Igor Furniel
Por Igor Furniel

ISO 9001 = Melhoria e evolução dos processos, será?

em sempre a melhoria e a evolução de todos os processos podem ser totalmente garantidas com a certificação ISO 9001. Mas acalme-se, isso só PODE ACONTECER se não houver o comprometimento dos responsáveis e o que é mais importante, se não houver a BOA COMUNICAÇÃO


Comunicação e motivação

Nem sempre a melhoria e a evolução de todos os processos podem ser totalmente garantidas com a certificação ISO 9001. Mas acalme-se, isso só PODE ACONTECER se não houver o comprometimento dos responsáveis e o que é mais importante, se não houver a BOA COMUNICAÇÃO.  Os responsáveis pela implantação devem estar motivados.  Caso esses profissionais não encarem a ISO 9001 como um ideal, acreditando que estão desempenhando um papel que vai além de uma simples incumbência profissional, gradativamente, os colaboradores e até mesmo a alta direção passam a priorizar somente outras atividades , deixando o Sistema de Gestão da Qualidade sem o devido monitoramento.

Certificação com qualidade

É aí que está o problema, na hora da certificação é um “corre corre” danado, todos passam por treinamentos, assinam documentos, fazem tudo certinho… Mas aí passa um tempo e quem deveria estar monitorando a evolução do SGQ não está, funcionários são desligados e novos funcionários incorporam o quadro, porém, os treinamentos não são contínuos, não há uma reciclagem dos antigos e nem uma adequação aos novos e o SGQ acaba sendo “deixado de lado”. De repente vem a auditoria de manutenção e é aquele “corre corre” de novo, onde o responsável pelo SGQ se preocupa em manter as documentações preenchidas corretamente e aí sim se preocupa em treinar os funcionários e assim consecutivamente. Mas afinal de contas, quem está sendo “enganado”, o auditor ou a própria empresa?

Quando essas empresas se deparam com a auditoria de re-certificação já não conseguem mais justificar a falta de evolução dos processos, correndo o risco de perder o certificado, de ir por água a baixo um investimento que prometia ser tão benéfico.
Mas isso não é o pior, o pior mesmo é que a empresa teve a oportunidade de melhorar, evoluir e não o fez… A Implementação correta e monitoramento contínuo da norma ISO 9001, propicia sim melhorias e evoluções nos processos, mas é preciso monitoramento, treinamentos contínuos e comprometimento dos responsáveis na aplicação efetiva dos requisitos da norma, é preciso envolver os colaboradores, tornar cada um responsável pela qualidade de suas tarefas, tornar a qualidade um hábito, um ideal dentro da organização.

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel