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Planejamento estratégico: por que empresas contábeis devem criar um?

O aumento de tarefas extremamente burocráticas aliadas as constantes mudanças de regras estabelecidas contribuem para um alto índice de erros fazendo com que as empresas paguem mais impostos que o real necessário e não se beneficiem de descontos fiscais.

A Fenacon (Federação Nacional de Contabilidade) realizou um estudo recente e apresentou números preocupantes. A pesquisa indica que apenas 1% do setor estabelece um planejamento estratégico para empresas contábeis no Brasil.

Esse fator impede que as empresas identifiquem oportunidades e é responsável por acarretar prejuízos que colocam em risco o futuro do negócio.

1. Qual é o ponto de partida para mudar esse cenário

A ISO 9001 ganhou uma nova versão dedicando maior atenção na forma como é realizada a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas brasileiras.

A partir de agora, é preciso estudar e conhecer a fundo o contexto em que se encaixa a organização (ambiente de negócios) para que a implementação tenha foco específico, soluções mais bem definidas e melhores resultados.

Esse ponto ajudará a analisar as condições ambientais que podem influenciar diretamente nos resultados da organização e identificar de forma precisa os pontos fortes e fracos no ambiente interno, além das oportunidades e ameaças que podem impactar o negócio no ambiente externo.

2. E por que essa análise é tão importante

Considere que precise tomar uma decisão sobre a realização de uma viagem ao exterior. O primeiro passo é composto por uma análise de fatores que irá determinar os prós e contras da viagem e devem pesar na tomada de decisão.

Os fatores sobre você (tempo disponível, dinheiro, saúde, etc.) são como o ambiente interno da empresa e significam os pontos fortes e fracos. Já os fatores externos (clima, segurança, valor da moeda local, etc.) são as características que fogem ao controle e representam bem as ameaças e oportunidades do mercado em que a empresa atua.

3. Como essa análise pode ser feita

Existem algumas ferramentas de planejamento estratégico para empresas contábeis e também para empresas de outros setores que são fundamentais para analisar o contexto da organização e melhorar a visão do negócio.

A matriz SWOT (strenght, Weakenesses, opportunities, Threats) aliada ao Canvas forma um conjunto de ferramentas poderoso e indispensável para a estratégia. Logo, é possível obter uma melhor compreensão do ambiente de negócios e elaborar um mapeamento dos processos operacionais da empresa.

Finalmente, partimos para o desenvolvimento de um escopo do sistema de gestão e definimos os objetivos organizacionais que servirão de base para o planejamento da implementação do Sistema de Gestão da Qualidade.

Dica: Essa tarefa deve ser desempenhada pela alta direção e lideranças da empresa, já que representa uma atividade totalmente estratégica e que requer alto nível de conhecimento do mercado e do negócio.

Consultoria ISO 9001

4. Benefícios esperados com o planejamento estratégico para empresas contábeis

Concluindo esse processo espera-se que a empresa alcance um alto nível de compreensão com relação à atuação para a sua proposta de valor.

Resumindo, a empresa saberá realmente onde pretende chegar, como fará isso acontecer e terá um melhor controle de riscos, considerando os fatores internos e externos que impactam a empresa de forma negativa ou positiva.

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