Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Gestão por indicadores de desempenho: entenda a sua empresa profundamente

Você sabe como fazer a gestão de sua organização com base nos indicadores de desempenho? Posso afirmar que os gestores que acompanham rotineiramente os indicadores tendem a aprimorar os seus resultados e, consequentemente suas conquistas. Bom… no post de hoje quero tratar este assunto fundamental para sua organização.


Planejar, ajustar processos, executar tarefas e fazer entregas com qualidade… Tudo isso deve fazer parte do dia a dia das empresas que querem se manter competitivas, afinal, o mercado é dinâmico, os consumidores estão cada vez mais exigentes e têm a sua disposição um grande número de ofertas. Assim, a fidelização é palavra de ordem.

Pois bem, mas como saber se a empresa está no caminho certo? A resposta pode estar na mensuração dos resultados. Tudo bem, se a empresa está vendendo bem, ela está dando resultados. Mas, será que estes resultados não poderiam ser melhores? Como saber isso?

Dica de leitura: Indicadores de Desempenho – uma análise prática desta ferramenta

A comprovação da efetividade de cada processo, de cada ação, pode ser medida através de indicadores. É aí que passamos a falar sobre gestão por indicadores de desempenhos. Entenda:

O que é gestão por indicadores de desempenho?

Fazer uma gestão por indicadores de desempenho é alicerçar a administração na avaliação dos fatores cruciais para o sucesso da empresa. Obviamente, cada empresa definirá seus indicadores com base na natureza de seus negócios. Os indicadores de uma empresa privada podem ser a receita líquida ou uma métrica de fidelização de clientes. Em organizações governamentais, por exemplo, podemos considerar as taxas de desemprego.

É importante, porém, diferenciar métricas de indicadores. As métricas são medidas brutas, atômicas, de composição simples. Valores e quantidades, por exemplo, são métricas. Já os indicadores de desempenho são medidas calculadas; são compostos pelas métricas. Eles dão uma visão mais ampla e direcionada da realidade observada e ajudam a avaliar a performance corporativa. Com indicadores, é possível fazer análises de tendências, melhorias contínuas, atuar proativamente e dar transparência ao negócio. Eles geralmente são expressados por percentuais, frequência, probabilidade etc.

Os indicadores de desempenho precisam estar diretamente ligados à estratégia e aos objetivos da empresa. Eles devem refletir a realidade corporativa, por isso, é necessário que sejam definidos e estejam em constante revisão para que possam demonstrar com assertividade os resultados.

Dica de leitura: Como estabelecer metas para indicadores?

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Como a gestão por indicadores ajuda a entender a empresa?

Todos nós usamos indicadores no nosso dia a dia com frequência, mas, às vezes, nem nos damos conta disso.

Por exemplo, ao entrar no carro, a primeira coisa que todo motorista encontra logo atrás do volante é um painel com um conjunto de… indicadores! Estes indicadores mostram como o automóvel está funcionando, qual a velocidade que está sendo empregada, como está o nível de combustível etc. Se o condutor não dá a devida importância a estes indicadores, possivelmente terá problemas. Se exceder o limite de velocidade, pode ter um acidente ou ser multado, se o combustível acabar, pode ficar no meio do caminho, e assim por diante.

Da mesma forma, a utilização consciente de indicadores na empresa faz com que os gestores consigam conduzi-la de uma maneira melhor, mais assertiva e eficiente. Os indicadores ajudam a acompanhar e medir os resultados do que foi planejado.

Os indicadores de desempenho ajudam a empresa na medida em que são usados para a tomada de decisão.

Afinal, de nada adianta ter as informações se não houver conhecimento para aplicá-las, da mesma forma, de nada adianta o conhecimento se o gestor não tem poder de decisão.

Por isso, é preciso que as informações extraídas dos indicadores cheguem às mãos de quem realmente sabe – e pode – fazer algo com elas. Quando os indicadores contribuem para o resultado final, a empresa não perde tempo com reuniões improdutivas – muitas vezes, reativas e não estratégicas.

Os indicadores de desempenho, mais do que ajudar a compreender a empresa, precisam ser usados em tempo hábil para que os resultados sejam recuperados ou alcançados como foi projetado no planejamento. Por isso, é importante definir claramente quais indicadores de resultados tem maiores relevância para seu negócio, e quais têm potencial para demonstrar com clareza o que se procura. É preciso mapear o negócio em todas as frentes de trabalho e buscar os indicadores ideais para cada departamento e cada situação. Só assim é possível se antecipar aos aos fatos e sair na frente.

Em sua empresa, são usados indicadores de desempenho? Você tem alguma dúvida em relação a este assunto? Deixe um comentário que tentaremos ajudá-lo!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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