Skip to main content

Fase 01 e Fase 02 na auditoria de certificação. Qual é a diferença?

By 29 de janeiro de 2013abril 9th, 2021Qualidade e Inovação
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Na Fase 01, o órgão certificador vai verificar a documentação elaborada a fim de analisar se está adequada aos requisitos da norma a ser auditada, se não existe nenhum item não contemplado em sua documentação ou identificar possíveis ajustes necessários. Essa auditoria pode ser realizada em sua empresa ou então off site, quando você envia os documentos necessários e estes são analisados no escritório da certificadora. Nesse caso não existe visita presencial.

O resultado dessa auditoria é se a empresa está apta ou não a passar pela auditoria de conformidade (Fase 02).

Na Fase 02, também chamada de auditoria de conformidade, o auditor passará por todos os processos da sua empresa para verificar a sua execução, bem como os registros aplicáveis para verificar se a empresa realmente está executando as atividades em conformidade com os documentos elaborados. Essa auditoria é presencial e o resultado dela é a emissão ou não do certificado ou da manutenção do certificado.

Quando o resultado da Fase 02 não é satisfatório é agendada uma auditoria de Follow-up em até 03 meses para que o auditor possa verificar a implementação das ações e então emitir o resultado oficial.

O importante é que tanto na Fase 01 como na Fase 02 a empresa aproveite a experiência do auditor para já verificar possíveis melhorias em seu sistema de gestão!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria