Por Daniela Albuquerque, especialista ISO 9001:2008
A ISO 9001:2008 tem como princípio básico a melhoria contínua dos seus processos visando o aumento da satisfação dos seus clientes e um dos pontos fundamentais para manter esse ciclo funcionando de forma eficaz é o correto tratamento das Não-Conformidades.
A maioria das empresas têm dificuldade para implantar de forma correta o processo para o tratamento das Não Conformidades, pois não utilizam um método eficiente para encontrar a causa raiz do problema e dessa forma as Ações Corretivas são definidas levando em consideração somente os efeitos ou sintomas do problema e não em sua causa e dessa forma, as não conformidades tendem a acontecer novamente, ou seja, foca-se no problema causado, mas na verdade deveria focar no por quê este problema aconteceu e aí sim propor soluções para esta causa… assim eliminando a real causa do problema para que o mesmo não volte a acontecer.
Para finalizar essa lacuna, existem várias metodologias disponíveis no mercado que auxiliam nessa tarefa, como: Diagrama de Ishikawa, 5 Por Quês, Diagrama de Pareto e Brainstorming, porém é necessário investir em treinamento para a equipe responsável pelas análises aprendam a utilizar essas ferramentas em sua rotina diária.
A o gerir uma equipe competente para realizar esse tipo de análise, a empresa ganha não somente na eficácia do Sistema do Gestão da Qualidade, mas também no resultado operacional da empresa, com a diminuição de gastos que são realizados com a resolução de problemas recorrentes.
Oi Daniela bom dia, estou com uma duvida, referente a ação corretiva, meu desvio foi falta de entrega de cópia das atas de Reunião aos cipeiros. cheguei a :
Causa : ineficiência no treinamento de formação dos cipeiros,
Ação imediata : realizar a entrega das cópias, data xx/xx.
Alternativa 01 -Ação de correção : realizar treinamento das atribuições do Secretario da Cipa a Secretária da comissão.
Alternativa 02 -Ação de correção : solicitar do instrutor foco nas atribuições dos membros da cipa: só que nesse caso somente em outra gestão. e no caso como encerraria esta n.c e faria a analise critica da n.c.
estou me esfornçando pra tentar fazer o curso de transição da 9001 /2008 a 2015 . tomara que consiga.
Olá Walter, seja bem vindo em nosso blog!
Em relação à não conformidade apresentada, não acredito que a causa apresentada seja a ineficiência do treinamento, mas sim a falta de controle das atividades a serem realizadas. Um check list é a maneira mais fácil e simples de resolver grande parte dos problemas que encontramos em não conformidades detectadas. Liste todas as atividades que devem ser realizadas após uma reunião de CIPA e certifique-se de que todas foram realizadas antes da finalização desse documento, ok?! Dessa forma, fica mais fácil encerrar a não conformidade, que seria após a próxima reunião da CIPA. O que acha?
Espero poder tê-lo ajudado.
Atenciosamente,
Daniela Albuquerque