O Doutor Marcelo H. Alves Menino, e a Gerente de qualidade, Lucia Zaia, participam de Webinar coordenado pela Templum e contam detalhes do processo do Laboratório Fleming, de 10 meses, para conquista da ISO 9001
A Fleming Laboratório
Com experiência de 52 anos no mercado, a Fleming Laboratório é um espaço com ampla gama de exames, desde exames de rotina até exames altamente específicos, voltados para análise de todos os detalhes que acontecem no seu corpo.
Um laboratório moderno e referência em Jundiaí e região. Graças ao investimento em tecnologias avançadas e aparelhos de última geração, que garantem precisão e agilidade nos resultados.
O Doutor Marcelo H. Alves Menino, Bioquímico Farmacêutico e Hematologista Laboratorial, além de filho dos sócios fundadores da empresa, Dr. José Alves Menino e Dra. Wilma H. Alves Menino, nos conta um pouco do início da sua trajetória no laboratório.
“Toda minha experiência profissional vem desde muito cedo, aos treze anos já acompanhava meus pais no laboratório e essa bagagem construí junto com eles e meu irmão. Somos todos Biomédicos, pós-graduados, e essa estrutura do Fleming surgiu a partir disso”, comenta.
Gestão da Fleming
Hoje o Laboratório Fleming cresceu e conta com mais de sessenta profissionais, entre médicos, enfermeiras e profissionais da saúde para atender você e sua família com todo o carinho e cuidado.
Devido a este aumento na estruturação da equipe de profissionais, os números de atendimento anuais tiveram um grande salto, como revela o doutor.
“São atendidos até setenta mil pacientes no ano, números até então inimagináveis, e nós viemos batalhando ao longo dos anos, com muita humildade, e mostrando que uma empresa pode sair de baixo e atingir a excelência”, conta Doutor Marcelo, que ainda revela a filosofia de trabalho que sempre pautou os valores da Fleming.
“Sempre prezamos pela qualidade, meu pai sempre foi muito exigente com isso, e essa ideologia carregamos no laboratório até hoje. Profissionalizamos todos setores, para deixar de ser uma empresa familiar, entendendo a função de cada um e sistematizando os processos ”, finaliza.
A Fleming sempre se preocupou em crescer de forma ampla, estendendo os serviços e qualificando todos eles. Não somente os atendimentos e os procedimentos internos, mas padronizar o externo, do marketing ao comercial.
“Não devemos crescer de forma reta, mas sim com a base ampla. Toda empresa que crescer somente verticalmente, as chances de quebrar são grandes”, complementa Doutor Marcelo.
Evolução da Fleming
A Gerente de qualidade do Laboratório Fleming, Lucia Zaia, conta um pouco sobre como aconteceu essa evolução gradual na qualificação do serviço e no desempenho da empresa.
Além dos desafios deste período, em que foi preciso unificar os serviços e potencializar a qualidade deles, com novas estratégias que integrem setores e elevem o padrão do laboratório.
“Minha função foi unificar essa questão da gestão do controle externo das amostras e padronizar os setores, elaborar toda documentação seguindo as normas do Dic com a finalidade de uniformizar planilhas e documentos”, relembra Lucia.
Em 2018, a Fleming conquistou sua primeira certificação sem nenhuma conformidade e isso se repetiu no ano seguinte, e a cada ano que passa essas melhorias são implementadas no Laboratório Fleming.
Assim, a empresa caminha junto com a certificação e está sempre atualizada na área de saúde, exames e amostras.
Conquista da ISO 9001
Lúcia conta um pouco de como foi o processo de implementação da ISO 9001. “Eu já tive contato com a ISO 9001 versão 2008, e aqui eu ia gerenciar tudo, então eu assustei um pouco, mas eu gosto de novos desafios. Então começamos junto com Doutor José Luiz, que já conhecia há tempo a certificação”.
E a partir daí, algumas mudanças foram necessárias para conquistar este nível de excelência e a consultoria da Templum foi fundamental neste processo, como explica a gestora.
“Nós iniciamos e foi muito rápido em menos de um ano estava tudo pronto. Porque nós tínhamos muita documentação, já por conta da nossa primeira certificação, então nós fomos unificando e fazendo alguns ajustes, melhorando, e foi sucesso”, conta Lúcia.
Por já haver experiência da certificação anterior e contar com uma equipe engajada na conquista de mais uma certificação, Lúcia considera que não existiram muitas dificuldades durante o processo.
“Em alguns momentos eu senti alguma dificuldade em interpretar as normas, mas aí que a consultoria me ajudava a interpretar e eu assisti a muitas vídeo aulas da Templum, o que me ajudou muito com a ISO 9001”, relembra a gestora.
Já para o Doutor Marcelo H. Alves Menino o maior desafio foi documentar todos os processos internos que acontecem dentro da empresa.
“Eu consegui fazer a equipe entender a importância, como no caso da ata, porque ela é importante para o seu dia a dia, como um indicador de desempenho. Então para mim o mais difícil foi criar uma disciplina mais apurada, por isso busquei no mercado profissionais como a Lúcia com o perfil perfeccionista para observar os defeitos e buscar as soluções”, conta o Doutor Marcelo.
O processo de certificação começou em outubro de 2020 e foi concluído em agosto do ano anterior, um período de dez meses para garantir o selo da ISO 9001.
Benefícios da ISO 9001
O Doutor Marcelo faz questão de ressaltar o valor de uma certificação de qualidade no mercado e principalmente na área da saúde.
“Uma empresa com ISO 9001 que tem tudo documentado, o convênio vê que é transparente e auditável. Isso cria a confiabilidade para três personagens, o médico, o convênio e o paciente”, comentou Doutor que ainda estende enaltecendo. “O que você mais procura no Laboratório é a confiança que o seu exame seja perfeito”.
Resultados
Durante o processo de implementação, Lúcia conta um pouco sobre o aprendizado e a readequação de alguns processos internos à ISO 9001. “Primeiro foi com os indicadores, o pessoal entendeu a necessidade de ter o indicador. Seja para avaliar, aumentar a meta, verificar se não bateu a meta, e o porquê de tudo isso”, conta.
“Também a questão de abrir não conformidades, então o pessoal agora, verifica algo equivocado que aconteceu, que por vezes é inevitável, para abrir não conformidade e verificar a causa raiz. Então foi muito importante a ISO para dar um upgrade em nossa gestão de qualidade e estamos muito felizes com o resultado”, finaliza.
Por fim, o Doutor Marcelo avalia os resultados e ainda destaca as dificuldades para conquistar essa certificação tão seleta. “No estado de São Paulo apenas 17 Laboratórios possuem a ISO 9001, e a gente se apega a isso, pois nosso maior objetivo é ser o melhor laboratório”.
Assim, o Bioquímico encerra o webinar com uma analogia que reflete bem a necessidade de evolução e manutenção contínua dos padrões de qualidade da empresa. “Jardim não é bonito, o Jardim está bonito, ou seja, se você não cuidar ele por 30 a 60 dias,vira um matagal e as plantas acabam. Então Fleming não é bonito, ele está bonito, porque está sendo cuidado”.