Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

A Gestão das Pessoas no Processo de Implementação da ISO 9001

Por Daniela Albuquerque, especialista ISO 9001:2008 Vamos voltar agora a um assunto que já foi discutido anteriormente nesse Blog, mas que sempre gera muitas dúvidas entre os gestores da qualidade: a gestão das pessoas no processo de implementação da ISO 9001. Toda mudança gera resistência! Nunca é fácil sair da zona de conforto e encarar […]


Por Daniela Albuquerque, especialista ISO 9001:2008

Vamos voltar agora a um assunto que já foi discutido anteriormente nesse Blog, mas que sempre gera muitas dúvidas entre os gestores da qualidade: a gestão das pessoas no processo de implementação da ISO 9001.

Toda mudança gera resistência! Nunca é fácil sair da zona de conforto e encarar a realidade de forma diferente, lidar com o inesperado e alterar padrões que já são conhecidos e praticados há tempos. Essa acomodação natural que temos em nossa vida cria um obstáculo imposto muitas vezes até de forma inconsciente para tudo aquilo que é novo e ultrapassar essa barreira é uma tarefa árdua e na maioria das vezes parece até ser uma missão impossível.

Esse assunto apresentado acima é tema recorrente em 09 de cada 10 empresas que estão no início do processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade. É muito comum ouvir reclamações sobre a falta de apoio dos funcionários, sobre a resistência em aceitar novos processos, novas metodologias, novos controles… Mas e daí? Como agir nesses casos?

A verdade é não existe uma fórmula pronta para o sucesso, mas nota-se que os gestores da qualidade que envolvem as outras áreas da empresa de forma ativa no processo de implementação do SGQ desde a sua concepção, tendem a quebrar essa barreira de forma mais rápida. Isso porque o projeto não fica restrito à responsabilidade da área da Qualidade, passando essa missão também para as outras áreas. Sendo assim, todos se sentem responsáveis e dividem essa função.

É muito importante estabelecer vínculos entre todas as áreas para facilitar o entendimento e o diálogo sobre as mudanças que serão realizadas no decorrer do processo. Manter todas as pessoas informadas sobre o que está acontecendo e sobre as melhorias de cada mudança é fundamental para adesão das pessoas da empresa.

Conquistar a confiança das pessoas! Talvez esse seja um desafio muito maior para o Gestor da Qualidade do que a implementação do sistema propriamente dito, mas também levar um projeto solitário não trará grandes vantagens para a empresa e o resultado pode não ser tão satisfatório como planejado. Portanto, vá atrás das pessoas, seja muito persistente e mostre para elas o quanto são fundamentais para o sucesso da empresa. Isso o ajudará muito nessa jornada.

Bom Trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque