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Gestão Eficiente de Documentos Fiscais: o segredo da segurança das informações

Para evitar ataques cibernéticos, vazamento de dados, a perda de clientes, a confiabilidade de sua empresa, o segredo da segurança das informações é um só: manter a gestão eficiente de documentos fiscais.

Uma pesquisa solicitada pela Mastercard ao Instituto Datafolha revelou que 57% das empresas brasileiras são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência e que apenas 32% das empresas entrevistadas possui uma área própria de cibersegurança. Os números impressionam…

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das companhias, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%. Enquanto a maioria afirma ter um plano de resposta a um possível ataque cibernético, apenas 1/3 fez algum tipo de teste preventivo nos três meses anteriores à realização do estudo.

Em tempos de digitalização, segurança da informação é um dos principais temas discutidos na sociedade, nos governos e em qualquer organização – há alguns fatores primordiais a serem considerados.

SEGREDO DA SEGURANÇA DAS INFORMAÇÕES

O segredo da segurança das informações

Diagnóstico interno

Grandes, pequenas e médias empresas precisam fazer um rigoroso mapeamento dos processos. É preciso saber como a informação fica armazenada e quem tem acesso a ela, reduzindo ao máximo o número de colaboradores com alcance aos dados fiscais.

Tecnologia adequada 

Tarefas automatizadas reduzem o uso dos recursos humanos em atividades repetitivas. Historicamente, os incidentes de vazamento de informação são 90% falhas humanas. Então, adotando tecnologias avançadas, sua empresa ganha produtividade e eficiência na operação.

Vale a pena investir em soluções capazes de fazer as autenticações necessárias, sempre com a obtenção de registros.

Padronização  

Implemente métricas para classificar e guardar os documentos.

Pode ser com base em datas, tipos, custos, departamentos. O importante é estabelecer um processo ágil, permitindo que documentos sejam arquivados com segurança.

Segurança digital  

Dados compartilhados precisam ser protegidos. Há  no mercado soluções que fazem a criptografia, em  caso de tentativa de roubo de informações.

Porém, saiba que não adianta o setor de tecnologia elaborar um rígido controle de segurança, o departamento jurídico definir um termo de confidencialidade assertivo, se o colaborador colocar uma senha fraca. Toda a segurança cai por terra.

Estimule também a capacitação constante de seu time.

Recursos humanos  

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, os setores devem ter acesso apenas às informações necessárias às suas funções.

Por isso, é importante criar um fluxo de trabalho dentro das normas. É interessante reduzir o volume de pessoas com acesso aos dados sensíveis e valorizar a equipe responsável por essas informações, para diminuir a rotatividade. 

Alinhe sempre a atuação do RH ao setor de T.I. Se o empregado é chamado para ser desligado da empresa, ao voltar ele não deve ter mais acesso a nenhuma plataforma para evitar acessos indevidos. 

Planilha – Mapeamento de Processos

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Apoio na transformação

São muitos detalhes que garantem a segurança fiscal da sua empresa e dos seus parceiros. Portanto, buscar ajuda de quem entende do assunto faz toda a diferença.

A Templum tem mais de 10 anos de experiência transformando os processos, a segurança e o desempenho de empresas do mundo todo. Com nossos métodos, sua corporação atinge uma gestão segura de documentos fiscais, ganhando produtividade, melhorando o relacionamento com os clientes, reduzindo custos, assegurando boa governança e compliance.

Ajudamos o seu negócio a dar passos largos rumo ao futuro com planejamento, segurança e transparência.

Como a Templum pode te ajudar

Quer saber como a ISO 27001 pode te ajudar a garantir a Segurança da Informação na sua empresa? Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

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