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Dicas práticas: Registros de Treinamento, Competência e Conscientização

Registros de Educação

Refere-se a escolaridade, os registros de educação são cópias de certificados de conclusão de cursos ou históricos escolares. Não é necessário ter todos os registros do ensino fundamental ao Nível Superior, manter registro do nível mais avançado do colaborador.

Se na descrição de cargos a função exige ensino médio, mas se o colaborador tem curso superior, a cópia do diploma do Curso Superior poderá ser fornecido, pois para obtê-lo ele precisou ter o ensino médio concluído. Nem todo mundo tem o histórico escolar guardado; ou então a pessoa pode estar ainda cursando os estudos. Nesses casos uma declaração de escolaridade pode atender como registro.

Registro de Treinamento

São os registros que evidenciam a execução de treinamento. Todo treinamento gera registro, sendo ele interno ou externo, como Lista de Presença, Certificados. Mas não esqueça fornecem evidência da realização dos treinamentos, mas não da sua eficácia (o treinamento tem que ser eficaz).

Registros de Habilidades

Habilidades em geral são subjetivas, mas podem ser observadas. Geralmente, elas estão definidas na descrição de cargos, podendo ser evidencias na entrevista de admissão ou na avaliação de competência, onde o superior imediato poderá informar se a pessoa possui as habilidades necessárias observando o dia-a-dia do colaborador.

Registros de Experiência 

Refere-se a registro profissional, estão presentes na Carteira Profissional, mas como a CTPS não pode ser arquivada pela empresa, o curriculum do profissional é um documento que evidencia sua experiência anterior, e uma cópia dele deve estar no prontuário do funcionário.

Dica de leitura: 5 passos para realizar um treinamento interno 

Outras opções

Em casos que não se pode comprovar Educação, Treinamento e Experiência a empresa pode fornecer um  Atestado  ou Declaração emitidas pelo RH ou superior imediato.

Isso vale para situações em que a pessoa exerceu a função por um período experimental antes de ser promovida, ou seu curriculum anterior à entrada na empresa não apresenta experiência na função. Estes casos são comuns com relação a funcionários contratados antes da ISO 9001 e que aprenderam a função na empresa.

Agora é só manter os registros adequados.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria

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