Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Dia Mundial da Qualidade 2013

É no mínimo curioso tentar entender as razões pelas quais são instituídas as datas comemorativas. Na minha concepção, essas datas são criadas com o objetivo de nos fazer refletir sobre determinados assuntos, sejam eles partes da nossa vida ou não. Dentro dessa ótica, no dia 14 de novembro comemoramos o Dia Mundial da Qualidade e, […]


É no mínimo curioso tentar entender as razões pelas quais são instituídas as datas comemorativas. Na minha concepção, essas datas são criadas com o objetivo de nos fazer refletir sobre determinados assuntos, sejam eles partes da nossa vida ou não.

Dentro dessa ótica, no dia 14 de novembro comemoramos o Dia Mundial da Qualidade e, por isso, nós da Templum convidamos a todos vocês para uma semana de intensa reflexão sobre os processos e produtos/serviços das nossas empresas.

O que é qualidade pra você?

Sendo assim, pedimos alguns momentos de pausa durante a sua rotina atribulada para que possam pensar em alguns assuntos que discutiremos essa semana e que são imprescindíveis para o crescimento e sucesso de qualquer empresa:

  • O que vocês entendem por qualidade?
  • Como vocês vivem a qualidade no dia a dia da empresa?
  • Como vocês controlam seus processos? Como monitoram as características do seu produto e/ou serviço?
  • Como é o processo de melhoria contínua em sua empresa?
  • Como é a relação dos seus funcionários com a empresa?

Se você respondeu a essas perguntas prontamente, parabéns! Você realmente possui uma gestão diferenciada em sua organização e poderá contribuir muito com as nossas discussões durante essa semana com a sua experiência.

Agora, se houve algum tipo de dificuldade nas respostas dessas perguntas você deve acender o farol amarelo e olhar um pouco internamente para a gestão da sua empresa e entender algumas questões que podem trazer prejuízos imensos em sua organização.

Então vamos lá… Para iniciarmos esse momento de reflexão, vamos entender o significado da palavra QUALIDADE. Se recorrermos ao dicionário encontraremos a definição: Aquilo que caracteriza alguma coisa… Se consultarmos os gurus da administração, encontraremos outras tantas definições sobre esse assunto, mas uma que gosto muito é: “Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável” (BROH, 1974).

Ou seja, em ambas as definições existe o consenso de que a qualidade de um produto está relacionada ao que se espera dele. Ora, todos nós, consumidores, só compramos algum produto devido a alguma característica que nos atrai e porque achamos justo pagar aquele valor para receber aquela vantagem.

Então, ao falarmos de qualidade, as primeiras certezas que devemos ter são: quais são as características e atributos do meu produto/serviço, qual é o meu público-alvo e quanto as pessoas estão dispostas a pagar por ele. Sem essas perguntas respondidas não temos como começar uma gestão da qualidade em nossa empresa.

Bom, mas isso é fácil… Todos sabem quais são as principais características do produto da empresa, correto?

Será? Faça um teste e pergunte aos funcionários da sua empresa esses 3 atributos citados e você pode se impressionar com as respostas obtidas. Normalmente as pessoas não se envolvem nessas questões e nem sabem para fazer o que estão trabalhando – e, assim, como falaremos sobre qualidade?

Para aumentar um pouquinho o grau de dificuldade dessa discussão, vamos voltar a definição do Broh e trazer à tona a palavra EXCELÊNCIA, que significa a superioridade de um requisito. Ora… então para alcançar um grau de excelência precisamos fazer daqueles atributos dos nossos produtos, os melhores possíveis, sem aumentar o valor pelo qual as pessoas estão dispostas a pagar por ele. E como fazemos isso?

Por meio do atendimento aos 8 princípios da qualidade, que são:

1 – Foco no cliente

2 – Liderança

3 – Envolvimento das pessoas

4 – Abordagem por processos

5 – Abordagem de sistemas à gerência

6 – Melhoria contínua

7 – Abordagem factual dos processos

8 – Relacionamento mutuamente benéfico com fornecedor

Então… nos próximos dias acompanhem as dicas especiais da Templum para chegar a esse resultado tão desejado: atingir o grau de excelência a um preço aceitável por meio dos princípios da qualidade!

Aproveito e peço que nos enviem as suas respostas para as perguntas feitas no início do texto e divulgaremos em nossos canais de comunicação para a troca de experiências e ideias nessa semana mundial da qualidade.

Contamos com vocês!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque