Skip to main content
Tempo de Leitura: 6 minutos

A ISO 37001 é a norma desenvolvida pela ISO (International Organization for Standardization) que apresenta requisitos para implantação do Sistema de Gestão Antissuborno nas organizações. Toda sua estrutura foi feita para o estabelecimento, implementação, manutenção, análise crítica e melhoria de um Sistema de Gestão Antissuborno.

Sua empresa recebe todos os benefícios de um Sistema de Gestão Antissuborno

  • Confiança dos stakeholders;
  • Minimizar riscos;
  • Melhoria de desempenho;
  • Redução de prejuízos financeiros;
  • Satisfação dos clientes;
  • Mostrar a responsabilidade da marca;
  • Competitividade no setor.

Para que serve a ISO 37001?

O Sistema de Gestão Antissuborno, pautado na norma ISO 37001, tem o objetivo de auxiliar as organizações no combate ao suborno através do estabelecimento de uma cultura antissuborno e implantação de controles que aumentam a capacidade de prevenir e detectar a ocorrência das práticas de suborno na empresa, além de atuar contra as que forem detectadas.

Templum Consultoria

Já contamos com 10 anos de história, mais de 1500 empresas certificadas e, garantimos em contrato a devolução do valor caso não consiga implantar o sistema de gestão.

Combate à corrupção

Frente às inúmeras notícias que circulam na mídia sobre casos de corrupção no país, o Brasil acaba perdendo credibilidade no cenário exterior, o que prejudica a nossa economia, e consequentemente, afeta as organizações brasileiras. Ter um Sistema de Gestão Antissuborno, baseado em uma norma de reconhecimento internacional, é a melhor maneira de comprovar ao mundo que sua empresa é limpa e se preocupa em combater as práticas ilícitas muitas vezes difundidas no nosso país.

Quais são as etapas de implementação da consultoria ISO 37001?

  • Entender o contexto da organização

Nessa etapa vamos compreender as características e necessidades da organização para estabelecer quais são as políticas e objetivos internos do Sistema de Gestão Antissuborno.

  • Avaliação de riscos

Antes de tudo, a ISO 37001 é uma norma de gestão de riscos e por isso nessa segunda etapa avaliamos todos os processos internos da organização e os riscos de suborno e criamos uma classificação de riscos para todos os pontos identificados.

  • Definir função de compliance antissuborno

A pessoa que for escolhida para exercer essa função terá responsabilidade e autoridade para a operação do Sistema de Gestão Antissuborno.

  • Controles operacionais

Nessa fase partimos para a implementação de controles operacionais nos processos com a finalidade de controlar, eliminar ou diminuir a classificação dos riscos identificados na etapa 2.

  • Análise de eficácia

Nessa etapa seguiremos com a fiscalização e análise do desempenho dos controles realizados para garantir a segurança de todas as informações sensíveis da empresa. Aqui temos a famosa e temida Auditoria Interna.

Melhoria

Na última (e primeira) etapa temos o estágio de melhoria contínua a partir do estabelecimento da Certificação para garantir que todos os processos estão em constante avaliação e monitoramento dos riscos identificados e possíveis novos controles operacionais.

Conquiste a ISO 37001 e transforme o futuro da sua empresa.

Acabe com o prejuízo financeiro!

Solicite uma proposta

O que minha empresa ganha com isso?

Ter a certificação ISO 37001 proporciona um diferencial competitivo para a comunicação e relacionamento com seu público, mostrando que a sua empresa se preocupa em agir com ética e se empenha em prevenir, detectar e responder a toda e qualquer prática de suborno no seu negócio.

O foco da norma é combater o suborno e cumprir com as leis antissuborno, entretanto sua empresa pode ir além e escolher ampliar o escopo do sistema de gestão para incluir atividades como: fraude, cartéis e outros delitos antitruste/anticoncorrencial, lavagem de dinheiro ou outras atividades relacionadas a práticas corruptas.

Sua empresa recebe todos os benefícios:

  • Melhoria na visibilidade da empresa;
  • Engajamento dos colaboradores;
  • Padronização dos processos;
  • Garantir a melhoria contínua;
  • Organização interna;
  • Vantagem no mercado.

Dúvidas frequentes

  • Para quem é a consultoria ISO 37001?

Para todas as empresas que se preocupam em extinguir atos de suborno dentro da sua organização.

  • Eu tenho uma empresa de serviços, posso certificar na ISO 37001?

Todas as organizações, de qualquer ramo de atividade ou porte, do setor público ou privado podem se certificar na ISO 37001.

  • Posso implementar a ISO 37001 junto com a ISO 9001?

Sim! A ISO 37001, assim como a ISO 9001, segue a estrutura do Anexo SL. Essa estrutura estabelece títulos, textos, termos e definições em comum (com possibilidade de mudanças pontuais necessárias ao assunto abordado) para qualquer sistema de gestão, o que facilita a implementação em conjunto dessas duas normas, otimiza esse processo e poupa gastos para a sua empresa.

  • Quanto tempo em média demora a certificação?

Isso depende de algumas variáveis que a sua empresa deve levar em consideração para esse cálculo, que são:

  1. Equipe: quem são as pessoas que farão parte desse projeto e o nível de conhecimento dos processos internos e do negócio da empresa? Como é uma norma de gestão de risco, quanto maior o conhecimento sobre a organização, mais ágil será o processo de implementação.
  2. Tempo: qual é o tempo disponível das pessoas para a dedicação desse projeto? Aqui na Templum indicamos a necessidade de uma dedicação diária ao projeto para que as atividades estejam conectadas e assim diminuir a quantidade de retrabalho.
  3. Método: qual é o método escolhido para essa implementação? Se optar pela consultoria online da Templum, garantimos uma agilidade acima de 30% em relação aos outros métodos se as nossas instruções forem seguidas à risca.

Dessa forma, uma empresa de porte médio que aplica essas variáveis acima consegue obter a certificação em um período de 12 meses, em média.

  • Empresas com mais de uma unidade podem certificar na norma?

Sim! Nesse caso, a empresa pode escolher certificar apenas uma unidade ou todas as unidades juntas.

  • O que tenho que fazer para certificar na ISO 37001?

Em primeiro lugar, você precisa implementar todos os requisitos da ISO 37001. Ao finalizar essa primeira etapa, você deve passar por uma auditoria interna que vai analisar a necessidade de ajustes no seu Sistema de Gestão Antissuborno. Após realização dos ajustes, você irá contratar um organismo de certificação que fará uma auditoria externa para identificar se todos os requisitos da norma estão conformes, e após essa verificação o organismo de certificação emitirá o selo indicando que sua empresa está certificada na ISO 37001.

  • A ISO 37001 tem validade?

A ISO 37001 tem validade de 03 anos e deve passar por auditorias anuais para garantir a integridade do sistema de gestão.

  • Qual o preço para implementar a ISO 37001?

No modelo de consultoria online utilizado pela Templum essa implementação tem um custo-benefício muito mais atrativo do que se realizada presencialmente, evitando gastos desnecessários e permitindo maior liberdade para que você realize a implementação no seu ritmo, com consultores disponíveis que te auxiliarão durante todo o processo. Entre em contato conosco e faça uma cotação!

  • O que é suborno para a ISO 37001?

Para a ISO 37001, suborno é:

“oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (que pode ser financeiro ou não financeiro), direta ou indiretamente, e independente de localização(ões), em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho das suas obrigações”.

Porém, atenção! A norma deixa claro que esta é uma definição genérica e que é importante consultar o conceito do termo de acordo com a legislação aplicável de cada país.

Templum Consultoria

Ao longo dos últimos 10 anos mais de 5000 empresas tornaram-se nossos clientes e, em parceria, mapeamos e resolvemos essas dificuldades. Afinal, não ter o controle preciso e real do que acontece sempre leva a prejuízos desnecessários.

Riscos para a empresa

Atos de suborno geram rombos no orçamento, que podem impactar tanto o fluxo de caixa de uma empresa como a imagem da empresa perante o mercado. O que vale mais a pena? Arcar com esses custos ou investir na PREVENÇÃO?

A Consultoria que levou mais de 1.500 empresas até a certificação

  • Diagnóstico ISO 37001 X Realidade

Primeiramente, identificamos os pontos que precisarão receber ajustes para conseguir a certificação. Nem mais e nem menos…

  • Cronograma (passo a passo)

Criamos um trajeto sem distrações, até sua certificação. Tudo isso de maneira fácil, intuitiva e direta.

  • Validação a cada passo concluído

Validaremos cada passo sem deixar nada pendente para trás.

  • Interação frequente com o Consultor

Reuniões curtas, mais frequentes e produtivas com o consultor especialista na norma. Além da possibilidade de abrir chamados 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • Documentos semiprontos

Elaboramos previamente os documentos necessários para que sua empresa cumpra todos os requisitos da norma, da forma mais útil e intuitiva possível. Tudo isso para que você maximize os impactos do seu Sistema de Gestão Antissuborno.

Estamos sempre disponíveis através da tecnologia

Controlamos detalhadamente todas as atividades da sua jornada na consultoria dando o apoio necessário para que você maximize seus resultados. Tudo isso através de tecnologia intuitiva e com suporte de um especialista 24h por dia, 7 dias por semana! Dessa forma, conseguimos garantir seu avanço no cronograma para que sua empresa certifique dentro do prazo necessário.

Saia na frente!

Os retornos obtidos por empresas que se preocupam em eliminar possíveis práticas de suborno são fantásticos. É um excelente investimento para sua companhia e para toda a sociedade. Proteja a saúde financeira da sua empresa, e aumente a credibilidade e o valor da sua marca!

Solicite uma proposta

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria