Soluções da Auditoria 4.0
Conrado
Por Conrado

Soluções da Auditoria 4.0

Para que qualquer processo seja feito com excelência, é preciso que reúna eficiência, eficácia e aplicabilidade. E é isso que a Auditoria 4.0 oferece de novo: o encontro das três soluções essenciais para o seu negócio.


Tempo de Leitura: 4 minutos

Se você ainda tem dúvidas sobre O que é a Auditoria Interna 4.0, não perca a chance de conhecer esse novo método. Isso porque ela foi pensada também em você e nas suas necessidades quanto aos processos de auditoria interna. É justamente por isso que as três soluções da Auditoria 4.0 são: Eficiência, Eficácia e Aplicabilidade. 

Para que qualquer processo seja feito com excelência, é preciso que reúna eficiência, eficácia e aplicabilidade. E é isso que a Auditoria 4.0 oferece de novo: o encontro das três soluções essenciais para o seu negócio.

Eficiência

Por que falamos que a Auditoria 4.0 é sinônimo de eficiência?

Eficiência é o termo que relaciona os resultados alcançados a partir dos recursos utilizados. Ou seja, quanto mais eficiente um processo é, mais objetivos esse processo alcançou, utilizando menos recursos. 

A Auditoria 4.0 oferece um novo método que eleva a qualidade dos serviços de auditoria interna. Isso a partir de ferramentas e estratégias altamente qualificadas. Em consequência dessas ferramentas e estratégias, há uma redução nos gastos desnecessários e otimização do tempo ao concluir com excelência os resultados. 

Assim, um processo de auditoria interna mais eficiente faz com que as pausas para cafés, longos almoços e conversas de corredor se tornem desnecessários. Por isso, a visita presencial do auditor também não é mais tão extensa, sendo um fator determinante para a redução de gastos.

Desse modo, os resultados são alcançados com objetividade e segurança, enquanto deixa de haver gastos desnecessários. 

Eficácia

A eficácia analisa e determina a realização das tarefas e dos processos. Por isso, sua análise é feita a partir dos resultados. Então, quanto mais eficaz é a realização de uma tarefa, quer dizer que melhores são seus resultados. Portanto, sabendo onde é preciso atuar, fica muito mais fácil de se alcançar os resultados.

É nesse sentido que a Auditoria 4.0 oferece também a solução da eficácia: o auditor tem a possibilidade de conhecer a fundo o negócio do seu cliente antes mesmo do processo da auditoria começar. Ou seja, sabendo o que é preciso para a auditoria dar certo, sua visão sobre suas estratégias e sobre o que deverá ser feito são muito mais precisa e profunda.

Por isso, “fazer as coisas certas” é o objetivo central da eficácia da Auditoria 4.0 através de um amplo estudo sobre o negócio de cada cliente. 

Também para aumentar a eficácia da auditoria interna, esse novo método que a Templum propõe, estabelece uma comunicação muito mais próxima e personalizada com seus clientes. Isso tendo em vista que, em horário comercial, o cliente pode chamar seu auditor para tirar dúvidas e ele terá resposta em menos de um minuto. 

Para que essa resposta aconteça em menos de um minuto, o auditor terá em suas mãos, toda a documentação do seu cliente. Assim, ele poderá responder com segurança o que for preciso.

 

Soluções da Auditoria 4.0

Aplicabilidade

Aplicar esse novo método pode parecer complicado, mas a Templum estudou bastante para alcançar esse objetivo e tornar a auditoria interna mais prática. Sendo mais prática tanto no sentido de eficaz e eficiente, quanto de aplicável. 

Então, tudo isso significa que é possível otimizar os processos da auditoria interna através de um planejamento bem específico como o da imagem a seguir:

Auditoria Interna 4.0

Na prática, o processo é dividido em três etapas: antes, durante e depois do auditor.

Antes

O momento “antes” da Auditoria começa com o envio dos documentos digitalizados pela empresa para o auditor. Com isso, a Templum fará a análise desses documentos, enquanto o cliente faz a auto-avaliação. E se encerra com a preparação para a entrevista.

Durante

O momento “durante” a Auditoria é quando ocorre a entrevista.

Para a realização da entrevista na Auditoria 4.0, o cliente precisará de:

  • Smartphone com acesso a rede 4G ou wi-fi;
  • Wi-fi com conexão acima de 50MB em toda a extensão da empresa;
  • Notebook ou computador com acesso a internet e câmera.

Isso porque o cliente precisará mostrar, através de vídeo para o auditor, a organização da empresa.

Depois

E, por fim, o “depois” é quando a Templum realizará um relatório da Auditoria e a empresa fará as ações corretivas necessária.

Se quiser saber mais sobre o assunto, confira também o Webinar sobre a Auditoria 4.0.

E, assim, aplicar os conhecimentos aprendidos na Auditoria 4.0 também significa ter acesso aos vídeos da auditoria a qualquer momento. Dessa forma, o cliente pode rever os vídeos e ter sempre em mente a melhoria contínua do seu negócio.

É pensando em tudo isso que a melhor escolha para as empresas é a união dessas três formas de avaliação dos processos. Quanto mais eficazes, eficientes e aplicáveis, maiores são os ganhos para a empresa. Por isso, as soluções da Auditoria 4.0 têm como objetivo otimizar os processos de auditoria interna ao aperfeiçoar o método utilizado. 

 

Agora que você já sabe que as soluções da Auditoria 4.0 e o que ela oferece, que tal entender como seria na sua empresa? Clique no Banner para saber mais.

 

auditoria interna 4.0

Avatar

Últimos posts por Conrado (exibir todos)