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Dia Mundial da Qualidade 2013

É no mínimo curioso tentar entender as razões pelas quais são instituídas as datas comemorativas. Na minha concepção, essas datas são criadas com o objetivo de nos fazer refletir sobre determinados assuntos, sejam eles partes da nossa vida ou não.

Dentro dessa ótica, no dia 14 de novembro comemoramos o Dia Mundial da Qualidade e, por isso, nós da Templum convidamos a todos vocês para uma semana de intensa reflexão sobre os processos e produtos/serviços das nossas empresas.

O que é qualidade pra você?

Sendo assim, pedimos alguns momentos de pausa durante a sua rotina atribulada para que possam pensar em alguns assuntos que discutiremos essa semana e que são imprescindíveis para o crescimento e sucesso de qualquer empresa:

  • O que vocês entendem por qualidade?
  • Como vocês vivem a qualidade no dia a dia da empresa?
  • Como vocês controlam seus processos? Como monitoram as características do seu produto e/ou serviço?
  • Como é o processo de melhoria contínua em sua empresa?
  • Como é a relação dos seus funcionários com a empresa?

Se você respondeu a essas perguntas prontamente, parabéns! Você realmente possui uma gestão diferenciada em sua organização e poderá contribuir muito com as nossas discussões durante essa semana com a sua experiência.

Agora, se houve algum tipo de dificuldade nas respostas dessas perguntas você deve acender o farol amarelo e olhar um pouco internamente para a gestão da sua empresa e entender algumas questões que podem trazer prejuízos imensos em sua organização.

Então vamos lá… Para iniciarmos esse momento de reflexão, vamos entender o significado da palavra QUALIDADE. Se recorrermos ao dicionário encontraremos a definição: Aquilo que caracteriza alguma coisa… Se consultarmos os gurus da administração, encontraremos outras tantas definições sobre esse assunto, mas uma que gosto muito é: “Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável” (BROH, 1974).

Ou seja, em ambas as definições existe o consenso de que a qualidade de um produto está relacionada ao que se espera dele. Ora, todos nós, consumidores, só compramos algum produto devido a alguma característica que nos atrai e porque achamos justo pagar aquele valor para receber aquela vantagem.

Então, ao falarmos de qualidade, as primeiras certezas que devemos ter são: quais são as características e atributos do meu produto/serviço, qual é o meu público-alvo e quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele. Sem essas perguntas respondidas não temos como começar uma gestão da qualidade em nossa empresa.

Bom, mas isso é fácil… Todos sabem quais são as principais características do produto da empresa, correto?

Será? Faça um teste e pergunte aos funcionários da sua empresa esses 3 atributos citados e você pode se impressionar com as respostas obtidas. Normalmente as pessoas não se envolvem nessas questões e nem sabem para fazer o que estão trabalhando – e, assim, como falaremos sobre qualidade?

Para aumentar um pouquinho o grau de dificuldade dessa discussão, vamos voltar a definição do Broh e trazer à tona a palavra EXCELÊNCIA, que significa a superioridade de um requisito. Ora… então para alcançar um grau de excelência precisamos fazer daqueles atributos dos nossos produtos, os melhores possíveis, sem aumentar o valor pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar por ele. E como fazemos isso?

Por meio do atendimento aos 8 princípios da qualidade, que são:

1 – Foco no cliente

2 – Liderança

3 – Envolvimento das pessoas

4 – Abordagem por processos

5 – Abordagem de sistemas à gerência

6 – Melhoria contínua

7 – Abordagem factual dos processos

8 – Relacionamento mutuamente benéfico com fornecedor

Então… nos próximos dias acompanhem as dicas especiais da Templum para chegar a esse resultado tão desejado: atingir o grau de excelência a um preço aceitável por meio dos princípios da qualidade!

Aproveito e peço que nos enviem as suas respostas para as perguntas feitas no início do texto e divulgaremos em nossos canais de comunicação para a troca de experiências e ideias nessa semana mundial da qualidade.

Contamos com vocês!

Marcações:

0 comentário em “Dia Mundial da Qualidade 2013”

  1. Quando da reinvenção de nosso sistema de gestao da qualidade em nossa empresa, deparamos com os limites culturais de nossa mao de obra e então conceitos do tipo politica, missao, objetivos para serem memorizados requeriam esforços, por que nao dizer, de titãs. Então paramos tudo e fizemos com cada colaborador entendesse que qualidade nada mais é do que aquilo que vc faz bem e feliz, e que o resultado te traz orgulho. Ao final das contas, hoje cada um de nossos funcionarios tem na ponta da lingua e na lida do dia-a-dia, que qualidade é quando os nossos clientes voltam e os nossos produtos não.

    1. Ótima solução Ingrid!

      É esse mesmo o caminho! Nunca teremos um ambiente mudança para um foco na qualidade se realmente não existe o envolvimento das pessoas!

      Muito Obrigada pela sua contribuição!

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque