Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Semana da Qualidade: a colaboração faz a diferença

Continuando as comemorações da Semana da Qualidade 2013, hoje gostaria de abordar 2 princípios da qualidade que têm tudo a ver com o tema escolhido de 2013. Os princípios são: Envolvimento das Pessoas e Liderança O tema do dia Mundial da Qualidade de 2013 é “A colaboração faz a diferença” e, dentro da proposta da […]


Continuando as comemorações da Semana da Qualidade 2013, hoje gostaria de abordar 2 princípios da qualidade que têm tudo a ver com o tema escolhido de 2013.

Os princípios são: Envolvimento das Pessoas e Liderança

O tema do dia Mundial da Qualidade de 2013 é “A colaboração faz a diferença” e, dentro da proposta da Templum de proporcionar um período de reflexão, gostaria de voltar um pouco em nosso post de ontem em que indicamos que é fundamental que todos na empresa conheçam o público-alvo, as características do produto e o valor agregado entregue ao consumidor para uma gestão com foco na qualidade, mas agora faço a seguinte pergunta:

Por que os funcionários de uma empresa se preocupariam com essas questões se a empresa não se preocupa com eles?

Pare e pense na quantidade de pessoas que ouvimos diariamente falando mal do trabalho, reclamando das condições ambientais, do produto ou serviço realizado. Você já parou e pensou na forma como os seus funcionários falam da sua empresa?

Vocês lembram-se que o nosso objetivo aqui é dar dicas para que possam alcançar o grau de excelência, sem alterar o custo, certo?!

Então, para atingir esse grau de excelência tão sonhado, INVISTA NAS PESSOAS!

É isso mesmo! Invista nas pessoas de todos os níveis da organização, não somente no board de diretores e acionistas.

Entenda que as pessoas que estão na linha de frente são aquelas que mais influenciam positivamente ou negativamente na imagem do seu produto ou serviço.

Treine, treine e treine exaustivamente seus funcionários. Crie um ambiente agradável. Entenda as dificuldades e alegrias de cada um. ENVOLVA-SE com todos!

Veja se em sua equipe de líderes existem pessoas apaixonadas e motivadas que consigam mostrar a importância do trabalho de cada um. O tema liderança torna-se tão importante na gestão participativa que a tendência é que a nova versão da ISO 9001 a ser publicada em 2015 tenha um capítulo que trata somente da LIDERANÇA e dos impactos que essa atividade causa em qualquer empresa.

Ora, se falamos anteriormente que uma gestão da qualidade é o foco no cliente, só conseguiremos enxergar por esse caminho se realmente entendermos que o cliente não é somente o externo, mas o interno também deve estar dentro desse foco.

Envolvimento das pessoas é fundamental

E ainda vou um pouco mais longe, pois o princípio da qualidade fala de ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS e não envolvimento dos funcionários, o que ainda me leva a crer que também temos que trazer para dentro da empresa pessoas que podem ser grandes entusiastas, mas que normalmente colocamos para escanteio, que são todos os outros stakeholders.

Vamos pensar novamente em quantas vezes sua empresa preocupou-se verdadeiramente com seus fornecedores? Ou ainda quando conversou com a vizinhança para saber se a sua empresa causa algum tipo de transtorno? E por aí podemos perguntar de cada um deles.

Então, gestor… Se realmente você quer obter um grau de excelência em sua empresa, pode começar a se mexer e pensar nas pessoas.

Um ótimo trabalho!

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
Daniela Albuquerque