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Instrução de Trabalho (IT) na ISO 9001, como e quando utilizar?

Instrução de Trabalho (IT) na ISO 9001, como e quando utilizar?

A Instrução de Trabalho (IT) deve seguir de forma critica um passo a passo, pois será esta instrução que mais tarde servirá como conteúdo para treinamentos aos colaboradores envolvidos e também para que se tenha um processo claro e objetivo.

Não confunda Instrução de Trabalho e Procedimentos

Apesar de terem estruturas parecidas, em alguns casos, idênticas, as Instruções de Trabalho (IT) e Procedimentos têm funções diferentes.

A começar pela hierarquia dentro da documentação do SGQ, pois as ITs vêm logo abaixo dos Procedimentos. A distinção entre esses documentos se faz pela usualidade.

Dica de leitura: O que é ISO 9001?

Consultoria ISO 9001

De forma mais clara, seguem abaixo suas diferenças:

Instrução de Trabalho (IT):

É mais usada em atividades produtivas, operacionais, tendo por característica ser um padrão técnico.

Seguem alguns exemplos de onde aplicar padrões operacionais:

  • Operação de máquina de fresa;
  • Armazenagem de matéria-prima a granel;
  • Validação de novos produtos projetados;
  • Seleção de candidatos a vagas de empregos;
  • Polimento;
  • Abastecimento de matéria-prima;
  • Além de atividades como vendas internas, atendimento ao cliente etc.

Planilha – Análise SWOT

Baixe nossa planilha preenchendo o formulário e entenda mais.


Procedimento:

É usado para descrever regras, informações mais detalhadas das atividades específicas para o gerenciamento do sistema da qualidade. É responsável por padronizar os processos gerenciais, tendo por característica ser um padrão de sistema.

Seguem exemplos:

  • Controle de documentos;
  • Controle de registros;
  • Controle de produtos não-conforme;
  • Ação corretiva;
  • Ação preventiva;
  • Auditoria interna;
  • Além de um processo completo de um determinado departamento ou setor.

Dica de leitura: Como fica o controle de documentos na ISO 9001:2015?

Elaborando uma Instrução de Trabalho

Antes de iniciar, faça uma análise do seu processo e/ou a função do executor. Para isso você pode utilizar dos recursos propostos abaixo.

Fluxograma: Os símbolos utilizados no fluxograma têm por finalidade colocar em evidência a origem, processamento e destino da informação. Considere tudo o que acontece nos processos de fabricação/prestação de serviços e os responsáveis por cada processo.

Coleta de dados: O trabalho de elaboração do fluxograma é facilitado quando há a coleta de dados, onde as informações devem ser fornecidas pelos próprios executores dos trabalhos, mediante a utilização de um roteiro de entrevista, que poderá conter as seguintes questões: Cargo e nome? De quem recebe o trabalho? Em que consiste seu trabalho? Quantas unidades de trabalho fazem por dia? Quanto tempo gasta para realizar seu trabalho?

Recursos: Para que esta instrução esteja bem definida, considere todo e qualquer recurso utilizado neste processo, como máquinas, Instrumentos de medição, EPIs, computador e outros. Nesta instrução você deve esclarecer exatamente o recurso necessário que o colaborador precisa para executar determinada função.

Buscando Informações: O melhor caminho é buscar a informação onde o processo acontece. Lembrando que a instrução de trabalho tem como função básica definir todo o funcionamento de um processo para que os envolvidos entendam o mesmo de uma forma só. Foque nos pontos a seguir ao realizar sua busca por informações: objetivos, documentos correlatos, descrição da atividade, processo (isso inclui o comportamento operador-produto-cliente), qualificação do executante, materiais utilizados.

Elaborei minha Instrução de Trabalho. Meu trabalho acabou?

Não! Lembre-se que se trata de um documento vivo, ou seja, está caminhando junto com seu processo.

Quando o mesmo sofre uma alteração, seja ela por adequação ou por uma melhoria, não podemos esquecer de atualizá-la. Procure avaliar constantemente se o que está previsto na IT é a realidade da sua organização, pois os processos definidos e documentados nela deverão ser demonstrados quando houver inspeção ou auditoria, evidenciando, assim, se o processo atende ao documento elaborado.

E bom trabalho!

Consultoria ISO 9001

Marcações:

149 comentários em “Instrução de Trabalho (IT) na ISO 9001, como e quando utilizar?”

  1. Boa tarde Cristiane,

    Estou elaborando IT’s em meu trabalho, trabalho em TI, porem estou com uma duvida em questão com a Indexação, Armazenamento e Retenção desses documentos, uma vez que terão revisões, como procedo em relação a isso? Existe algum prazo normativo?

    Abraço Sonia

    1. Sonia

      Obrigada pela sua participação em nosso Blog.

      Vamos a sua pergunta, a norma determina que você deve ter controle sobre seus documentos e que exista um Procedimento Documentado para as tratativas para questão de documentos revisados ou seja considerados como obsoletos a norma determina:

      g) evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que eles
      forem retidos por qualquer propósito.

      Caso um documento sofra revisão você ira determinar no seu procedimento a forma mais adequada para garantir que o documento atualizado seja distribuído e os documentos obsoletos sejam descartados ou deletados, a forma que determinar no seu procedimento será a sistemática valida.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Fico a disposição para auxiliar

      Cristiane Gonçalves

  2. Olá Nonato

    Primeiramente quero agradecer sua participação em nosso Blog.

    Em relação ao questionamento realmente os formulários em meio eletrônico estão sendo cada vez mais aderidos nas organizações, devido ao avanço na tecnologia, criação de softwares e constante uso de e-mail tornou-se esta prática usual.

    A norma ISO 9001:2008 determina que os registros devem ser prontamente recuperáveis, então se eles estão em meio eletrônico deverá existir uma forma de recuperar de forma rápida e pratica.

    Em relação as resistência das pessoas a mudanças, isto ocorre pela dificuldade de se quebrar paradigmas, a forma mais fácil de aplicar este tipo de mudança é com base em treinamento, somente por meio de treinamentos que conseguimos mudar uma cultura já enraizada, não pode ser nada impositivo, tem que ser em pequenas doses demonstrando os benefícios que os registros em meios eletrônicos trazem para a organização e para o meio ambiente.

    Fica a dica.

    Cristiane Gonçalves

    1. Onde encontro as conceituações dos tipos de documentos, por exemplo: instrução normativa, instrução de trabalho, procedimentos, declaração, etc…

  3. Olá, pessoal da Templum!
    Parabéns pelo blog e pela postagem. É muito dinâmica e instrutiva.

    Pelo visto, preciso muito da ajuda de vocês! Estou trabalhando numa empresa do setor portuário e, com intenção de melhorar a qualidade dos serviços e a eficiência dos funcionários, principalmente para evitar os vícios no trabalho que realizam há anos, e o “jeitinho” para resolver algumas coisas, estou iniciando um projeto: um documento oficial da empresa com a descrição das funções de cada funcionário -por cargo-, com as diretrizes da realização do trabalho baseadas nas normas decorrentes de resoluções das autoridades como, por exemplo, a ANVISA.

    Entretanto, estou meio perdido, como todo estagiário. Não sei por onde começar e não sei qual o modelo mais adequado para esse projeto.

    Será que vocês podem me dar alguma orientação nesse sentido?

    Obrigado,
    Rafael Lemos.

  4. As cópias de “IT’s” disponibilizadas nos setores da fábrica devem assinadas pelo RD, etc.?
    O original está assinado e disponível em uma pasta, alem da cópia digital, em uma pasta com acesso restrito.
    Obrigado, Sérgio Silva

    1. Olá Sergio, seja bem vindo em nosso blog!

      Em relação à sua duvida, não necessariamente todas as cópias precisam ser assinadas pelo RD. Você deve verificar o que o seu procedimento Controle de Documentos define como critério para a distribuição dos documentos, ok?!

      Espero que possamos tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  5. ola, bom dia
    gostaria de saber se existe algum padrão para as IT ou cada empresa faz a sua conforme as necessidades da empresa.
    obrigado

  6. Olá Rafael,

    Seja bem vindo em nosso blog!

    Não existe nenhum padrão definido para a realização de instrução de trabalho. Você pode elaborar o documento de acordo com a realidade da sua empresa.

    Espero que possamos tê-lo ajudado.

    Qualquer duvida, por favor avisar.

    Atenciosamente,
    Daniela Albuquerque

  7. Bom dia,

    Minha dúvida é em relação a Its que foram definidas como formulário, ou seja, no sistema tem uma mascara de IT com controle de revisão da mascara, porém quando se elabora e descreve a IT a mesma recebe outra revisão que no caso é da instrução, então tem 2 campos, um de revisão da mascara e outro de revisão da instrução, existem algum impeditivo para isso normativamente falando? e na questão do controle de documentos e registros, como funcionária isso?

    1. Olá Jefferson, tudo bem?

      Seja bem vindo em nosso blog! Sua participação é muito importante para nós!

      No caso da norma, não existe nenhum impedimento para essa sistemática, desde que os colaboradores da empresa entendam o que significa cada um dos campos, ok?!

      Na lista mestra você deve considerar a revisão da IT e não da máscara.

      Qualquer duvida, estamos à disposição.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      1. Olá Daniela tudo bom?
        Estou realizando meu TCC sobre procedimento operacional padrão e instrução de trabalho, achei muito valido e importante seu artigo sobre isto, você poderia me informar a bibliografia que posso consultar para obter essas informações? Obrigado

        1. Daniela Albuquerque

          Olá Cesar,

          Fico feliz que tenha gostado do artigo, porém a maior parte deles são elaborados com base em um conhecimento teórico + experiência prática, não tendo uma bibliografia específica para a sua elaboração. Porém, se precisa de termos e definições, indico a leitura da ISO 9000 – Fundamentos e Vocabulário.

          Espero que eu possa tê-lo ajudado.

          Atenciosamente,
          Daniela Albuquerque

  8. Boa tarde!

    Por favor, fala alguma coisa na norma sobre obrigatoriedade de assinatura de IT’s? Ou posso somente armazená-las eletronicamente, sem nenhuma assinatura? Obrigada.

  9. Boa tarde!

    Por favor, fala alguma coisa na norma sobre obrigatoriedade de assinatura de IT’s? Ou posso somente armazená-las eletronicamente, sem nenhuma assinatura? Obrigada.

    1. Olá Sandra!

      Seja bem vinda em nosso blog! Sua participação é muito importante para nós!

      A norma indica que os procedimentos devem ser aprovados e que é necessário manter o registro de aprovação desse documento, mas não indica que essa aprovação deve ser uma assinatura.

      Nesse caso, você deve indicar no seu procedimento Controle de Documentos qual será a forma de evidência de aprovação desses documentos, caso não exista uma assinatura, ok?!

      Espero que possamos tê-la ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  10. Olá!
    Estou com uma dúvida que não estou conseguindo esclarecer. Será que poderiam me ajudar?

    Quando um documento é criado e aprovado pela primeira vez, ele é a revisão 00 ou 01?
    Isso faz alguma diferença? Existe alguma tendência nesse sentido?

    Grato!

  11. Jonathan Reis

    Olá, Tafarel.

    Seja bem vindo em nosso blog!

    Sua pergunta é muito pertinente, parabéns!

    Na verdade não existe uma regra para isso, a norma não exige o inicio da revisão pelo número 00 ou pelo número 01. O mais importante é ter o controle que é exigido pela norma.

    No dia-a-dia da Templum os clientes de ISO 9001 preferem começar com 01 e de PBQP-H 00.

    Portanto, não é necessário se preocupar em relação a essa sistemática.

    Espero ter lhe auxiliado.

    Atenciosamente,

    Jonathan Reis

  12. Bom artigo, parabéns
    Apenas fiquei com uma dúvida. Após aprovação da minha instrução de trabalho posso modificar o nome da instrução de trabalho depois de um ano, por exemplo?

    1. Olá Bruno,

      Agradecemos a sua contribuição e ficamos felizes por acompanhar nosso conteúdo!

      Pode sim, a periodicidade para modifica-la depende primeiramente de possíveis alterações no processo que a IT está inserida, lembrando que “quando o mesmo (processo) sofrer uma alteração, seja ela por adequação ou por uma melhoria, não podemos esquecer de atualizá-la”. Portanto havendo a necessidade de adequação mesmo se tratando apenas do “nome” recomendo que faça alteração no momento em que evidenciou está divergência em relação ao nome dado a IT não há necessidade de aguardar um ano para essa atualização.

      Atenciosamente,
      Felippe André

  13. Hummm Obrigada pela dica. Um resumo seria dizer que na parte alta de um grupo traçam-se os objetivos a alcançar e as tarefas que levam à realização desses objetivos. Já no nível operacional deve haver um texto que descreve sem ambiguidades as manobras que realizam as tarefas e os recursos necessários a cada manobra.

  14. Mônica Mondaini

    Olá,
    Estou em processo de implantação de vários documentos e rotinas. Foram construídas e aplicadas várias instruções de Trabalho. Como posso evidenciar a efetividades das mesmas?

    1. Olá Mônica!

      Neste caso em geral uma simples verificação in locu por um profissional que conheça a atividade e a TI basta. Procure registrar esta verificação e para isso um check list resolve.

  15. Heitor H. Mazeto

    Bom dia.

    Primeiro parabéns pelo excelente esclarecimento. O artigo foi de grande ajuda. Porém ainda tenho uma dúvida entre a diferença entre Manual e Procedimento?

    1. Daniela Albuquerque

      Olá Heitor,

      Até a versão 2008 da ISO 9001 existia a obrigatoriedade de elaboração de um Manual da Qualidade com a indicação dos procedimentos documentados, o escopo e as exclusões aplicáveis. O Manual era como se fosse um “resumo” de como a empresa atendia cada item normativo. Na versão 2015 o Manual da Qualidade deixa de ser obrigatório e fica à critério da empresa a sua adoção ou não.

      Já o procedimento é um documento que indica a sistemática de algum processo, como por exemplo: Procedimento para Aquisição de Materiais e Serviços.

      Sendo assim, podemos entender que o Manual da Qualidade está voltado para o sistema de forma geral e o Procedimento está voltado para um processo específico.

      Espero poder tê-lo ajudado.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  16. Olá Mônica!

    Neste caso em geral uma simples verificação in locu por um profissional que conheça a atividade e a TI basta. Procure registrar esta verificação e para isso um check list resolve.

  17. Estou precisando fazer procedimento para minha área de recebimento e também criar procedimento para abastecimento de linhas de produção, trabalho em uma empresa fabricante de tanques de combustível, e seremos certificados em QSB , SE ALGUEM TIVER ALGO FAVOR ENVIAR PARA O meu e-mail: sergio.filicio@ipavale.com.br

  18. Estou precisando fazer procedimento para minha área de recebimento e também criar procedimento para abastecimento de linhas de produção, trabalho em uma empresa fabricante de tanques de combustível, e seremos certificados em QSB , SE ALGUEM TIVER ALGO FAVOR ENVIAR PARA O meu e-mail: sergio.filicio@ipavale.com.br

    1. André Seixas

      Olá Sérgio, bom dia!
      Tudo bem?

      Enviarei em seu e-mail um procedimento que poderá lhe auxiliar, ok?

      Um abraço,
      André Seixas

  19. Daniela Albuquerque

    Olá Heitor,

    Até a versão 2008 da ISO 9001 existia a obrigatoriedade de elaboração de um Manual da Qualidade com a indicação dos procedimentos documentados, o escopo e as exclusões aplicáveis. O Manual era como se fosse um “resumo” de como a empresa atendia cada item normativo. Na versão 2015 o Manual da Qualidade deixa de ser obrigatório e fica à critério da empresa a sua adoção ou não.

    Já o procedimento é um documento que indica a sistemática de algum processo, como por exemplo: Procedimento para Aquisição de Materiais e Serviços.

    Sendo assim, podemos entender que o Manual da Qualidade está voltado para o sistema de forma geral e o Procedimento está voltado para um processo específico.

    Espero poder tê-lo ajudado.

    Atenciosamente,
    Daniela Albuquerque

  20. RICARDO DA SILVA

    preciso de um modelo de instrução de trabalho ,na area de nutrição infantil ,fabrica de alimentação ,fabrico vitalon .é com extrussora
    grato

  21. Estou precisando fazer procedimento:
    Recebimento e Expedição , Limpeza , Liquido Penetrante/ Ultra Som, Dimensional, Produção (Processo), Visual, Inspeção Final…….. para uma empresa fabricante de tanques de vaso de pressão, equipamentos industriais , SE ALGUEM TIVER ALGO FAVOR ENVIAR PARA O meu e-mail: felicia.souza@hotmail.com

    1. Daniela Albuquerque

      Olá Felícia,

      Como são procedimentos muito específicos da realidade da sua empresa, sugiro que contrate uma empresa de consultoria para ajudá-la nessa definição! Veja em nossa página algumas opções para esse trabalho!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

    1. Olá, Cristiano!

      Qualquer pessoa da organização pode elaborar uma instrução de trabalho, desde que tenha competência e conhecimento do processo que irá ser tratado, pois a Instrução de trabalho será utilizada para nortear a execução do serviço. Portanto, escolha uma pessoa experiente no serviço a ser realizado com a utilização da instrução de trabalho.

      Ficamos à disposição em caso de dúvidas!

      Atenciosamente,
      Rafael

  22. Daniela Albuquerque

    Olá António,

    O procedimento define um método, enquanto a instrução de trabalho define uma atividade. Em relação ao seu modelo, não temos exemplos prontos, mas você pode pesquisas empresas do ramos, como a Comgás, ou ainda a Quanlisntal para essa pesquisa.

    Espero poder tê-lo ajudado.

    Atenciosamente, Daniela Albuquerque

  23. Daniela,
    boa tarde!

    Estou trabalhando no desenvolvimento de uma instrução de trabalho; no entanto, em um dos passos deste processo exige tomada de decisão e consequente bifurcação entre os passos a serem seguidos.
    Como posso fazer nesse caso?
    Devo criar duas instruções distintas ou as mantenho no mesmo documento? Estando no mesmo documento, como fazer com a elaboração [ex.: passo 1, passo 2, passo 3, passo 4 (se a resposta ao item 3 for sim), passo 5 (se a reposta ao item 3 for não),…]

    Obrigado,
    Leonardo

    1. Leonardo sua própria sugestão é um caminho sim. Deixe claro no texto as condições … “Na hipótese de tal coisa acontecer vá para ….”. Outro caminho muito bom para isso é o desenvolvimento de um fluxograma que deixará muito claro quando da bifurcação.

  24. Olá, estou escrevendo um documento que estou chamando de Método de Ensaio, ele descreve o passo a passo de como realizar um ensaio de um produto (análise de viscosidade, etc.)

    Este documento seria uma IT? Devo renomear para IT?

    Obrigado.

    1. Daniela Albuquerque

      Olá Diego,

      Na nova versão da ISO 9001, os documentos são chamados apenas de “Informação Documentada”. Isso quer dizer que podemos deixar de lado a antiga pirâmide de hierarquia de documentos e criar nomes e tipos de documentos que atendem a realidade da empresa. Isso quer dizer, que pode sim chamar de Instrução de Trabalho, se fizer parte de uma realidade já existe em sua organização. Caso contrário, pode chamar de Método de Ensaio mesmo 🙂

      Espero poder tê-lo ajudado.
      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

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