Guilherme Alonço
Por Guilherme Alonço

Os Desafios da Comunicação Interna

Comunicação interna é, sem dúvida, um fator crítico de sucesso em uma organização! Há casos de projetos que falharam por desencontro de informações ou alguém importante não recebeu aquele dado que faria toda diferença. Pensando nisso, vamos discorrer sobre os principais desafios da comunicação interna e como podemos superá-los da melhor maneira.  


Pense comigo, todos os processos internos envolvem algum tipo de comunicação, por isso nunca devemos limitar a comunicação interna a um elemento básico, antes, devemos tratá-la como um meio importante para alcançar os objetivos da organização.

Neste post, gostaria de discutir um gráfico encontrado em uma pesquisa sobre “Tendências da Comunicação Corporativa no Brasil” realizada pela ABERJ (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

O gráfico apontava quais eram, para os participantes, os maiores desafios da comunicação na visão dos diretores e dos colaboradores de cada área. Apesar de tratar os desafios da comunicação como um todo, os dilemas lá encontrados também podem ser considerados desafios para o desenvolvimento de uma boa comunicação interna.

A seguir, serão tratados os principais desafios relatados na pesquisa na opinião dos participantes.

Link de acesso a pesquisa: http://www.aberje.siteprofissional.com/ebooks/pesquisa_de_tendencias.pdf

1º Estabelecer um link entre a comunicação interna e a estratégia do negócio

Um Plano estratégico quando bem explicado tende a trazer os resultados esperados. Não pense que uma palestra ou reunião dizendo quais são os objetivos da empresa, irá engajar todos no mesma pegada.

Não importa qual seja o objetivo estratégico, seja ele de crescimento, desenvolvimentos em novos mercados, desenvolvimento de novos produtos e etc, seu time precisa estar consciente das etapas do projeto, quais serão os passos, entre outros detalhes. Não é uma tarefa simples, afinal poucos conseguem comunicar com clareza o que cada um deve fazer para acertar o alvo em cheio.

Para resolver este problema, estabeleça metas claras e transmita-as em um canal de fácil acesso em sua organização. Comunique as formas como serão alcançados os resultados.

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2º Construção e manutenção da confiança

Confiança apesar de intangível e não poder ser medido com facilidade, é algo que deve estar na pauta quando o assunto é comunicação. Isto porque, ambientes de trabalho abastecidos de relações de confiança costumam apresentar menos ruídos nos processos de comunicação interna.

Quando há falta de confiança nas relações internas, a retenção de informação se torna um problema eminente. Um colaborador que esconde um dado importante para o outro, ou o diretor que não repassa algum detalhe do processo que faz diferença para o outro diretor, enfim a falta de confiança acarreta problemas graves para o sucesso de uma organização.

Seja assertivo! Não de brechas para o mais variado tipo interpretações em sua comunicação. Dubiedades não ajudam a conquistar a confiança através da comunicação interna.

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3º Comunicação interna no apoio as mudanças Organizacionais

A substituição de um produto por outro mais atualizado, implementação de uma nova tecnologia, alteração na rotina de trabalho são alguns exemplos de mudanças organizacionais.

Existem mudanças organizacionais consideradas simples outras totalmente radicais, independente da gravidade, todas elas devem ser bem comunicadas. Não faça nada sem tentar convencer as partes envolvidas, lembre-se o novo gera resistência. A comunicação é primeiro passo para derrubar qualquer barreira

Mudanças Organizacionais devem ser comunicadas de forma planejada. Não derrame todas as informações de uma só vez, antes comunique por partes como ocorrerão as alterações. Preferencialmente, estabeleça com antecedência o plano de comunicação desta modificação.

4º Fortalecer o papel da comunicação para apoiar os processos de tomada de decisão

Todo processos de tomada de decisão necessita de um grande volume de informações. Quanto mais importante for a decisão, ainda mais necessário será a captação de informações.

O mais curioso disso tudo é que muitos informes estão inseridos dentro da organização, sendo assim a comunicação interna da empresa deve estar alinhada e pronta para compartilhamento das mesmas.

Por isso, crie formas para que cada setor de sua empresa partilhe informações, nas quais podem ser úteis a qualquer área.

5º Lidar com a evolução das redes sociais

Existem ferramentas utilizadas, nas quais não possuem mais a mesma eficácia. O mundo evoluiu, e, com certeza, a principal revolução ocorrida foi na forma de nos comunicarmos.

Empresas que não evoluírem os seus processos de comunicação interna estão fadadas ao retrocesso. Não estou desmerecendo aqui o bom e velho mural de avisos, entretanto, estamos em outra era e a informação deve chegar aos seus ouvintes com mais velocidade, antes que ocorram maiores problemas.

Classifique a importância da informação, para assim escolher o melhor meio de comunicação interna para a mesma. Existem informações que podem ser compartilhadas no grupo de WhatsApp dos funcionários, porém há outras que necessariamente devem utilizar meios mais formais, como um e-mail corporativo.

Comunique-se!

Qualquer desafio é acompanhado de riscos.

Dica de leitura: Veja o que a ISO 9001 diz sobre a comunicação interna

A notícia boa é que se você leu este texto até o final, isto o torna uma pessoa consciente dos desafios da comunicação interna.

Não pare diante dos desafios, planeje-se e estabeleça planos de melhoria contínua. Aperfeiçoar esta ferramenta tão importante não só trará bons resultados como aumentará a satisfação de seus colaboradores internos.

Gostaríamos de saber sua opinião sobre o assunto. Deixe aqui seus comentários.    

Guilherme Alonço

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.
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