Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos

social ESG

 

Social da sigla ESG – Saiba exatamente o que significa

No mundo dos investimentos, muitas vezes falamos de “ESG” em vez de “sustentabilidade”. Esta sigla significa Environmental (Meio Ambiente), Social e Governança. Isso significa que fatores como energia, clima, fornecimento de matéria-prima, saúde, segurança e boa governança corporativa são levados em consideração na seleção e gestão do patrimônio da empresa. 

ESG significa encontrar um equilíbrio entre retorno financeiro, transparência, interesse social e meio ambiente sem perder o equilíbrio entre eles. Ao contrário da crença popular, esse equilíbrio parece levar a melhores resultados para as empresas e a sociedade. Acredita-se amplamente que as metas ESG, em última análise, criam valor para as empresas do portfólio. Ambos vêm da criação de risco e valor.

À medida que as empresas se tornaram cada vez mais focadas em questões ambientais, sociais e de governança (ESG), elas tenderam a se concentrar em E e G. Assim, o S foi deixado de fora e até descrito como o “patinho feio” do ESG – não ajuda que as questões sociais sejam mais difíceis de medir do que os fatores ambientais e de governança.

Mas, nos últimos anos, as pessoas começaram a prestar atenção na relação entre negócios e sociedade. Além disso, o coronavírus (COVID-19) e o movimento Black Lives Matter aceleraram ainda mais esse processo. Agora, as empresas interessadas estão enfrentando uma pressão sem precedentes. Incorpore as vantagens comerciais subjacentes corretas para se envolver de forma significativa com o “S” em ESG.

Entendendo o Social da sigla ESG 

Então, o que queremos dizer com fatores sociais? Como um foco maior nessas questões afeta as empresas de serviços financeiros? O significado social da sigla ESG é muito amplo, incluindo a forma como as empresas tratam seus funcionários. Mas também sua abordagem à diversidade e inclusão e suas responsabilidades para com os clientes. Ou seja, como eles interagem com as comunidades-chave. Além disso, o impacto humano das cadeias de suprimentos e até que ponto elas atingem metas sociais, não apenas lucratividade. 

A pandemia trouxe mais atenção para a responsabilidade social corporativa. Muitos responderam dando passos significativos para servir seus povos e comunidades. Já vimos empresas ajustarem seus modelos de negócios (por exemplo, fabricantes de vestuário passam a produzir equipamentos de proteção individual). Além disso, temos visto respostas muito positivas às empresas que fazem isso direito, pois coloca as pessoas no centro da sua resposta e pode aumentar a confiabilidade.

Autenticidade é fundamental. Se as empresas fizerem comentários grandiosos sem tomar medidas para apoiá-los, elas são obrigadas a fazê-lo. Também estamos vendo padrões mais altos sendo adotados por uma ampla gama de partes interessadas – as empresas não estão mais apenas se reportando a acionistas ou investidores, mas são responsabilizadas por uma comunidade mais ampla de partes interessadas, incluindo seus funcionários e suas operações, a comunidade na qual está inserida. localizado.

Se a retórica da empresa não for apoiada por ações, os protestos de funcionários e clientes ficam mais altos. Para empresas que se saem bem, o propósito é o ethos e a cultura da organização. Além disso, as empresas estão vendo benefícios no envolvimento dos funcionários, na fidelidade do cliente e nas relações com as partes interessadas. E aqueles que são menos reais logo desaparecerão.

Conclusão

Os incentivos comerciais e reputacionais para as empresas entrarem na frente com a agenda do ESG são cada vez mais claros. E é o Social da sigla ESG que pode fazer tanta diferença para confiança, inclusão, reputação e engajamento – e é por isso que deve ser tão alto nas agendas das empresas quanto o ‘E’ e o ‘G’.

O SB SEAL ESG garante que sua cadeia esteja em consonância com os índices ESG. Os marcos regulatórios, os acordos globais e os critérios que passaram por avaliação pelos principais investidores são estudados anualmente pela nossa equipe de sustentabilidade, o que garante a medida certa para cada requisito.

Mais do que certificar, a Templum em parceria com o SB Sustainable Business Solutions garante transmissão da informação, acompanhamento do plano de ação de melhoria e relatórios anuais para seu negócio. Entre em contato com nossos agentes para garantir que seu negócio seja certificado em práticas sustentáveis!

©️ Copyright – Templum em parceria com Equipe de Resarch SB Sustainable Business Solutions