Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

A Gestão das Pessoas no Processo de Implementação da ISO 9001

Toda mudança gera resistência! Nunca é fácil sair da zona de conforto e encarar a realidade de forma diferente, lidar com o inesperado e alterar padrões que já são conhecidos e praticados há tempos. Essa acomodação natural que temos em nossa vida cria um obstáculo imposto muitas vezes até de forma inconsciente para tudo aquilo que é novo e ultrapassar essa barreira é uma tarefa árdua e na maioria das vezes parece até ser uma missão impossível.

Esse assunto apresentado acima é tema recorrente em 09 de cada 10 empresas que estão no início do processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. É muito comum ouvir reclamações sobre a falta de apoio dos funcionários, sobre a resistência em aceitar novos processos, novas metodologias, novos controles… Mas e daí? Como agir nesses casos?

A verdade é não existe uma fórmula pronta para o sucesso, mas nota-se que os gestores da qualidade que envolvem as outras áreas da empresa de forma ativa no processo de implementação do SGQ desde a sua concepção, tendem a quebrar essa barreira de forma mais rápida. Isso porque o projeto não fica restrito à responsabilidade da área da Qualidade, passando essa missão também para as outras áreas. Sendo assim, todos se sentem responsáveis e dividem essa função.

É muito importante estabelecer vínculos entre todas as áreas para facilitar o entendimento e o diálogo sobre as mudanças que serão realizadas no decorrer do processo. Manter todas as pessoas informadas sobre o que está acontecendo e sobre as melhorias de cada mudança é fundamental para adesão das pessoas da empresa.

Conquistar a confiança das pessoas! Talvez esse seja um desafio muito maior para o Gestor da Qualidade do que a implementação do sistema propriamente dito, mas também levar um projeto solitário não trará grandes vantagens para a empresa e o resultado pode não ser tão satisfatório como planejado. Portanto, vá atrás das pessoas, seja muito persistente e mostre para elas o quanto são fundamentais para o sucesso da empresa. Isso o ajudará muito nessa jornada.

Bom Trabalho!

Consultoria ISO 9001

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria