O que é ISO 9001 e quais seus benefícios?

Desde que entrei no universo da qualidade, eu me sinto um pouco frustrado com as explicações sobre o que é a ISO 9001 que encontrei em blogs e no YouTube. A grande maioria dos especialistas e blogueiros se apoiam em definições técnicas para descrever o que é um Sistema de Gestão da Qualidade. Como resultado, o leigo que busca saber o que é ISO 9001 no Google, acaba encontrando coisas do tipo:

A ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. (Wikipedia)

O meu ponto é: a definição está correta, mas será que comunica os benefícios reais da ISO 9001 para quem não é da área? Adoro um desafio, e criei um vídeo explicando o que é a ISO 9001 de um jeito mais simples. O que você acha?

Você sabe o que é qualidade?

Qualidade é uma daquelas palavras que, na prática, tem sentido diferente da definição do dicionário.

Para nós que gerenciamos um negócio, importa saber que qualidade é algo percebido pelo cliente. Como cada cliente tem uma visão de mundo, esta percepção nem sempre é a mesma.

Para alguns a qualidade está na durabilidade, para outros no conforto e assim vai. O que importa saber é, você está entregando o que seu cliente quer?

Convido você para assistir o vídeo onde falo um pouco mais sobre o perfil do consumidor moderno e seu comportamento. Esse é o primeiro vídeo de uma série feita para abrir a cabeça de empresários para as mudanças que rapidamente ocorrem no mundo globalizado.

Espero que você goste, aproveite e deixe um comentário.

A importância da liderança na ISO 9001:2015

A ISO 9001 é muito mais que um papel na parede. É uma ferramenta de alinhamento de visão, que facilita o entendimento das necessidades de todos os envolvidos no processo, do fornecedor ao cliente final. Porém, esse alinhamento só é possível com o envolvimento da liderança da empresa. É por isso que a nova versão da ISO 9001 exige mais envolvimento dos líderes.

Assista ao vídeo para conhecer as mudanças da norma que tem maior impacto para a direção da empresa. Essa informação pode ajudá-lo a conduzir a transição.

Leia mais

Como a revisão da ISO 9001:2015 afeta a minha empresa?

Criamos esse vídeo para ajudá-lo a planejar a adequação do seu Sistema de Gestão da Qualidade à revisão ISO 9001:2015. Apesar do prazo ser 3 anos após a publicação oficial, recomendamos que você comece a se planejar o quanto antes. Você não vai deixar pra última hora, vai?

Veja no vídeo o que você precisa fazer agora para facilitar a transição e garantir a sua certificação na ISO 9001:2015.

Leia mais

Quais são as mudanças mais significativas na revisão 2015 da ISO 9001?

Diferente da revisão 2008, em que pequenas mudanças foram feitas, a nova revisão da ISO 9001:2015 apresenta mudanças significativas. Há um consenso que a mentalidade dos líderes deve evoluir para contemplar os riscos ao negócio e aumentar seu envolvimento com o SGQ.

Além disso, muita coisa está sendo feita para facilitar a interpretação dos requisitos, sua implementação e a integração com outros Sistemas de Gestão.

Para saber mais, assista ao vídeo.

Leia mais

Porque a ISO 9001 está mudando?

Em 2012 a ISO publicou os resultados de uma pesquisa, mostrando que 1 milhão e 200 mil certificados haviam sido emitidos até então. Isso prova que o Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 continua em alta. Então, porque mudar?

Todas as normas ISO são revistas a cada 5 anos para garantir que o Sistema de Gestão continue relevante para o mercado. Em 2008 pequenos ajustes foram feitos para deixar alguns requisitos mais claros. Na revisão atual, o comitê achou que chegou a hora de evoluir o sistema para garantir sua relevância por pelo menos 10 anos. A boa notícia é que essa mudança será muito benéfica para a sua empresa.

Assista ao vídeo para entender as razões da mudança, e deixe um comentário com a sua opinião!

Leia mais

Empresas familiares investem em qualidade e colhem resultados

Vibro de alegria quando encontro donos de empresas familiares ousados, que acreditam em nós quando dizemos: investir em qualidade vale muito a pena.

O Alexandre Reolon, administrador da Work Lavanderia, é um desses casos. Nossa história começou com uma vontade de proteger o meio ambiente terminou com 2 certificações e muitas portas abertas. Admirável!

Adesão do PBQP H

Veja como aderir ao programa PBQP H.