Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Se iniciou dia 21 de janeiro em Davos, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial, que teve pela primeira vez o meio ambiente como tema principal: “Mundo coeso e sustentável”.

O principal evento do Fórum é a reunião anual que ocorre todos os anos no final de janeiro em Davos reunindo CEOs das 1000 empresas-membro do Fórum, além de políticos selecionados, representantes acadêmicos, ONGs, líderes religiosos e a mídia.

Os convidados são selecionados para discutir as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente. Dentre elas, estão em pauta neste ano os incêndios na Austrália e a situação da Amazônia. O ministro Paulo Guedes, representante do Brasil foi enviado para participar das discussões e facilitar relações comerciais com este foco.

Mas o que o Fórum Econômico Mundial tem a ver com o seu Sistema de Gestão?

Cenários mundiais como este refletem nas Oportunidades atuais que devem ser levantadas na gestão estratégica do seu negócio. É hora de refletir e analisar como a sua empresa pode se beneficiar dos acordos comerciais baseados em práticas ambientais.

O exemplo mais clássico deste tipo na atualidade são os créditos de carbono. O Protocolo de Quioto prevê o acúmulo de Créditos de Carbono para empresas que reduzam suas emissões por meio de mecanismos de desenvolvimento limpo na sua operação. Esses créditos podem ser comercializados com outros países que tenham metas a cumprir, o que representa vantagens financeiras para as empresas fornecedoras dos créditos.

Como colocar em prática?

  • Aguarde os resultados oficiais deste evento;
  • Cheque a equivalência entre as medidas propostas com o seu ramo de negócio;
  • Determine a oportunidade;
  • Elabore um plano de ação para aproveitar tal oportunidade focado na implementação de uma boa prática ambiental;
  • Divulgue e busque as parcerias necessárias para garantir os retornos esperados

Conheça a Templum

Letícia Barrantes

Consultora na Templum Consultoria