Skip to main content

Qualidade na construção civil: 7 dicas para garanti-la

Tempo de Leitura: 3 minutos

Quem trabalha nessa área sabe que, sem a gestão de qualidade na construção civil, é impossível garantir que o negócio continue andando. Por isso, separamos 7 dicas imperdíveis para você, construtora, se certificar de que está no caminho certo!

Qualidade na construção civil

A conta está cada vez mais pesada. O custo da construção civil no país acumula altas de preços de 3,52% no ano e de 15% em 12 meses. É a maior taxa de inflação mensal registrada desde agosto do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

qualidade na construção civilDe acordo com a pesquisa, o custo nacional da construção passou a ser R 1.567,76 por metro quadrado, em abril. Já os materiais de construção tiveram inflação de 1,86% no mês e passaram a custar R$ 944,49 por metro quadrado. A mão de obra subiu 0,24% e ficou em R 623,27.

Diante desse cenário, construtoras e empresas do setor têm investido em tecnologias para a automação das atividades operacionais e otimização dos processos. Informação e tecnologia reduzem custos e ampliam margens de lucro.

7 dicas para garantir a qualidade na construção civil

1-Para começar, foque em materiais de qualidade. A seleção do que será usado na obra é fundamental para a entrega de um produto final seguro, que atenda às necessidades e expectativas dos clientes e do mercado. Lembre-se também de gerir com eficiência o armazenamento de cada item. Fique de olho nos índices de umidade e calor para que as características de cada produto sejam conservadas.

2-Fazer a correta inspeção dos materiais: verifique se cada item está dentro da validade, se a loja entregou respeitando as condições necessárias, se a quantidade do produto é suficiente. Esses cuidados diminuem o desperdício e as dores de cabeça.

3-Atenção na hora de contratar: tenha clareza se as contratações de mão de obra ocorrerão pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), por MEI ou com CNPJ. É importante ter ciência da situação dos colaboradores, porque contratações irregulares também colocam em risco a segurança do projeto e da empresa.

4-Invista em qualificação:  realize treinamentos com cada colaborador para que ele possa realizar sua função com excelência. Assim, o trabalho coletivo também ganha!

5-Faça a inspeção dos serviços após a execução: cheque se tudo foi feito dentro do combinado. Observe se todos os passos foram respeitados, se a qualidade é desejada.

6-Medição precisa: contrate equipamentos de medição de qualidade. Trenas, voltímetros, esquadros, têm que estar calibrados, com data de verificação identificada. Assim torna-se possível confiar nos dados fornecidos e renovar a calibragem nos prazos necessários.

7-Adote a PBQP-H:  a norma de desempenho lista critérios para as construtoras elevarem seu desempenho. Há exigências quanto à estrutura, iluminação, conforto térmico da obra. Solicite dos fornecedores laudos de conformidade dos materiais para comprovar o desempenho do que você está usando na construção ou reforma.

É importante ressaltar que investir em qualidade é oferecer o melhor para o seu cliente. O retorno vem em forma de reconhecimento público, na consolidação do nome da sua empresa.

Como a Templum pode te ajudar

Pensando em todas as dificuldades e desafios do setor para a qualidade da construção civil, a Templum desenvolve soluções específicas para construtoras e profissionais dessa área.

Nossos clientes recebem formulários de verificação para cada serviço e etapa da construção civil. Em cada um deles há uma lista de tudo o que deve ser feito, desde a espessura, o nível, o tipo de material. Assim, fica muito mais fácil analisar ponto a ponto o que foi realizado. É a garantia de que a construção vai sair exatamente como você projetou!

Nossos consultores estão aptos a

  • compartilhar todas as informações sobre o projeto em tempo real;
  • orientar a avaliação dos materiais, do serviço e da qualidade de atividades concluídas;
  • acompanhar a conclusão de etapas;

Passo a passo, preparamos sua equipe para a gestão eficiente, levando em conta o planejamento, cronograma cada projeto, entrega dos materiais e equipamentos. Você vai visualizar os custos definidos, atualizar conforme necessário e ter relatórios gerados no tempo certo.

Vai construir? Conte com uma mãozinha da Templum!