comece novamente.
#7º passo: Relatório demonstrativo de resultados
Essa é a etapa final do relatório A3 e tem a finalidade de apresentar os resultados obtidos com a correção dos problemas. Mas, além disso, é muito importante para identificar e disseminar o aprendizado obtido no processo.
O relatório A3 deve ser feito por um profissional competente e profundo conhecedor da técnica para garantir o sucesso dela. Se a sua empresa não possuir um perfil assim, é extremamente recomendável transferir essa responsabilidade para uma equipe de consultoria especializada online. Assim, mais do que realizar um relatório A3 eficiente, a sua empresa poderá receber um alto grau de know how e tornar-se apta para uma certificação ISO 9001.
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