Quanto custa a implementação do PBQP-H?
Quer saber quanto realmente custa implementar o PBQP-H? Quando falamos em certificação ISO (International Organization Standardization) ou a própria implementação da certificação PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), muitos empresários se perguntam quanto realmente precisarão investir e quanto trabalho deverão empenhar no processo. Antes mesmo de buscar as informações a respeito, desistem ou deixam para outro momento por considerarem custoso e de difícil acesso. Por isso, Conheça o PBQP-H.
O mais incrível é que podem se surpreender ao descobrir as facilidades que encontram para a implementação dessas certificações e as oportunidades que estão deixando de aproveitar para profissionalizar a empresa. Para acabar com esse preconceito e sanar de vez quaisquer dúvidas, elaboramos esse post para te mostrar o quanto pode ser barato e fácil implementar a certificação PBQP-H. Vem descobrir!
1. Apoio de uma consultoria especializada
Para começo de conversa, qualquer valor empregado na melhoria da qualidade da produção não é um custo, mas um investimento que deve gerar resultados no curto ou médio prazo. Nesse sentido, a certificação PBQP-H poderá ser obtida mediante uma consultoria especializada que dará total apoio durante o processo de implementação de um sistema de gestão que irá resultar na certificação.
O custo de uma consultoria tradicional pode ser alto e talvez uma modalidade online possa ser a solução ideal para resolver esse problema. O importante é ficar atento a credibilidade que a empresa de consultoria online possui no mercado para não transformar o investimento em um custo ainda maior.
2. Qualificação e treinamento da equipe de trabalho
A certificação PBQP-H trata de normas aplicadas para aumentar o padrão da qualidade. E, enquanto estiver sendo implementada, o maior custo talvez seja o esforço colaborativo. Afinal, os funcionários deverão empregar para aderirem às mudanças em suas ações para comportamentos padrões. Nesse caso, a escolha de um agente de mudanças como RD (Representante da Direção) com um forte perfil de liderança poderá transferir todo o conhecimento técnico recebido da consultoria aos funcionários e motivar a mudança.
A capacitação e treinamento da equipe de força de trabalho poderão ser obtidos ao mesmo tempo em que acontece a implementação da certificação PBQP-H economizando tempo e recursos. Depois dessa etapa, o investimento em treinamento pode ser necessário apenas para a melhor adequação dos funcionários aos novos padrões que deverão respeitar. Mas o custo é baixo e o tempo de aplicação deve ser curto.
3. Adequação da infraestrutura para o PBQP-H
Uma das normas estabelecidas para se obter a certificação PBQP-H é seguir a forma ideal para o melhor armazenamento e utilização dos materiais. Como a certificação é apenas uma diretriz, ela diz o que deve ser feito e monitorado. Mas o método que será utilizado na prática fica por conta da estratégia desenvolvida pela construtora.
Nesse caso, a infraestrutura necessária para receber e armazenar os materiais deve configurar um investimento para a sua melhor adequação. Mas vai depender do porte da obra e se o armazenamento é efetuado pelo próprio fornecedor.
E-book: Mitos e Verdades do PBQP-H
Acreditamos que o acesso à informação de qualidade rompe barreiras, aproxima pessoas, diminui as desigualdades.
Por isso, compilamos tudo o que você precisa saber sobre o PBQP-H em um só documento, para sua leitura ágil e, ao mesmo tempo, o aprendizado profundo sobre um tema que pode impactar os lucros de sua empresa e o legado que ela deixa para a sociedade.
Baixe o e-book preenchendo o formulário abaixo e entenda mais sobre o PBQP-H.
4. Medição do padrão de qualidade obtido
Como a implementação da certificação PBQP-H é feita já com uma obra em andamento, o processo acontece de forma rápida e já no primeiro empreendimento em andamento. Quando a construtora partir para o início da segunda obra, a certificação obtida já poderá trazer resultados melhores e garantir o aumento da qualidade nos serviços, redução de custos e maior lucratividade.
Mas antes de obter a certificação, o padrão de qualidade deve ser medido em uma auditoria interna (realizada pela própria consultoria) para se avaliar os resultados obtidos na melhoria dos processos de produção como a eliminação do desperdício de materiais utilizados na obra. Assim como funcionários mais preparados para o trabalho e a redução dos riscos de acidentes de trabalho.
5. Por que vale a pena obter a certificação PBQP-H
A certificação PBQP-H gera uma vantagem competitiva importante para garantir o fechamento das vendas de imóveis. A construtora pode usá-la como um diferencial frente à concorrência. Uma vez que as agências financeiras como o banco da Caixa Econômica Federal, por exemplo, só liberam o crédito para o financiamento de imóveis que possuem a certificação.
Assim, todo o investimento realizado para a implementação da certificação PBQP-H retorna na medida e no tempo em que foi dedicado para obtê-la. Isso significa que quanto melhor forem implantadas as operações do sistema de gestão, melhores serão os resultados obtidos com os processos de produção.
Por isso, entre em contato conosco e solicite a sua proposta!