Igor Furniel
Por Igor Furniel

3 dicas para uma implementação ISO 9001 mais eficaz

Se eu pudesse dar apenas três dicas para uma empresa implementar a ISO 9001, com certeza seria: 1. Participação coletiva É muito importante realizar uma apresentação sobre a norma ISO 9001, seus princípios, benefícios e requisitos, para todos na empresa. Isso promove a interação dos colabores e principalmente o envolvimento de todos em objetivos comuns. […]


Se eu pudesse dar apenas três dicas para uma empresa implementar a ISO 9001, com certeza seria:

1. Participação coletiva

É muito importante realizar uma apresentação sobre a norma ISO 9001, seus princípios, benefícios e requisitos, para todos na empresa. Isso promove a interação dos colabores e principalmente o envolvimento de todos em objetivos comuns. Serve para deixar claro o que a norma representa e como cada um pode colaborar.

Quanto mais as pessoas participam, mais elas vão se interessar por manter o SGQ e propor mudanças e melhorias.

Esta apresentação está disponível na na fase introdutória Representante da Direção – “Envolvendo os colaboradores”, na plataforma aos clientes da Templum Consultoria Online.

2. Envolvimento direto da direção

Monitorar para ver se o que foi planejado está sendo realizado. Caso não tenha sido realizado, definir quais ações a serem tomadas para atingir os objetivos.

Além de manter o controle, é fundamental estabelecer uma comunicação eficaz entre os departamentos da organização. Por experiência dos nossos consultores, essa talvez seja a maior dificuldade das empresas.

Na fase 8 da Templum Consultoria Online, no item “Análise crítica pela direção”, será o momento de verificar a eficácia do SGQ implementado.

3. Responsabilidades do Representante da Direção (RD)

A figura do RD deve ser utilizada para delegar as atividades e monitorar suas ações. Porém não é o que acontece na prática. Geralmente, o SGQ fica sob responsabilidade exclusiva do RD (criação de todos os processos), quando na verdade os responsáveis são as pessoas de cada departamento. Isso gera uma dependência da empresa em relação a essa figura, que ao se desligar da empresa acaba com todo o processo implementado.

Um arquivo com dicas sobre o desenvolvimento do trabalho do RD também pode ser encontrado na na fase introdutória (Representante da Direção).

Igor Furniel

Igor Furniel

Presidente da Templum Consultoria Online, que em 2010 criou o conceito de consultoria online e hoje se dedica a prestar consultoria, através de uma plataforma tecnológica, para implementação de sistemas de gestão, como ISO 9001, ISO 14001, ISO 22000, planejamento estratégico, entre outros. A Templum tem como missão transformar o Brasil em um país mais forte, através de empresas mais fortes, capazes de gerar emprego e riqueza sustentável. Formado em administração pela Puc-Campinas, tem MBA em pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Igor Furniel