Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

Como fazer uma pesquisa de satisfação sem gastar nada

Se você usa o Gmail, você já tem essa conta, e tudo que você precisa fazer é entrar na sua conta do Google e acessar o Drive, no canto superior esquerdo da tela. Clique em Criar e selecione Formulário: Informe o título e, se quiser, selecione um tema visual que te agrade. O próximo passo […]


Se você usa o Gmail, você já tem essa conta, e tudo que você precisa fazer é entrar na sua conta do Google e acessar o Drive, no canto superior esquerdo da tela.

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Clique em Criar e selecione Formulário:

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Informe o título e, se quiser, selecione um tema visual que te agrade.

O próximo passo é preencher o campo de descrição da sua pesquisa e inserir as perguntas.

A ferramenta do Google oferece vários tipos de perguntas, por exemplo: campo de texto ou campo de texto ampliado, múltipla escolha, caixas de seleção, escolha de uma lista, escala, grade, data e horário. Escolha o tipo que melhor se adequa ao que você pretende saber de seus clientes.

Marque as perguntas importantes como obrgatórias. Assim, a ferramenta não permite o envio sem que as perguntas sejam respondidas.

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Lembre-se de preencher as informações da página que será exibida após seu cliente responder a pesquisa e clique em Enviar formulário, para salvar sua pesquisa.

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Teste para ver se a pesquisa funciona conforme o planejado e envie a pesquisa para seus clientes. Para isso, pegue o link em Enviar formulário (esse link fica disponível também no botão azul no canto superior direito da tela).

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Sua pesquisa vai ficar assim:

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Conforme seus clientes forem respondendo às perguntas, os resultados ficam organizados em uma planilha, no próprio Google Drive (Google Docs).

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Lembre-se que a pesquisa de satisfação serve para ajudar a entender o que o seu público-alvo deseja para considerar-se satisfeito. Portanto, pense em perguntas que alavanquem mudanças e esteja aberto para tomar ações, independente do resultado obtido.

Criar uma pesquisa de satisfação ajuda a ver o negócio com os olhos do cliente, mas não resolve todos os problemas. Para atender clientes com excelência eu sugiro que você considere a implementação de um sistema de gestão da qualidade. E se você acha que ISO 9001 é só para grandes empresa, você está perdendo dinheiro e não sabe.

Espero que você tenha resultados positivos com a sua pesquisa. Lembre-se de assinar o nosso canal no YouTube para ver mais dicas como esta.

E quando estiver pronto para ganhar mais dinheiro com a ISO 9001, fale com a Templum.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
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