Regina Comar
Por Regina Comar

PBQP-H: Qual o prazo para certificar minha empresa?

O prazo necessário assim como o custo de implementação do PBQP-H, varia de empresa para empresa. Mas uma coisa é decisiva e difere os projetos que são concluídos no prazo previsto dos outros: o envolvimento da empresa.


Tempo de Leitura: 2 minutos

O prazo de implementação e certificação do PBQP-H depende do engajamento no projeto. Vamos ver os fatores que definem esse prazo?

O prazo necessário assim como o custo de implementação do PBQP-H, varia de empresa para empresa. Mas uma coisa é decisiva e difere os projetos que são concluídos no prazo previsto dos outros: o envolvimento da empresa.

Sim, não só o envolvimento do responsável pelo projeto, mas de toda organização e principalmente dos dirigentes e donos. Podemos dividir o projeto em três grandes blocos:

  • Implementação do PBQP-H
  • Auditoria Interna
  • Auditoria Externa

Prazo para implementação

A implementação é a etapa de esforço de construção e adequação da empresa à um novo sistema e forma de operação. Para isso nossos consultores ficam diariamente disponíveis, porém a interação e ações pelos responsáveis dentro da empresa são cruciais .

Assim, o envolvimento da equipe de gestão é decisivo, quanto mais rápido desejar implementar maior a interação e velocidade das ações. Lembrando que pode haver necessidade de adequações estruturais e ações que dependem de um cronograma financeiro também.

Um tempo ideal para implementação do PBQP-H é de 10 meses, com isso há tempo para a transformação enraizar na empresa. Mas sabemos que a velocidade do mercado nem sempre suporta esse prazo.

Existem projetos menores, de 6 ou 9 meses, que exigem maior interação da empresa com o consultor do projeto. O tempo de dedicação mínimo sugerido é de uma hora por dia, quanto maior esse tempo mais rápida será a implementação.

Prazo para auditoria interna

A auditoria interna é o momento que checamos se o que foi implementado está funcionando adequadamente e onde podem surgir novas oportunidades para a empresa.

Esse tempo varia de acordo com a quantidade de processos da organização. Na auditoria remota (Como Funciona Auditoria Remota) o tempo estimado é de 16:00 horas.

Após a auditoria existe o tempo para resolução das não conformidades, geralmente um mês. E depois disso seguimos para auditoria de certificação.

Aqui precisamos lembrar que são duas partes envolvidas, o auditor e o auditado, então depende também da disponibilidade de agenda de ambos

Prazo para auditoria externa

A auditoria externa ou de certificação, é realizada pelo organismo certificador definido pela empresa. Esse tempo também é definido pelo tamanho a empresa e quantidade de funcionários.

Da auditoria de certificação até a emissão do certificado existe um tempo médio de um mês. Assim é possível estimar que o tempo ideal para implementação do PBQP-H é de 12 Meses para conclusão do projeto todo. Sendo decisivo o tempo de implementação de acordo com a realidade da empresa. Então considere o tempo de implementação, mais um mês de auditoria interna e tratativas e mais um mês de auditoria de certificação.

 

[Construção Civil] PBQP-H Confira as Dúvidas mais Frequentes sobre o PBQP-H

 

Caso queira maiores informações sobre a implementação do PBQP-H e o contato de um especialista, clique abaixo e converse com nossos especialistas.

PBQP-H: qual o custo para certificação?

Regina Comar