Pular para o conteúdo

Certificação SASSMAQ: o que fazer para manter o Sistema de Gestão

Sabemos do longo trajeto que as empresas percorrem desde o início da implementação de um sistema de gestão até a sua certificação SASSMAQ ser conquistada. Agora, imagine mantê-lo em um eficiente funcionamento.

Há muitos colaboradores e gestores que após conseguirem a tão sonhada certificação SASSMAQ ficam tão aliviados, que no dia seguinte, seguem sua rotina profissional como se o sistema de gestão não fizesse parte de suas atividades. Veja bem, não estamos dizendo que é fácil manter esse sistema.

Porém, enquanto o mesmo não for entendido por todos como base dos processos, fica praticamente impossível mantê-lo, ou será apenas mais um certificado na parede. E, garantimos que que o sistema será um “fardo” para muitos (o que jamais foi o objetivo) e não uma ferramenta útil para: 

  • Alavancar vendas;
  • Proporcionar qualidade e melhorias aos produtos e serviços;
  • Estabelecer metas;
  • Capacitar colaboradores, etc.

Fatores intrinsecamente importantes para que o sistema da certificação SASSMAQ seja mantido

  1. O envolvimento de todos da organização nas atividades do sistema de gestão desde sua implementação;
  2. O entendimento de todos os colaboradores e gestores sobre os objetivos de se ter um sistema de gestão (a clareza destas informações é importante);
  3. A alta direção deve ter uma participação assídua no desenvolvimento das atividades atrelado às estratégias da organização;
  4. Envolver as equipes para estabelecimento das metas/indicadores (para que se sintam parte do processo – e são!);
  5. Faça trabalhos constantes de conscientização;
  6. Treine as equipes para terem uma visão sistêmica do negócio;
  7. Trabalhe com gestão de riscos;
  8. Comemore as pequenas conquistas!

Pessoas são essenciais! Para que um sistema da certificação SASSMAQ funcione, é necessário o envolvimento das pessoas. Isso vale para a elaboração de um projeto, revisão de um indicador, estabelecimento de uma meta, entre outras ações.

É praticamente impossível manter um sistema de gestão sem que haja a participação dos colaboradores, comprometimento dos gestores e da alta direção. Todos precisam entender que o sucesso da organização é o sucesso de cada um, no qual sem os funcionários uma empresa não sobrevive. 

Por isso é importante que todos caminhem para a mesma direção, trilhem os mesmos caminhos, com foco em uma gestão de resultados.

Imagine uma empresa onde um gestor estabelece metas para sua equipe, sem que haja o envolvimento dos colaboradores, ou qualquer participação na elaboração de um determinado indicador. Fica muito complicado estabelecer uma conexão entre ambos, certo? 

Os trabalhos de conscientização de todos os colaboradores da empresa e treinamentos relacionados ao Sistema de Gestão ajudarão a manter a equipe engajada no atendimento aos objetivos permanentes e conscientes sobre o seu papel. Ao treinar a equipe, os mesmos terão novas responsabilidades, devendo assim assumir novas funções, contribuindo com a padronização na execução dos procedimentos. 

Mais dicas para o manter o processo conquistado junto com a certificação 

Outra forma de manter o Sistema de Gestão é trabalhar baseado em riscos, ou seja, preventivamente. Quando pensamos em todos os riscos que um processo, operação ou atividades podem ter, direcionamos os esforços no local que merece nossa atenção. 

Com isso erramos menos, pois tratamos dos problemas antes de ocorrerem (em alguns casos), mantendo um processo operante e eficaz. 

Desenvolver habilidades quanto à visão sistêmica do negócio é um dos benefícios que a certificação SASSMAQ proporciona. Mesmo que, via processos (fragmentados), é possível visualizar um todo da organização e saber onde seu processo impacta em outros processos em casos de desvios. 

Estabelecer conexões entre os processos é um dos objetivos de um sistema de gestão. Deve imperar a mutualidade no contexto da organização para obtenção de êxito na manutenção do processo e a busca contínua por melhorias, seja de qualquer esfera: pessoal, profissional, empresarial.

Assim sendo, manter a certificação SASSMAQ “viva” e “respirando” é um trabalho que exige dedicação e empenho. Mas, é gratificante para quem entendeu o quanto a Qualidade faz diferença e proporciona alto nível de atendimento quando exerce o seu papel.

Tem interesse em implementar a certificação SASSMAQ em sua empresa? Clique aqui e fale com um especialista!