Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Os Benefícios da ISO 9001

[Total: 0    Média: 0/5] Com a implementação da ISO 9001:2008 as empresas poderão ter grandes benefícios, tais como: Melhoria no controle dos processos; Melhoria na qualidade dos serviços ou produtos; Aumento da eficiência; Satisfação do cliente; Indicação de qualidade perante seus parceiros e clientes. A ISO 9001:2008 é globalmente benéfica para as organizações que […]


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Com a implementação da ISO 9001:2008 as empresas poderão ter grandes benefícios, tais como:

A ISO 9001:2008 é globalmente benéfica para as organizações que implementam o Sistema de Gestão e que buscam melhorar a qualidade à longo prazo,  pois com as ações que são realizadas no decorrer de alguns ciclos, a tendência é manter um histórico do comportamento dos seus processos e da sua evolução após a implementação.

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Ao aplicar os requisitos normativos na tomada de decisões do cotidiano da organização, as empresa têm sucesso na melhoria contínua da qualidade:

1-      Maior Organização Interna: as informações passam a fluir de um setor para outro ordenadamente. Os problemas que travam a organização passam a ser identificados, tratados e até mesmo eliminados.

2-      Melhor Desempenho do Negócio: ajuda os gestores a elevar o desempenho da organização, tanto internamente como perante os concorrentes. As atividades chave da organização passam a ser monitoradas e os resultados aparecem em curto, médio e longo prazo.

3-      Melhor Desempenho Comercial: a certificação ISO 9001 alavanca a reputação da marca podendo ser uma ótima ferramenta de marketing, pois demonstra que a organização é comprometida com padrões internacionais reconhecidos e com a melhoria contínua.

4-      Economia e Redução do Desperdício: com o gerenciamento de materiais, a eficácia da produção pode ser destacada, trazendo benefícios financeiros. Com o controle das não conformidades a organização reduz o retrabalho.

5-      Aumenta a Satisfação dos Clientes: a norma ISO 9001 tem um requisito destinado à satisfação do cliente, assegurando que as necessidades dos clientes sejam consideradas e atendidas. Com isso a organização melhora o desempenho perante os clientes.

6-      Maior Controle do Negócio pela Direção e Acionistas: a norma propõe que a organização se antecipe aos problemas ocorridos nos processos, antes que o problema ocorra efetivamente. Isso permite que a alta direção tenha uma visão prévia de possíveis falhas e melhorias a serem atingidas.

7-      Motivação e Participação dos Colaboradores: as pessoas se comunicam melhor e as atividades são controladas. Os colaboradores tornam-se mais responsáveis pelas atividades que executam. O gerenciamento da competência necessária leva a equipe a se tornar mais eficiente, competente e motivada.

Estes são alguns dos benefícios que podem ser alcançados com a implementação de um sistema ISO 9001.

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque