As principais Não Conformidades apontadas em auditorias do PBQP-H

Você sabe o que é uma Não conformidade? Você sabia que existem níveis de não conformidades? Elas devem ou não ser tratadas? Recebi uma Não conformidade, e agora!? No texto de hoje pretendo abordar quais são as principais Não Conformidades em auditorias do PBQP-H.

No texto de hoje vamos conhecer algumas NCs, que são mais comuns em auditorias realizadas para certificação do PBQP-h – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat.

Primeiro, precisamos entender o que é uma Não conformidade. Uma NC está relacionada com resultados insatisfatório da organização em relação a algum determinado requisito da Norma em questão.

Quando uma empresa leva uma Não Conformidade, seja com base na ISO 9001:2015 ou no PBQP-H, temos que entender que algo precisa ser corrigido. A base de ambos sistemas é estabelecer critérios para que as empresas mantenham um padrão de gestão e garantam, cada vez mais, a qualidade dos produtos ou serviços entregues aos clientes, por isso qualquer NC deve ser tratada visando a melhoria do sistema de gestão.

Dica: Comumente empresas utilizem a ferramenta PDCA para realizar as adequações e melhorias das NCS encontradas no SGQ.

Principais apontamentos…

Toda auditoria é baseada nos requisitos da Norma em questão, sendo assim o auditor tem o dever de verificar se a Organização atende aos requisitos estabelecidos. Como critério os auditores indicam pontos de melhorias (PM) ou oportunidades de melhoria (OM), Observações (OBS), Conformidades (C), ou Não conformidades (NC), a depender do que foi evidenciado no processo de auditoria.

Os apontamentos realizados na auditoria, obrigatoriamente precisam ser analisados e alguns deles podem e devem ser tratados.

  • Pontos de melhorias (PM) ou Oportunidades de Melhoria (OM): São melhorias indicadas pelo auditor, a organização pode ou não acatar.
  • Observações (OBS): São pontos de preocupações indicados pelo auditor, a organização pode tratá‐las como ações preventivas.
  • Conformidades: É o atendimento ao Item da Norma.
  • Não conformidades (NC): Não atendimento a um requisito, a organização deve tratar como ações corretivas.

NOTA: Essas nomenclaturas podem variar de auditor para auditor, normalmente os relatórios contemplam as descrições de cada um dos apontamentos.

Principais Não conformidades – PBQP-H

Sim!!! Normalmente a empresa estabeleceu metas para garantir sua sobrevivência e para seguir seu planejamento estratégico, assim temos que garantir que as correções das NCs sejam eficazes de forma a melhorar os processos da empresa. Foco na Melhoria Continua!

Sem mais delongas, vamos agora conhecer as principais NCs encontradas nas auditorias do PBQP-H:

  • Lista mestra de registros e documentos em desacordo com os documentos distribuídos em campo;
  • Manual da Qualidade desatualizado ou diferente do que realmente é aplicado no dia-a-dia;
  • Materiais controlados armazenados em campo, sem as devidas identificações;
  • Materiais controlados armazenados em desacordo com o procedimentos de armazenamento de matérias;
  • Colaboradores sem os devidos treinamentos, conforme estabelecido no PQO – Plano de Qualidade da Obra na Matriz de treinamentos;
  • Documentação de colaboradores em desacordo com o estabelecido na Descrição de cargos;
  • Falta de distribuição da Política da qualidade, para atingir o máximo de colaboradores;
  • Falhas nos controles tecnológicos e nas rastreabilidades de elementos estruturais;
  • Projetos obsoletos distribuídos em campo, divergente da lista mestra de projetos;
  • Falta da quantidade dos serviços e materiais controlados já executados e realizados no dia da Auditoria;
  • Falha no monitoramento dos objetivos da qualidade;
  • Falha de controle e descarte dos resíduos da construção civil;
  • Falta de definição da frequência da realização da análise crítica, ou mesmo a falta de evidencia da reunião de análise crítica, onde é abordado as entradas e saídas, bem como o andamento do SGQ.
  • Falta de comprometimento da Alta direção na definição e analise dos indicadores de cada um dos processos, na ata de análise crítica, no planejamento do SGQ.

Não Conformidades x Requisitos legais

O PBQP-H desde sua revisão no ano de 2012, trouxe à aplicação dos requisitos legais em obra. Com isto, alguns cuidados precisam ser tomados para garantir o atendimento aos itens legais. Por isso, as NRs e as Legislações Municipais e Estaduais também merecem um tratamento especial.

Vamos conhecer alguns apontamentos que podem trazer NCs para as Construtoras caso não sejam atendidos.

  • Falta do livro de inspeção do Ministério do Trabalho;
  • Falta da ART e Alvará de construção para a obra que será auditada;
  • Comunicação prévia de obra;
  • Falta de ficha de EPI do funcionário;
  • PPRA, PCMSO e PCMAT;
  • ASO vencido;
  • NR 35, quando existe trabalho em altura.

O Auditor evidenciou uma Não conformidade, é necessário tratá-la?

Evidenciado uma NC, é importante que seja aberto um relatório de não conformidade com análise de causa raiz do problema e ações para evitar e mitigar que esse problema ocorra novamente.

Lembre-se que todas as auditorias devem ser baseadas em evidências, portanto, é essencial que ao tratar uma NC, seja realizado os devidos treinamentos das pessoas envolvidas, alterado a revisão dos documentos, como definido no campo ações dos relatórios de NCs.

Após o apontamento da NC e aberto o RNC, as ações devem ser analisadas se estão sendo eficazes, lembre-se de utilizar o PCDA, pois é uma ferramenta muito útil para auxiliá-lo na correção de NCs.

Durante a auditoria interna, é “saudável” termos NC’s, visto que nenhum Sistema é perfeito! É o momento de levantarmos os pontos negativos e críticos para tratá-los e assim ser bem-sucedido na Auditoria com o Organismo certificador.

 

 

Rafaela Baestero

Rafaela Baestero

Tenho experiência com Administração de empresas, realizei curso Técnico em Gestão da Qualidade, posso afirmar que foi durante esse curso que me encontrei profissionalmente, sou apaixonada por Gestão da Qualidade, a partir daí realizeiPós Graduação em SGI – Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do trabalho, buscando aprimorar meus conhecimentos na área da Qualidade. Tenho uma vasta experiência em PBQP-H, atuei como RD em uma construtora durante 3 anos, adquirindo muita experiência em campo com o SGQ para agregar conhecimento e contribuir com o crescimento da empresa. Sou apaixonada pela ISO 9001 e pelo PBQP-H, alémdas Normas que estou sempre estudando para garantir um bom trabalho em minha consultoria.
Rafaela Baestero
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *