Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Importância do SGI nas organizações

Como todos sabem, a quantidade e a velocidade das informações recebidas diariamente criou a necessidade de mudar a nossa forma de pensar. A partir deste prefácio vamos entender a importância do SGI nas organizações

Hoje, precisamos reconhecer o ambiente de forma mais holística. Para isto, precisamos saber trabalhar com todas as variáveis que nos cercam e ter capacidade para conseguir analisar todos os dados que vão além das paredes da empresa para então conseguirmos obter uma vantagem competitiva em relação ao mercado atuante.

Esse novo paradigma organizacional aumentou a pressão nas empresas por uma estratégia que consiga lidar com todas essas esferas solicitadas. Aqui está a Importância do SGI

Dessa forma, os sistemas de gestão tornaram-se um caminho muito eficiente para trabalhar com todas essas variáveis. Afinal são normas técnicas aplicáveis a qualquer tipo de organização e que possibilitam o gerenciamento de todos os processos e atividades da empresa.

Ao atuar com um sistema integrado de Gestão da Qualidade (ISO 9001), Gestão Ambiental (ISO 14001) e Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional (ISO 45000), a empresa irá conhecer e controlar grande parte dessas variáveis micro e macro ambientais, além de ter condições de retroalimentar essas informações, tornando-se muito mais eficiente e competitiva do que seus concorrentes.

Ora, se eu tenho uma empresa que monitora e controla a satisfação do meu cliente, que possui uma gestão voltada para a redução e economia do consumo de recursos materiais e naturais e que ainda promove ações específicas para a saúde ocupacional dos funcionários, gerando um ambiente mais saudável e produtivo, os benefícios gerados são enormes, entre eles:

  • Melhoria da imagem da empresa junto ao mercado e clientes;
  • Melhoria do desempenho organizacional e aumento da competitividade;
  • Melhoria do clima organizacional e aumento da produtividade;
  • Redução de custos operacionais e administrativos;
  • Captação de novos clientes.

Então, vamos lá! Não perca tempo de estar à frente do seu cliente e mãos à obra! Você já entende a importância do SGI!!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria