Muitas empresas que buscam as certificações ISO fazem más escolhas no momento de contratação consultoria que os auxiliará até essa conquista. Neste post explicaremos os erros que a maior parte delas cometem ao contratar este serviço.
Os principais erros podem ser divididos em blocos:
A empresa não sabe o que está comprando
É importante definir se você deseja comprar um certificado ou a melhoria e transformação que o sistema de gestão traz! Cada vez mais as pessoas buscam por melhoria, mas ainda há uma grande parte que deseja um certificado na parede.
O desafio pode ser muito maior para quem busca o certificado do que para quem busca a melhoria! Isso porque é IMPOSSÍVEL certificar sua organização sem promover mudanças.
Uma dúvida muito frequente da maioria dos clientes que nos procuram para estruturar um Sistema de Gestão da Qualidade, é a obrigatoriedade de se passar por uma auditoria de certificação. É necessário que a empresa realmente tenha definido o que busca, pois a auditoria nada mais é do que a análise do sistema de gestão da organização, e não se torna necessária caso não haja a intenção de obter o certificado.
A empresa não sabe escolher o melhor método
O segundo erro ocorre por falta conhecimento sobre o serviço. As empresas não sabem quais os tipos de consultoria que existem no mercado, por isso não conseguem fazer uma comparação com a concorrência. É extremamente importante saber os diferenciais de cada modelo e identificar qual será a mais adequada para atender suas necessidades.
Dessa forma, você conseguirá fazer a contratação de um serviço que de fato atende às suas expectativas.
Mas afinal, o que eu ganho com a contratação consultoria?
Independentemente se falamos de um sistema de gestão voltado ao meio ambiente, saúde e segurança, qualidade, construção civil ou transporte, todos eles passam pelo menos por:
- Planejamento estratégico
- Abordagem de processos
- Gestão de pessoas
- Gestão de riscos
- Gestão de resultados
Ou seja, a consultoria auxilia sua empresa a planejar suas metas e objetivos; gerenciar seus processos; envolver seus colaboradores; identificar riscos e oportunidades e mensurar os resultados obtidos, sem falar das questões específicas de cada sistema de gestão.
O que é de fato uma consultoria?
Em definição, consultoria é um processo de transformação com base no conhecimento e experiência de alguém (consultor), e existem alguns tópicos a serem compreendidos para que se obtenha sucesso nesse processo:
- Top down: o sistema de gestão é top down; ele parte da gestão estratégica e permeia toda a organização, por isso o desejo de uma consultoria para o auxílio na implementação e consequentemente certificação deve vir também da liderança. Se eles não se envolvem é porque não acreditam/entendem o verdadeiro valor e os benefícios que a norma pode trazer a empresa.
- Todos precisam estar envolvidos: Todos os colaboradores precisam estar envolvidos no projeto, mesmo que não diretamente. Isso porque deve-se entender qual o rumo que a organização está seguindo e onde pretende chegar.
- Não acontece sozinho: Uma consultoria não é feita sozinha, é necessário que haja interação entre o contratante e o consultor, para ser eficaz o trabalho precisa ser feito a 4 mãos!Delegar para um consultor é um erro grave, cria um cordão umbilical difícil de cortar.
- Precisa trazer benefício: Todo passo deve ser considerado uma conquista, você deve ver benefício no que está fazendo e não fazer porque a norma exige. Na verdade, não há muitas exigências, a norma diz “o que” deve ser feito, porém o “como” fica ao critério da empresa, dessa forma é possível certificar todo o tipo de organização, com escopos distintos.
Como comprar contratação consultoria?
Depois de entender o que de fato é uma consultoria, você deve saber o que esperar desse serviço para a contratação:
- Não abra mão de receber conhecimento: É muito comum consultores que querem criar um cordão umbilical, para isso deixam o cliente em estágio de ignorância quanto ao conhecimento da norma; o que faz com que ele nunca se desligue da sua empresa.
A melhor consultoria é a que te transfere conhecimento, para que você esteja livre ao final do processo e decida se quer ou não continuar o relacionamento com essa empresa.
- Verifique a estrutura: Você está contratando quem te guiará por um caminho longo e complexo, por isso é importante verificar a estrutura que essa empresa tem para te atender: Há competência dos demais consultores para uma substituição caso o consultor líder necessite ser substituído? Se sim, ela garante que as informações estão alinhadas com a equipe para que seu projeto possa ter continuidade no mesmo estágio que você parou? E caso você opte por um consultor autônomo, como essa substituição será feita?
- Verifique a reputação: Uma tarefa simples, mas de extrema importância! Acesse o reclame aqui, site, avaliações do Google, Facebook, depoimentos de clientes e até ligue para alguns e pergunte como foi a experiência junto a empresa.
- Exija garantia: O processo de transformação é algo que o consultor domina, ou seja se você seguir 100% de suas recomendações e não conseguir a certificação, a falha é dele! Por isso a garantia deve ser exigida! Afinal os auditores do órgão certificador irão avaliar os requisitos da norma e se sua consultoria foi eficaz eles estarão sendo seguidos.
Contratação consultoria: qual escolher?
Já sabemos como evitar os dois principais erros no momento da contratação.
Mas no final das contas, qual é a melhor consultoria para se contratar?
Consultoria híbrida VS Consultoria Presencial
- Em uma consultoria presencial geralmente se tem uma visita por semana (se seu projeto for de 10 meses, você receberá cerca de 40 visitas). Vale destacar que o deslocamento tem custo alto e que em geral consultores cobram por tempo em deslocamento também.
- Já na consultoria híbrida são no máximo 2 visitas no ano e ao invés de interagir com o consultor uma vez por semana você tem acesso a um time de especialistas e interage com eles quantas vezes precisar, todos os dias. Além de ter a plataforma de consultoria 24 horas a sua disposição.
Se você tem a disponibilidade de tempo para receber um consultor em sua empresa e travar sua agenda, desmarcar reuniões e todos os compromissos por 8 horas exclusivamente para atendê-lo, a consultoria presencial pode ser uma boa.
Mas, caso prefira fazer a consultoria no seu tempo com um consultor totalmente disponível, chat e chamados para tirar suas dúvidas todos os dias da semana e com o todo o subsídio de um time exclusivamente para atender suas demandas, a consultoria híbrida com certeza é a melhor opção.
Vale lembrar que presença é diferente de disponibilidade!
E você, já escolheu a sua consultoria? Já teve problemas com a consultoria tradicional?