Guilherme Bezerra
Por Guilherme Bezerra

Ter ISO OU Ser ISO?

Uma certificação ISO pode ser a porta de entrada de uma organização para novos clientes e novos mercados. Além disso, é possível consolidar os clientes existentes, ou até mesmo controlar melhor os processos e alavancar a melhoria contínua da empresa com os requisitos implementados. Mas, e quanto aos valores da empresa? O que fica de verdade?


Ter ISO é simples!

Basta desenvolver o sistema, passar pelas auditorias obrigatórias (interna e externa) e finalmente ganhar o certificado. Na próxima auditoria, basta passar um pente fino na empresa para garantir que haverá evidências para comprovar a garantia de manutenção do sistema, fazer uma limpeza e registrar alguns treinamentos.

Uma organização que age desta forma, apesar de ter um certificado ISO pendurado na parede e estampado em seu site, em cartões de visita,  na forma de placa na entrada ou em tantos outros lugares possíveis vai continuar com problemas crônicos, pois esta forma de trabalho não vai trazer melhorias reais para a organização, mas mascarar as falhas da organização com um certificado emoldurado na parede.

Uma empresa que fica apenas no Ter ISO, nunca vai conseguir ter um sistema de Gestão realmente implementado. Normalmente, os gestores terão que correr para arrumar a casa toda vez que surgir uma auditoria, pode até não ter muitas não conformidades declaradas, mas sempre vai ficar no receio de que os auditores ou visitantes vejam exatamente aquele ponto que é problemático, além de ter dificuldades reais em manter e monitorar seus processos.

Em contrapartida,

Ser ISO pode parecer mais difícil num primeiro momento… Mas esta é a real intenção da norma! “

O sistema de gestão deve ser incorporado à visão da empresa, se tornar parte da estratégia dela: um sistema estabelecido, implementado e mantido, onde os profissionais são treinados, sabem seu papel e sua importância dentro da organização. O valor que se agrega a longo prazo compensa todo o esforço do começo, garantindo a continuidade de negócios e a qualificação da empresa de forma perene.

Mas como conseguir que a empresa alcance o Ser ISO? Aqui vão algumas dicas:

Todas estas pequenas coisas podem ser o grande diferencial de sua empresa, e, além de garantir um bom resultado em auditorias, já que sempre agirá de forma tranquila, fará com que você retenha talentos e garantirá o sucesso e crescimento de sua organização e de todos que nela estão.

Webinar - Atender a ISO 9001:2015 ou Melhorar a Empresa?

Levar a ISO 9001 a sério pode ser um diferencial na sua empresa. Basta preencher corretamente o formulário abaixo!


Webinar

E você, prefere apenas Ter ISO ou também Ser ISO?

Se você optou por ser ISO, a Templum Consultoria é o seu lugar. Já ajudamos diversas empresas a conquistarem a certificação e mudarem radicalmente o seu cenário interno e alcançarem resultados maiores com a certificação de algum sistema de gestão.

Últimos posts por Guilherme Bezerra (exibir todos)