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As principais Não Conformidades apontadas em auditorias do PBQP-H

Não conformidades apontadas em auditorias do PBQP-H

Você sabe o que é uma Não conformidade? E você sabia que existem níveis de não conformidades? Assim como elas devem ou não ser tratadas? Recebi uma não conformidade, e agora!? No texto de hoje pretendo abordar quais são as principais não Conformidades em auditorias do PBQP-H.

Primeiramente, precisamos entender o que é uma Não conformidade. Assim, uma NC está relacionada com resultados insatisfatório da organização em relação a algum determinado requisito da Norma em questão.
Então, quando uma empresa leva uma não Conformidade, seja com base na ISO 9001:2015 ou no PBQP-H, temos que entender que algo precisa ser corrigido. A base de ambos sistemas é estabelecer critérios para que as empresas mantenham um padrão de gestão e garantam, cada vez mais, a qualidade dos produtos ou serviços entregues aos clientes, por isso qualquer NC deve ser tratada visando a melhoria do sistema de gestão.

Por isso, aproveite e Conheça o PBQP-H.

Dica: Comumente empresas utilizem a ferramenta PDCA para realizar as adequações e melhorias das NCS encontradas no SGQ.

Principais apontamentos…

Toda auditoria é baseada nos requisitos da Norma em questão, sendo assim o auditor tem o dever de verificar se a Organização atende aos requisitos estabelecidos. Então, como critério os auditores indicam pontos de melhorias (PM) ou oportunidades de melhoria (OM), Observações (OBS), Conformidades (C), ou Não conformidades (NC), a depender do que foi evidenciado no processo de auditoria.

Por isso, os apontamentos realizados na auditoria, obrigatoriamente precisam ser analisados e alguns deles podem e devem ser tratados.

  • Pontos de melhorias (PM) ou Oportunidades de Melhoria (OM): São melhorias indicadas pelo auditor, a organização pode ou não acatar.
  • Observações (OBS): São pontos de preocupações indicados pelo auditor, a organização pode tratá‐las como ações preventivas.
  • Conformidades: É o atendimento ao Item da Norma.
  • Não conformidades (NC): Não atendimento a um requisito, a organização deve tratar como ações corretivas.

NOTA: Essas nomenclaturas podem variar de auditor para auditor, normalmente os relatórios contemplam as descrições de cada um dos apontamentos.

E-book: Mitos e Verdades do PBQP-H

Acreditamos que o acesso à informação de qualidade rompe barreiras, aproxima pessoas, diminui as desigualdades.

Por isso, compilamos tudo o que você precisa saber sobre o PBQP-H em um só documento, para sua leitura ágil e, ao mesmo tempo, o aprendizado profundo sobre um tema que pode impactar os lucros de sua empresa e o legado que ela deixa para a sociedade.

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Principais Não conformidades – PBQP-H

Sim!!! Normalmente a empresa estabeleceu metas para garantir sua sobrevivência e para seguir seu planejamento estratégico, assim temos que garantir que as correções das NCs sejam eficazes de forma a melhorar os processos da empresa. Então Foco na Melhoria Continua!

Por isso, sem mais delongas, vamos agora conhecer as principais NCs encontradas nas auditorias do PBQP-H:

  • Lista mestra de registros e documentos em desacordo com os documentos distribuídos em campo;
  • Manual da Qualidade desatualizado ou diferente do que realmente é aplicado no dia-a-dia;
  • Materiais controlados armazenados em campo, sem as devidas identificações;
  • Materiais controlados armazenados em desacordo com o procedimentos de armazenamento de matérias;
  • Colaboradores sem os devidos treinamentos, conforme estabelecido no PQO – Plano de Qualidade da Obra na Matriz de treinamentos;
  • Documentação de colaboradores em desacordo com o estabelecido na Descrição de cargos;
  • Falta de distribuição da Política da qualidade, para atingir o máximo de colaboradores;
  • Falhas nos controles tecnológicos e nas rastreabilidades de elementos estruturais;
  • Projetos obsoletos distribuídos em campo, divergente da lista mestra de projetos;
  • Falta da quantidade dos serviços e materiais controlados já executados e realizados no dia da Auditoria;
  • Falha no monitoramento dos objetivos da qualidade;
  • Falha de controle e descarte dos resíduos da construção civil;
  • Falta de definição da frequência da realização da análise crítica, ou mesmo a falta de evidencia da reunião de análise crítica, onde é abordado as entradas e saídas, bem como o andamento do SGQ.
  • Falta de comprometimento da Alta direção na definição e analise dos indicadores de cada um dos processos, na ata de análise crítica, no planejamento do SGQ.
Consultoria Para PBQP-H

Não Conformidades x Requisitos legais

O PBQP-H desde sua revisão no ano de 2012, trouxe à aplicação dos requisitos legais em obra. Com isto, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o atendimento aos itens legais. Por isso, as NRs e as Legislações Municipais e Estaduais também merecem um tratamento especial.

Então, vamos conhecer alguns apontamentos que podem trazer NCs para as Construtoras caso não sejam atendidos.

  • Falta do livro de inspeção do Ministério do Trabalho;
  • Falta da ART e Alvará de construção para a obra que será auditada;
  • Comunicação prévia de obra;
  • Falta de ficha de EPI do funcionário;
  • PPRA, PCMSO e PCMAT;
  • ASO vencido;
  • NR 35, quando existe trabalho em altura.

O Auditor evidenciou uma Não conformidade, é necessário tratá-la?

Assim, evidenciado uma NC, é importante que seja aberto um relatório de não conformidade com análise de causa raiz do problema e ações para evitar e mitigar que esse problema ocorra novamente.

Lembre-se que todas as auditorias devem ser baseadas em evidências, portanto, é essencial que ao tratar uma NC, seja realizado os devidos treinamentos das pessoas envolvidas, alterado a revisão dos documentos, como definido no campo ações dos relatórios de NCs.

Após o apontamento da NC e aberto o RNC, as ações devem ser analisadas se estão sendo eficazes, lembre-se de utilizar o PDCA, pois é uma ferramenta muito útil para auxiliá-lo na correção de NCs.

Durante a auditoria interna, é “saudável” termos NC’s, visto que nenhum Sistema é perfeito! É o momento de levantarmos os pontos negativos e críticos para tratá-los e assim ser bem-sucedido na Auditoria com o Organismo certificador.

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