Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Conheça o PBQP-H!

Já sabemos que o PBQP-H é um programa voltado a qualidade do serviço prestado pelas construtoras, mas você sabe como essa norma surgiu? Neste post falamos um pouco sobre essa historia!


Tempo de Leitura: 3 minutos

PBQP-H é o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do habitat, criado com objetivo de elevar o patamar de qualidade na construção de habitações populares, pré requisito básico e importante para construtoras interessadas no Minha Casa Minha Vida / Casa Verde Amarela.

Então, veja também os Benefícios do PBQP-H.

 

PBQP-H

Sobre o PBQP-H

No ano 2000 foi estabelecida a necessidade de uma ampliação do escopo do Programa, que passou a integrar o Plano Plurianual (PPA) e a partir de então englobou também as áreas de Saneamento e Infra-estrutura Urbana. Assim, o “H” do Programa passou de “Habitação” para “Habitat”, conceito mais amplo e que reflete melhor sua nova área de atuação.

Por isso, o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) tem como principal objetivo organizar o setor de construção civil, buscando a melhoria da qualidade do habitat e à modernização produtiva.

Então, conheça as As diferenças entre o nível B e o nível A do PBQP-H.

PBQP-H: O guia completo do pbqph

Além disso, aproveite e veja os Serviços E Materiais Controlados Na Prática.

Atuação Governamental

A atuação governamental na área da qualidade da construção civil deixa de ser, com o PBQP-H, uma ação impositiva ou normativa.

Ou seja, o setor público passa a ter um papel de indução, mobilização e sensibilização da cadeia produtiva, atuando em parceria com o setor, entidades representativas, e agentes de fomento e normalização.

Em lugar de soluções impostas, tem-se buscado, com esse processo, estabelecer metas e ações consensuadas pelas partes envolvidas, baseadas em um diagnóstico conjunto feito pelo governo e o setor privado.

Saiba mais sobre os Requisitos Legais do PBQP-H  e As principais Não Conformidades apontadas em auditorias do PBQP-H.

Então, essa gestão compartilhada tem potencializado a capacidade de resposta do programa na implementação do desenvolvimento sustentável do habitat urbano. Por isso, saiba mais sobre os indicadores de sustentabilidade obrigatórios do PBQP-H.

Saiba tudo o que é preciso sobre a atualização PBQP-H 2018 e sobre o PQO – O plano de qualidade da obra no PBQP-H.

PBQP-H: estudo de caso

Apoio do PBQP-H

O PBQPH é apoiado por algumas instituições de renome e importância tanto na Legislação quanto na Economia Brasileira:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa Econômica Federal, então, tem sido o principal parceiro no que se refere ao uso do poder de compra.  Ao oferecer financiamentos específicos para as empresas do ramo de construção civil que aderiram ao PBQP–H, atua como indutora dos processos de elevação da qualidade e produtividade, aumentando a competitividade no mercado, e despertando ainda mais o interesse do setor para a modernização produtiva. Além disso, como principal agente operador dos recursos do Ministério das Cidades, ela tem grande responsabilidade sobre a boa aplicação desses recursos.

INMETRO

Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – A parceria com o INMETRO resultou na sua inclusão no Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), na Comissão Nacional do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (CNMaC); e, assim, na admissão do Instituto como entidade credenciadora dos organismos certificadores para o SiAC.

BANCOS

Oferecem financiamentos específicos para as empresas do ramo de construção civil que aderiram ao PBQP–H, atua, então, como indutora dos processos de elevação da qualidade e produtividade, aumentando a competitividade no mercado, e despertando ainda mais o interesse do setor para a modernização produtiva.

Afinal, quanto realmente custa implementar a certificação PBQP-H?

Portanto, ficou interessado em saber mais sobre o PBQP-H e como ele vai impactar no seu negócio? Então solicite uma proposta com a Templum!

Daniela Albuquerque
Últimos posts por Daniela Albuquerque (exibir todos)