Andressa Lando
Por Andressa Lando

Como o PBQP-H pode me ajudar no canteiro de obras?

O PBQP-H é uma norma importante para a construção civil. Mas você sabe de fato, quais as mudanças que ocorrem em um canteiro de obras com a implementação deste programa?


[Total: 7    Média: 4.9/5]

Sem tempo para ler? Ouça este áudio em qualquer lugar clicando no player abaixo:


Como sabemos, o PBQPH – Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – é uma certificação de qualidade baseada na ISO 9001, porém com controles específicos para a construção civil. Sua criação originou-se de uma preocupação da Caixa Econômica Federal com a qualidade dos imóveis construídos para o Minha Casa Minha Vida.

Mini guia gratuito de PBQP-H

Gratuito!


Mini

Mas como o PBQP-H pode aumentar a produtividade do meu canteiro de obras?

O programa estabelece alguns requisitos a serem seguidos, com o intuito de ajudar a construtora a trabalhar de forma mais eficaz e assertiva!

Um dos passos iniciais, é o desenvolvimento do layout do canteiro de obras que, além de deixar o canteiro mais arrumado, também ajuda a controlar e criar procedimentos, como o de armazenagem de material, por exemplo.

Entenda como um bom layout alinhado com o PBQP-H pode beneficiar seu canteiro de obras:

1. Permite um fluxo de serviços e materiais de forma contínua

Cada material tem um espaço apropriado destinado a ele, de fácil acesso para a realização do serviço que o demanda. Dessa forma, o serviço ocorre com mais eficiência e de forma contínua.

2. Reduz transportes e movimentos, melhorando processos

Com um layout do canteiro de obras, as pessoas sabem onde se posicionar com agilidade para realizar a tarefa que deve ser feita. Quanto aos equipamentos, eles devem ficar em lugares estratégicos tanto para a utilização, quanto para o transporte sem obstáculos, caso seja necessário.

3. Reduz perdas e desperdícios de insumos

A construção civil é o setor que mais perde com desperdícios. Estima-se que eles são a causa de um acréscimo de 30% nos custos. Isso ocorre, na maioria das vezes, por falta de conscientização dos trabalhadores, acarretando em uma má armazenagem, por exemplo. O PBQP-H pede para que sejam criados e controlados procedimentos para armazenagem, e claro que todo o espaço necessário será planejado em seu layout.

4. Reduz o nível de cansaço dos trabalhadores e melhora as condições de trabalho

A falta de organização e de processos bem definidos gera retrabalho, o que pode ser extremamente cansativo e desmotivante para os colaboradores. Com a definição dos processos e canteiro de obra estruturado, o retrabalho passa a não existir e dá lugar a fluidez.

No desenvolvimento do layout, é importante verificar as instalações: banheiros, chuveiros com água quente, refeitório, escritório, almoxarifado, depósito, entre outros. Por isso, as condições de trabalho melhoram significamente!

Coloque em prática!

Os benefícios do PBQP-H, juntamente ao layout, são realmente de brilhar os olhos! Mas de nada adianta tê-lo como algo incrível e guardá-lo em sua mente. Tire isso do papel e colha os frutos!

A implementação do PBQP-H pode parecer algo extremamente burocrático e difícil, mas com o método de implementação correto, você logo perceberá que essa é só mais uma lenda.

A intenção da consultoria é a transferência de conhecimento. Por isso, o responsável pela implementação do programa aprenderá com os nossos especialistas tudo sobre a norma, desde a criação de procedimentos, até o desenvolvimento do layout da obra.

Dessa maneira, não só o seu canteiro de obras, mas toda a sua construtora será organizada, eficaz, produtiva e com a qualidade comprovada!

Qual a grande diferença de uma construtora certificada?

A real diferença entre uma construtora certificada está longe de ser o certificado na parede.

Como falamos durante o post, há inúmeros benefícios que ocorrem no canteiro de obra durante e após a implementação, mas não para por aí.

De início, muitos construtores buscavam essa certificação somente pela exigência do banco quanto a norma, porém esse cenário vem mudando cada vez mais. Percebeu-se que por ser um Sistema de Gestão da Qualidade, o PBQP-H de fato gera melhoria e transformação para a construtora como um todo!

E você, já implementou o PBQP-H na sua construtora?

Andressa Lando

Assistente de Marketing em Templum
Sou estudante de marketing e sempre fui apaixonada pela forma com que a comunicação conecta e muda as pessoas. Hoje atuo como assistente de marketing na Templum e minha missão, assim como a da empresa, é ajudar a construir empresas mais fortes através do conhecimento!
Andressa Lando

Últimos posts por Andressa Lando (exibir todos)