As necessidades de implementação de uma certificação são diferentes. Em linhas gerais, temos dois grupos de necessidades que gostaria de comentar: melhoria e exigência.
O primeiro grupo, melhoria
Os que fazem parte deste grupo afirmam que a certificação é uma das formas que ele vislumbrou para levar sua empresa para o próximo nível de excelência estratégica e operacional.
Geralmente, esses profissionais são motivados por colegas de outras empresas que disseram o quanto o sistema implementado trouxe benefícios para gestão do seu negócio.
A conversa gira em torno de como otimizar os processos, como medir a satisfação do cliente, como criar um ambiente propício para inovação e melhoria contínua, padronização, planejamento para alcançar os objetivos estratégicos, táticos e operacionais.
Os gestores com poder de decisão entendem que a certificação trará ganhos de visibilidade de mercado, porém seu foco é como eu posso ter ganhos operacionais para melhorar o meu nível de serviço e entrega ao cliente.
O segundo grupo, exigência
Neste grupo existem os gestores que foram impulsionados a buscarem a certificação para atender algum cliente, banco, legislação ou licitação.
Neste cenário, a vontade de fazer acontecer e a experiência da conclusão do projeto em pouco tempo é muito grande. Com muito engajamento e dedicação é possível conseguir este objetivo em curto prazo. Já conseguimos implementar o PBQP-H em nossos clientes com 45 dias.
Os empreendedores deste segmento enxergam uma oportunidade de abertura de novos mercados devido a conquista da certificação. Por isso, a agilidade no processo é tão importante.
Não existe certo e errado!
O primeiro comportamento quando classificamos tipos de grupos é sempre levantar pontos, como: vantagem/desvantagem, certo/errado e entre outras dicotomias.
A questão é que não existe o melhor ou pior.
Por exemplo, já tivemos pessoas do primeiro grupo que chegaram motivadas e decididas a melhorar a empresa, mas com o passar do tempo não levaram o projeto de certificação adiante.
Assim como já nos deparamos com os que diziam que existia uma grande oportunidade de mercado e que o certificado era uma condição “sine qua non”. Entretanto, ficaram procrastinando o início do projeto e viram os clientes escolhendo o concorrente ao invés de você.
Independente da motivação, é melhoria interna da empresa e aproveitar as oportunidades de mercado trará ganhos reais para a organização como um todo.
Números importantes!
A CEBR, instituto de pesquisa de mercado de Londres, desenvolveu um estudo com 120 profissionais diferentes para saber as impressões sobre a implementação de programas de qualidade e sistemas de gestão.
Veja o que eles descobriram:
- Em média, os custos foram reduzidos em 4,8%;
- Mais de 93% concordaram que a gestão da qualidade é um fator importante de sucesso;
- 95% concordaram que o gerenciamento da qualidade contribui fortemente para a retenção e satisfação do cliente;
- Outros 83% concordaram que sem a gestão da qualidade, eles não poderiam justificar seus preços para os clientes;
- 66% concordaram que as consequências negativas do não cumprimento das metas de gestão da qualidade serão mais graves no futuro;
- 37% concordaram que suas organizações aumentariam o investimento em sistemas de gestão no futuro.
Além disso, constatou-se que $1 gasto em um programa de gerenciamento de qualidade, gera aproximadamente:
- US$ 6 em receita;
- US$ 16 em redução de custos;
- US$ 3 em lucro.
Tantos os dados quantitativos como qualitativos comprovam a eficácia que um sistema de gestão implementado pode trazer para sua empresa.
Lembre-se, o processo de implementação começa de dentro para fora.
Sempre os primeiros passos são direcionados para organização dos processos internos, os objetivos da organização e toda formulação estratégica e posicionamento da empresa.
Consequentemente, as melhorias promovidas durante o projeto de certificação transmitem para o mercado uma mensagem de que a sua empresa está se adequando ao que tem de melhor no mercado quanto às boas práticas de gestão.
Com isso, não é mais necessário temer aquele seu concorrente certificado e que possivelmente seria escolhido pelo seu cliente ao invés de você.
Poder de decisão e capacidade de aproveitar a oportunidade de certificação!
A capacidade de aproveitar oportunidades existentes no mercado está diretamente ligado às decisões que são tomadas ao longo do tempo.
Todo gestor que tem o poder de decisão precisa escolher diariamente as melhores opções para o sucesso do seu negócio.
Neste leque de escolhas, temos: questões financeiras, estratégicas, operacionais, de projetos, de recursos humanos, enfim a lista é enorme. Cada escolha feita hoje reflete os rumos de amanhã. A opção pela certificação é algo que não pode ser ignorado.
Se você chegou até esta altura do texto, pode ser que ainda tenha algumas dúvidas quanto a implementação ou não do sistema ou programa desejado.
Sei exatamente o que envolve iniciar um projeto grandioso como este, mas convido você a refletir sobre os benefícios que sua empresa terá.
Para finalizar, não acumule questionamento. Nós aqui da Templum já ajudamos mais de 1000 empresas a tocarem este projeto crucial para o sucesso. Conte conosco.