Como funciona a certificação ISO 9001?

  • A diferença entre certificação iso 9001 e implementação iso 9001
  • Quanto tempo levar para obter a certificação ISO 9001
  • O que é preciso para obter o certificado
  • Quanto tempo vale o certificado iso
  • Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?
  • Como funciona a auditoria de certificação ISO 9001
  • O que acontece quando a auditoria de certificação não dá certo

Precisa da certificação ISO 9001 para ontem?

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Sem burocracia. Rápido e prático.

Qual a diferença entre implementação iso 9001 e certificação iso 9001?

Implementação e certificação são duas etapas diferentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que buscam o mesmo objetivo: a obtenção da qualidade total.

A implementação é a adequação dos processos da empresa necessários para se obter a certificação ISO 9001.

Após a implementação, a empresa deve contratar um organismo certificador independente, que realizará auditorias para verificar se a implementação está condizente com a norma e emitir o certificado.

Quanto tempo leva para obter a certificação ISO 9001?

Todas as empresas que querem implementar um Sistema de Gestão da Qualidade ou estão no início do processo possuem essa dúvida. A resposta para essa duvida é muito relativa, pois depende de uma série de fatores, como número de funcionários, porte e setor da empresa, comprometimento da direção, envolvimento dos funcionários, entre outros.

Para as empresas de pequeno e médio porte que realmente se dedicam a esse projeto, normalmente o prazo para a implementação é de 06 meses a 1 ano, porém quero ressaltar novamente que esse é um prazo estimado e que pode variar de cada empresa.

Pequenas empresas podem ter a certificação ISO 9001?

Hoje pequenas e micro empresas têm condições de implementar e obter a certificação ISO 9001. A realidade do consultor-oráculo , aquele senhor de meia idade, barba branca e pasta de executivo que tudo sabe e cobra caríssimo para lhe dar informações acerca de sua própria empresa ficou no passado. Atualmente existem plataformas e sistemáticas modernas e que visam transmitir conhecimento.

Essas novas formas de trabalho permitem que qualquer empresa, por menor que seja, tenha condições de conhecer e controlar melhor seu processo, otimizar ganhos e minimizar perdas, e acima de tudo buscar um alto nível de qualidade em seus produtos e serviços, se tornando uma empresa mais competitiva e mais lucrativa.

O que é preciso para certificar a minha empresa?

Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:

  • possuir um CNPJ;
  • cumprir a legislação pertinente ao negócio;
  • implementar os requisitos abaixo;
    • Identificar o contexto da organização
    • Identificação das partes interessadas
    • Mapeamento de Processos
    • Definição da Liderança
    • Política da Qualidade
    • Planejamento do Sistema de Gestão
    • Definição dos Recursos para atendimento do planejamento
    • Processos de Operação
    • Verificação do cumprimento dos objetivos
    • Ações corretivas
  • Realizar a auditoria interna
  • Contratar um organismo de certificação

Quanto tempo vale a certificação iso 9001?

A certificação ISO possui validade de 3 anos. Após esse período a empresa passará por uma nova auditoria de certificação (recertificação) para verificar a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e quais foram as melhorias realizadas nesse período. E é nesse momento que muitas empresas perdem o certificado.

Quem implementa a ISO 9001 pode auditar?

Não, é muito importante evitar o conflito de interesses e garantir que tanto o organismo certificador quanto os auditores responsáveis pela auditoria de certificação não tiveram qualquer tipo de envolvimento com a empresa durante a implementação.

A Templum pode certificar minha empresa?

A Templum Consultoria não é um organismo certificador. Optamos por nos especializar na consultoria para implementação de Sistemas de Gestão, deixando a validação dos Sistemas implementados a cargo de certificadoras renomadas.

Como funciona a auditoria de certificação ISO 9001

Normalmente esta auditoria acontece em duas etapas.

Na primeira etapa o auditor verifica:

  • se a empresa atende os requisitos da norma ISO 9001;
  • se não existe nenhum item não contemplado em seu Sistema de Gestão;
  • possíveis ajustes necessários.

Essa auditoria pode ser realizada em sua empresa ou não. Você pode enviar os documentos que são analisados no escritório da certificadora, sem a visita presencial. Estando tudo ok a sua empresa passa para a segunda etapa, também conhecida como auditoria de conformidade.

Na segunda etapa, o auditor verifica a execução de todos os processos da empresa e a conformidade dos produtos e serviços ofertados por meio de entrevistas e observação com os responsáveis pelos processos. Se os requisitos estiverem consistentes o auditor recomendará a certificação da empresa. Essa auditoria é presencial e o resultado dela é a emissão ou não da recomendação para certificação ou da manutenção do certificado. O certificado leva em média 40 dias para ser emitido e entregue à empresa.

Dica: aproveite a experiência do auditor nas duas etapas para melhorar seu sistema de gestão da qualidade.

O que acontece se a auditoria de certificação não der certo?

Quando o resultado da segunda etapa não é satisfatório é agendada uma auditoria de follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações corretivas e então emitir o resultado oficial.

O que é uma auditoria de Manutenção?

São auditorias realizadas pelo menos uma vez por ano,  com o objetivo de monitorar a implementação continua do Sistema de Gestão da Qualidade.

Certificação ISO 9001 passo a passo

Templum, um jeito rápido e barato de certificar sua empresa

69 respostas
  1. Vinicius says:

    Estive vendo em um PDF, consigo me certificar ISO 9001 em uma micro empresa individual MEI, prestando serviço para empresa que tem certificado,eles me auditariam, confere??

    Responder
    • Guilherme Alonço
      Guilherme Alonço says:

      Olá Vinicius.

      Muito boa sua pergunta.

      Isto tudo vai depender do Sistema de Gestão do fornecedor. Dependendo do caso seria possível aplicar uma auditoria chamada de segunda parte. Estes casos são muitos específicos de empresa para empresa, por isso os casos devem ser analisados separadamente.

      Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Sandra,

      Eu encaminhei seu contato para o nosso diretor comercial, que entrará em contato com você para explicar todos os passos que deve seguir.

      Qualquer duvida, estamos à disposição!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  2. osvaldo says:

    Ola !

    Meu nome é Osvaldo ,trabalho com sistema de gestão da qualidade a 4 anos ,neste intervalo pude realizar algumas certificações ISO 9001,14001, SASMAQ e HOSAS 18001 hoje presto consultoria para empresas que buscam estas certificaçoes.

    contato:011968483926

    Responder
  3. Maísa de Freitas says:

    Olá, estou a fazer uma especialização (pós-graduação) e o curso não é reconhecido pelo MEC, mas sim pelo ISO 9001, gostaria de saber oque isso significa?

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Maísa,

      São duas questões bem distintas, ainda mais que o curso não pode ser certificado ISO 9001, mas sim é a instituição de ensino que é certificada. Recomendo que faça uma consulta ao MEC para verificar os prejuízos que um curso sem reconhecimento pode trazer para sua carreira, conforme o seu objetivo em estudar esse curso.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  4. Mayara says:

    Olá, estou fazendo um estudo de caso para empresa em que trabalho. Gostaria de saber qual o valor para implantação para colocar no projeto. A empresa é de pequeno porte, possui 17 funcionários ao todo.

    Att.

    Responder
  5. Karine says:

    Boa noite,

    Gostaria de saber qual o impacto e o que deve ser feito caso uma empresa cuja certificação é comum a outra do mesmo grupo, venham a se separar? É possível manter o certificado?
    Onde consigo encontrar informações claras sobre isso?

    obrigada!
    Att,
    Karine

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Karine,

      Toda a certificação de um sistema de gestão é válida para 01 CNPJ. Isso quer dizer que se houver separação da empresa, os certificados também serão emitidos separadamente.

      Qualquer duvida, conte conosco.
      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  6. Sigmar Teodoro says:

    Trabalho em uma divisão da empresa chamada Serviços Partilhados que é responsável pelas áreas de (Compras, Contas a Pagar, Logística, Infraestrutura, Folha de Pagamento, TI e Tributos) e temos um desafio de implementar a ISO 9001 nesta divisão da empresa. Gostaria de saber se isto é possível, ou se é necessário certificar toda a empresa? Obrigado

    Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Sigmar com a nova versão da ISO 9001 ficou mais difícil excluir departamentos ou partes do processo do escopo da certificação. Vejo isso com muito bons olhos pois agora o sistema de gestão deriva do planejamento estratégico da empresa e amarra tudo em um grande PDCA. Faz mais sentido e garante mais ainda a qualidade quando pensamos em um sistema que abrange toda a organização!

      Responder
  7. Gilson Evaristo says:

    Bom dia
    Gostaria de saber o seguinte: Se duas empresas com CNPJ diferente estão instaladas no mesmo local, posso certificar as duas com um único certificado o será necessário duas certificações?
    Desde já agradeço a colaboração

    Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Olá Gilson!

      Neste caso seu ganho será com a logistica da auditoria ou ainda quando houver o compartilhamento de departamentos entre as empresas, algo bastante comum. O certificado é emitido para cada CNPJ.

      Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Olá Aline!
      Uma formação de Auditor da Qualidade te ajudará a atuar na área da qualidade, independente do segmento. Especializar-se em uma área é sempre interessante e em geral isso vem com a prática de auditorias. Recomendo sempre especializações na área de interesse também

      Responder
  8. Wiliam Junior says:

    Bom dia, possuo um haras onde temos uma estrutura de vendas e alojamento, gostaria de ter a certificação para se colocar melhor no mercado de trabalho e mostrar a qualidade de nossos produtos, quais as normas e o que preciso implementar para conseguir a certificação. Obrigado Wiliam

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Wiliam,

      Seja bem vindo em nosso blog! Entraremos em contato com você para explicar as melhores soluções para você.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  9. paula tayara barbosa cavalcante says:

    Tenho uma duvida? O auditor durante a auditoria de recertificação deve ver produzindo tudo que está contemplado no escopo da empresa? Caso eu não esteja produzindo algum material que esteja no escopo ele pode não recomendar minha recertificação.

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Paula!

      Durante as auditorias de certificação e recertificação todos os processos da empresa precisam ser auditados e a aceitação apenas de registros para a validade da auditoria depende do organismo de certificação, por isso recomendo que veja qual é a política da sua certificadora.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  10. Willen Macline says:

    Bom dia , estou finalizando o curso de bacharel em administração e estou motivado a estou motivado a abrir uma empresa prestadora de serviços de consultoria. Gostaria de saber se existe alguma norma voltada para esse tipo de serviço . Detalhe, Consultoria em Gestão de Pessoas.

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Willen,

      Seja bem vindo ao mundo da consultoria! Eu não conheço nenhuma norma específica para consultoria em gestão de pessoas, mas existe a norma ISO 10019 que trata dos aspectos de consultoria para sistemas de gestão da qualidade, então acredito ser um bom ponto de partida.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  11. Renata Moreira Gueresi says:

    Boa tarde! Sou analista da qualidade no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre/RS, e eu quero saber se a ISO 9001 pode certificar apenas um serviço do hospital ou está é uma certificação para toda a empresa? Por exemplo, a ISO 9001 pode certificar apenas o nosso serviço de endoscopia?

    Desde já agradeço.

    Responder
    • José Rafael
      José Rafael says:

      Bom dia, Renata!

      É um caso bem específico. Teremos que avaliar, no contexto da sua organização, todos os processos que possam interferir no processo de endoscopia, ou seja, teremos que avaliar a recepção, o direcionamento dos clientes, etc. A Norma ISO 9001:2015 entende que todos os processos estão relacionados de alguma forma. Portando precisaríamos realizar uma avaliação mais minuciosa. Entre em contato com a nossa equipe que poderemos te auxiliar melhor.

      Espero ter ajudado.

      Atenciosamente,
      José Rafael

      Responder
    • João Paulo Nabais says:

      Olá Renata

      Sou Gestor da Qualidade, num hospital português, com 600 camas e, neste momento, temos 12 serviços certificados pela ISO 9001. Todos certificados individualmente. Por exemplo no ano de 2015 obtivemos a certificação do Serviço de Consulta Externa.

      Ao dispor para esclarecimentos adicionais

      Responder
  12. Adriano says:

    Olá

    Bom dia,

    Minha empresa trabalha com supervisão de serviços eletromecânicos em campo no Brasil e exterior, porém temos somente dois funcionários e trabalhamos home office devido a 90% de nossa atividade ser em campo. É possível algum tipo de certificação?? Pois seguimos todas as normas de nossa área de atuação.

    Obrigado

    sds
    Adriano

    Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Além de possível é recomendável. Recomendo fortemente a ISO 9001:2015 pois é reconhecida mundialmente e servirá como grande diferencial para vocês que atuam dentro e fora do Brasil!

      Responder
  13. Caroline says:

    Olá! Na empresa em que trabalho este ano iremos passar pela recertificação da ISO ainda na versão 2008. Gostaria de saber se é necessário que o meu curso de auditor interno seja na versão 2008 ou já pode ser na versão 2015. Obrigada!

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Caroline,

      O curso de auditor deve ser válido para a norma que será certificado, então se continuará com a versão 2008 não precisa do curso de auditor na nova versão.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  14. Rose Silva says:

    Bom dia.
    Gostaria de tirar uma duvida, tenho minha Graduação Incompleta.. Mais gostaria de saber se existe algum curso que posso estar fazendo sobre ISO que me ajude a encontrar um trabalho até conseguir o suficiente para terminar meus estudos, pois aqui em Sao Jose dos Campos já vi várias oportunidades de emprego voltada a essa área.
    Obrigada!!

    Responder
    • José Rafael
      José Rafael says:

      Boa tarde, Rose! Existem diversos cursos Inclusive disponíveis na internet, que podem te axiliar neste sentido!
      A TEmplum possui um site só de cursos: http://www.templum.com.br/cursos-de-iso/
      Esse site pode auxiliar na interpretação e conhecimento das normas!
      Espero ter auxiliado na resolução da sua dúvida!
      Fico à disposição!
      Atenciosamente,
      José Rafael

      Responder
  15. Cristiane says:

    Minha empresa passará por um processo de auditoria para a recertificação na ISO 9001 versão 2008. Tenho necessidade de ter uma cópia na empresa da versão 2015?
    Obrigada
    Cristiane

    Responder
    • José Rafael
      José Rafael says:

      Boa tarde, Cristiane! Não! Por você estar buscando a certificação para a versão 2008 da norma, pode manter apenas a versão da verificação em sua empresa!
      Espero ter esclarecido a sua dúvida!
      Fico à disposição!
      Atenciosamente,
      José Rafael

      Responder
  16. Rafael Rocha says:

    Olá, estamos implementando um sistema de gestão de qualidade baseado na norma ISO 9001. Temos um plano de certificação até agosto de 2016 e tenho alguma dúvidas:

    Se já temos organismos acreditados no Brasil para certificação ISO 9001-2015?
    Com a transição atual é melhor certificar um SGQ na ISO 9001-2008 ou ISO 9001-2015?
    E se posso certificar filiais no mesmo processo?

    Att.

    Rafael Rocha

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Rafael! Seja bem vindo em nosso blog!

      A maior parte dos organismos de certificação já estão aptos para a certificação na versão 2015. Em relação a certificar-se na versão 2008 ou 2015, tudo depende do da fase que está atualmente no projeto atual, isso porque apesar da versão 2015 ser uma norma muito mais completa e que trará grandes vantagens estratégicas para a sua empresa, se já houve grande esforço de implementação na versão 2008 compensa finalizar esse projeto e depois iniciar outro para a migração. Porém, caso esteja no início, mude para a ISO 9001:2015.

      A certificação de matriz e filiais são muito comuns, pode sim!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  17. Adriano says:

    Olá, sou Técnico em segurança do trabalho e gostaria de saber se há um curso da ISO que eu possa fazer para me capacitar e completar a minha profissão

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Adriano, espero que esteja tudo bem com você!

      Você pode consultar em nossa página: cursos.templum.com.br a relação dos cursos disponíveis para o seu objetivo.

      Um forte abraço,
      Daniela Albuquerque

      Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Consegue Sim! A terceirização de um processo ou parte dele não é um fator impeditivo. O Foco da ISO9001 é qualidade de seus produtos e serviços, se algo é terceirizado, tudo bem!

      Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Pode sim! São sistemas diferentes e independentes. De qualquer forma é muito recomendado que implemente as 2 normas ao mesmo tempo, você poupará bastante trabalho!

      Responder
  18. emerson louzada says:

    Gostaria de saber se o número de empregados terceirizados entra no calculo para orçamento de certificação ISO9001,14001 e 18001???

    e se é necessário incluir no escopo ou nos processos do sistema de gestão, Juridico, financeiro, portaria, recepção, etc??

    Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Emerson em geral é levado em consideração o número de empregados diretos que formam o escopo de sua certificação. Em alguns casos os terceiros podem ser considerados sim e para te dar uma resposta mais exata preciso que me de um pouco mais de detalhes sobre seu processo. se preferir fazer isso por e-mail ([email protected]) fique a vontade.

      Quanto ao escopo sempre recomendo manter o máximo de departamentos possível mesmo porque as exclusões estão cada vez mais restritas e, por último, o maior ganho do SGI acontece quando toda empresa esta envolvida verdadeiramente no processo!

      Responder
  19. anderson says:

    bom dia!!

    trabalho em uma corretora de seguros, estamos criando um processo de gestão da qualidade, hoje contamos com 36 funcionários, sendo uma matriz e 4 filiais, gostaria de saber se a iso 9001 se enquadraria neste perfil

    obrigado

    Responder
    • Daniela Albuquerque
      Daniela Albuquerque says:

      Olá Anderson,

      A norma ISO 9001 é genérica, ou seja, ela aplica-se para qualquer tipo e tamanho de organização, então a sua empresa pode obter o certificado normalmente. Inclusive aqui na Templum já certificamos algumas empresas do mesmo setor. É uma ótima oportunidade de adequação dos seus processos para a satisfação dos seus processos. Não perca tempo 🙂

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

      Responder
  20. Marcelo Barbosa says:

    Complementando…
    Notei através do Detran se não me engano que é necessário a iso 9001, pois ae entrou a duvida, não por questões burocráticas em correr atras, mas sim financeiramente, o que seria mais viável ?

    Responder
  21. Marcelo Barbosa says:

    Bom dia a todos, também estou interessado em abrir uma empresa de vistoria veicular, e de momento gostaria de saber o que seria mais viável $, ser franqueador ou realmente abrir por conta ?

    Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Comprar uma franquia é uma excelente opção. Através do franqueador você acessa processos, padrões e anos de experiência de acertos e erros que sempre são vantagem para quem quer começar um negócio. Talvez a maior desvantagem para aqueles que querem empreender é ter que se submeter à todas as regras do Franqueador que em geral vai obriga-lo a seguir o plano proposto. Se sua vontade é ter um negócio com sua cara é melhor começar por conta própria.

      Responder
    • André Seixas
      André Seixas says:

      Muito boa tarde, Patrícia!

      Com certeza uma fábrica de queijo pode ser certificada! A ISO 9001 é uma certificação aplicável à qualquer organização que tenha interesse em aprimorar o seu sistema de gestão e tornar os seus processos mais eficientes.

      Um grande abraço!

      Responder
  22. Pedro Oliveira says:

    Boa tarde. Eu abri uma empresa de prestações de serviços no ramo da construção civil, e quanto mais conhecemos as construtoras mais documentos e certificados elas exigem. Gostaria de saber se uma empresa como a nossa, de prestação de serviço, pode obter a certificação, ou se existe alguma outra certificação do ramo da construção civil mais “importante” que a ISO 9001.

    Desde já agradeço a atenção.

    Sucesso!

    Responder
    • André Seixas
      André Seixas says:

      Olá Pedro, bom dia!
      Tudo bem?

      Para o ramo da construção civil, as certificações mais importantes são o PBQP-H e a NBR 15575, ok?

      Um abraço,
      André Seixas

      Responder
    • Igor Furniel
      Igor Furniel says:

      Olá Aline!
      Podemos te ajudar bastante nesta questão, já auxiliamos dezenas de vistoriadores e certamente podemos diminuir ou eliminar alguns dos obstáculos que terá neste começo. Um de nossos especialistas entrará em contato com você.

      Responder
    • guilherme says:

      Olá Celia,tudo bem! A certificação ISO não é obrigatória para as micro empresas, porém faz uma enorme diferença em relação a melhoria na gestão da empresa. Em relação ao orçamento, solicitei para que um especialista comercial entra-se em contato contigo.

      Abraço.

      Responder
      • Leandro says:

        Ola! Gostaria de saber se na minha empresa sou o único funcionário posso certificar a empresa? eu poderia responder por todos os processos ou teria de terceirizar? eu faço tudo!

        Responder
        • Igor Furniel
          Igor Furniel says:

          A grande questão do sistema de gestão da qualidade não é o número de funcionários mas sim a qualidade do processo! Mesmo com uma pessoa só é possível certificar sim

          Responder
  23. Paula de Faria says:

    Prezados, bom dia. Somos uma empresa com unidades em Israel, Houston, México, Bolivia, Venezuela, Argentina, e Brasil entre outros. No Brasil contamos com aproximadamente 30 funcionários. A empresa produz e vende softwares na area de extração de petróleo e atividades relacionadas. Este processo envolve tecnicos, geofisicos, profissionais de TI, Finanças e administrativo. Solicito Vossa analise e orçamento para as certificações que garantam e fortaleçam ainda mais nossa imagem perante colaboradores e clientes.

    Responder
    • guilherme says:

      Olá Paula, tudo bem!

      Solicitei para um especialista comercial entra-se em contato contigo para lhe apresentar uma analise sobre o seu caso.

      Grande Abraço.

      Responder
  24. Romolo says:

    Efetuamos uma auditoria interna para atender a ISO 9001. Encontramos alguns funcionários que não estavam executando as atividades rotineiro conforme descrita na instrução de trabalho pertinente, esta não conformidade se refere a qual item da ISO 9001?

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que faz a consultoria ISO 9001 da Templum ser diferente?

  • Excelente Custo X Benefício

  • 24hs por dia 7 dias por semana

  • Mais ágil que a consultoria convencional

  • Faça no seu tempo

  • Transferência de conhecimento

  • Documentação completa

Metodologia

Utilizamos o que tem de mais moderno para transferir o conhecimento que sua empresa precisa, no tempo e ritmo que ela precisa. Isso é consultoria!

Pessoas

Não somos um software e nem um tira dúvidas. A tecnologia é apenas um meio para facilitar as coisas. Você terá acesso ilimitado à pessoas que dominam completamente o assunto.

Garantia

Os 17 anos no mercado nos dá confiança para garantir a certificação em contrato. Se sua empresa não conseguir o certificado, devolvemos todo o seu dinheiro. Isso nunca aconteceu.