Ricardo Tocha
Por Ricardo Tocha

8 dicas para melhorias na produtividade da equipe

Produtividade é o resultado da combinação entre um bom planejamento e foco definido. Talvez por isso, muitas pessoas acham que permanecer produtivo no trabalho seja algo desafiador. Aliás, o desafio fica maior ainda quando se trata de manter uma equipe motivada e produtiva.


Líderes estão sempre procurando formas de fazer com que suas equipes se sintam motivadas, e permaneçam focadas e produtivas. A parte boa é que existem alguns truques para conseguir obter êxito nessa missão. Para ajudar, separamos 8 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe:

1. Desenvolva um Sistema de feedbacks

Pedir e ouvir dos seus funcionários opiniões sobre o que está indo bem, e o que pode melhorar é importante porque faz com que eles se sintam ouvidos. Ao mesmo tempo, você terá ideia do que pode implementar para melhorar a satisfação da sua equipe, e assim, mantê-la mais motivada para trabalhar. Um sistema de feedback é, portanto, um bom começo.

2. Analise e determine o período de tempo que deve ser gasto em determinadas tarefas

Atualmente, já existem ferramentas que permitem que você saiba exatamente quanto tempo um funcionário gasta com tarefas diárias, incluindo o período usado em mídias sociais, e-mail, telefone, processamento de texto e outros aplicativos. É bastante interessante analisar o tempo gasto em determinadas tarefas porque assim você consegue ter um bom panorama de quem está sendo produtivo, e o que você pode fazer para otimizar o tempo da sua empresa.

3. Permita pausas

Pode parecer absurdo, mas fazer pausas regulares realmente ajudam a melhorar a concentração. Diferentes pesquisas já demonstraram que fazer pausas curtas durante as tarefas longas ajudam a manter um nível constante de desempenho; enquanto quando um indivíduo trabalha em uma tarefa constante e sem pausas, há um declínio constante no desempenho.

4. Demonstre respeito aos seus funcionários

Quando um funcionário se sente respeitado, ele também se sente bem em relação a si mesmo e ao seu trabalho, o que é um grande motivador. Funcionários que veem seus trabalhos respeitados e valorizados são mais propensos a dar mais de si pela equipe, o que consequentemente gera mais produtividade.

5. Use a tecnologia ao seu favor, e tenha as ferramentas certas

Ninguém pode fazer um bom trabalho se não tem as ferramentas e os equipamentos certos. Portanto, se você precisa aprimorar a produtividade da sua equipe, observe o que você pode adicionar a rotina da sua empresa para que eles consigam fazer o que precisam fazer. Quando o seu time trabalha com as ferramentas certas, também serão mais produtivos. Aliás, existem vários softwares gerenciadores de tarefas e projetos que podem auxiliar o trabalho da sua equipe.

6. Forneça treinamento

Como líder, você deve saber que às vezes é preciso recorrer a ferramentas de produtividade para gerenciar seus projetos. Isso quer dizer que, mesmo com as melhores soluções, as equipes precisam estar bem treinadas sobre os recursos que elas podem usar para executar determinadas tarefas. Especialmente no caso de softwares de gerenciamento de projetos, é preciso treinamento para otimizar o trabalho da equipe.

7. Seja alguém com quem os seus funcionários possam contar

Há várias maneiras de demonstrar que você está ali para dar suporte para a sua equipe. Portanto, quando for preciso, demonstre que você está acessível e pronto para ajudar. Especialmente quando você é líder, o que quer que você tenha investido em forma de suporte vai voltar para você em uma forma de lealdade, e produtividade. Criar laços fortes com sua equipe faz com que os funcionários cooperem mais.

8. Inclua seus funcionários em suas metas

Você provavelmente conhece empresas onde os gestores permitem que seus funcionários façam sugestões acerca dos objetivos para o ano. Essas empresas fazem isto porque esta é uma tática poderosa para desenvolver mais responsabilidade pessoal entre os membros da equipe. Isso acontece porque quando os funcionários ajudam a criar as suas metas para o sucesso, eles se sentem mais responsáveis para atingir esses objetivos.

Como dissemos, produtividade é a soma de planejamento e foco. Temos certezas que com essas dicas, o resultado dessa conta vai ser vantajoso para a sua empresa!

Agora é sua vez! O que achou das nossas dicas? Que outra estratégia para aumentar a produtividade da equipe você acrescentaria a nossa lista? Conte para a gente nos comentários!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.
Ricardo Tocha