Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

O Papel do Representante da Direção nas empresas

Quando uma empresa decide iniciar o processo de implementação de um sistema de gestão, sempre para em um ponto super importante: Afinal, quem será o Representante da Direção?


O Representante da Direção (ou RD) é a pessoa responsável por conduzir o processo de implementação e informar à alta direção os resultados obtidos e promover a conscientização do sistema de gestão implementado.

Ok! Mas e na prática? É o RD que deve fazer tudo na implementação?

A resposta é NÃO! Mesmo porque o sucesso de um sistema de gestão depende do envolvimento de todos, em todos os níveis da organização, então o RD deve ter a responsabilidade de delegar as atividades e cobrar os resultados.

Para isso, precisa ter uma visão sistêmica da empresa, liderança, persistência, foco nos objetivos estabelecidos e capacidade de diálogo.

Sabemos que tudo fica confuso no início, mesmo porque a quantidade de mudança é muito grande e temos que saber preparar a organização para esse novo caminho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque