Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos

A Auditoria 4.0 é uma nova forma de aplicar o método, mas todos os protocolos são seguidos e mantidos. Sendo sinônimo de eficiência, ela traz consigo também a eficácia e uma fácil aplicabilidade. Por isso, saber como funciona a Auditoria 4.0 é uma ótima maneira de dar um salto na sua experiência e conhecer de fato como isso impacta positivamente na sua empresa. E se tratando do momento atual, ela consegue também garantir benefícios às empresas que precisam continuar com seus processos de auditoria.

Como a Auditoria 4.0 é dividida?

A Auditoria 4.0 é dividida em três fases: antes a entrevista com o auditor, durante a entrevista com o auditor e depois da entrevista com o auditor. Veja como funciona cada uma dessas fases da Auditoria 4.0:

Antes da entrevista com o auditor

Nesse momento antes da sua entrevista, você terá seu primeiro contato com a plataforma, conhecerá seu auditor e enviará os documentos solicitados. Lembrando que esses documentos serão digitalizados e enviados através da plataforma. Depois disso, a Templum analisará os documentos enquanto que o cliente faz uma auto-avaliação. Por fim, há a preparação para a entrevista – que é o próximo passo.

Durante a entrevista

Durante sua entrevista, você precisará de alguns equipamentos como os listados abaixo. 

De fato, assim como você levaria seu auditor para conhecer fisicamente cada espaço da sua empresa neste momento, com a Auditoria 4.0 você levará seu auditor através de uma tela.

Ainda assim é considerado e reconhecido como in loco por conta da presença do vídeo e dos microfones.

Depois da entrevista com o auditor

Depois da sua entrevista, a Templum irá elaborar e enviar um relatório didático e bem detalhado sobre o que foi analisado. Assim, você terá acesso a muitas outras informações do que é disponibilizado no relatório de padrão internacional.

Depois de receber o seu relatório, será o momento de realizar as ações corretivas. 

O que é preciso para a Auditoria 4.0?

Para a realização da entrevista na Auditoria 4.0, o cliente precisará de certa infraestrutura de câmera e internet nas configurações:

  • Smartphone com acesso a rede 4G ou wi-fi;
  • Wi-fi com conexão acima de 50MB em toda a extensão da empresa;
  • Notebook ou computador com acesso a internet e câmera.

Isso porque o cliente precisará mostrar, através de vídeo para o auditor, a organização da empresa.

No mais, é preciso sempre ter um computador e/ou celular com acesso à internet para acessar a plataforma online da Auditoria 4.0.

como funciona a auditoria 4.0

Como a plataforma da Auditoria 4.0 funciona – Templum Audit?

Como você pôde acompanhar a experiência ao vivo no nosso Webinário sobre a Auditoria 4.0, a plataforma que a Templum desenvolveu para a Auditoria 4.0 demonstra toda a eficiência e a eficácia do método. Isso porque cliente e auditor podem estar em contato constantemente. Por isso a comunicação é personalizada: o auditor atende seu cliente em menos de um minuto (em horário comercial), responde todas as dúvidas e auxilia no que for preciso. 

O fato é que na plataforma, você terá o seu perfil onde colocará as informações sobre a sua empresa, enviará os documentos que o seu auditor solicitar e poderá acompanhar cada detalhe da sua auditoria.

Benefícios para este momento

Se sua empresa for de um mercado que não pode parar, saiba que a Auditoria 4.0 tem uma vantagem exclusiva para este momento. Isso porque a Auditoria Interna convencional é feita presencialmente, enquanto que a Auditoria 4.0 pode ser feita parcial ou completamente de maneira remota.

Ou seja, a Auditoria 4.0 elevou o nível da Auditoria Interna. Isso porque ainda que  em meio a situações de isolamento, quarentena e reclusão, essa nova metodologia que a Auditoria 4.0 propõe garante que os processos de auditoria continuem funcionando.

Dessa forma, sem necessitar exclusivamente da visita física do auditor para que a auditoria aconteça, também garante a segurança das pessoas envolvidas no processo. Por isso, permite que as medidas tomadas para prevenção do COVID-19 sejam seguidas.

Isso do mesmo modo que assegura a preservação das informações compartilhadas e a redução do custo da Auditoria Interna. Assim, como você pode perceber com as outras Vantagens da Auditoria 4.0 que é possível ter um processo bem detalhado, com comunicação personalizada e com menor custo. 

 

Agora que você já sabe que a Auditoria 4.0 é sinônimo de eficiência e digitalização da Auditoria Interna, que tal entender como seria na sua empresa?

auditoria interna 4.0

Conrado

Conrado

Marketing na Templum Consultoria