Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O que é o PBQP-H?

A Declaração de Istambul é um documento que pede que a comunidade internacional defina uma série de ações para enfrentar a desigualdade social e a deterioração ambiental. Um dos seus objetivos e princípios é obter assentamentos humanos equitativos nos quais todas as pessoas tenham igual acesso à habitação, espaço aberto, serviços de saúde, educação, etc. Com esse principio foi criado, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP-H), tendo como finalidade difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção, indispensáveis à modernização e competitividade das empresas brasileiras.  A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por estes objetivos envolve um conjunto bastante amplo de ações entre as quais, podemos destacar: qualificação de construtoras e de projetistas (SiAC), melhoria da qualidade de materiais (SiMaC), formação e re-qualificação de mão de obra, normatização técnica (SINAT), capacitação de laboratórios e aprovação técnica de tecnologias inovadoras.

Um dos projetos propulsores do PBQP-H é o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC), que tem como objetivo avaliar a conformidade do sistema de gestão da qualidade das empresas de serviços e obras, considerando as características específicas da atuação dessas empresas no setor da construção civil, e baseando-se na série de normas ISO 9000.

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria