implementação da fssc 22000
Cristiana Lima
Por Cristiana Lima

Implementação da FSSC 22000 – Conheça os Benefícios

Implementar um sistema de gestão de segurança dos alimentos é um belo de um desafio. Mas, como todos sabem: quanto maior o esforço, maior os benefícios. No post de hoje que tal conversarmos sobre as vantagens que sua empresa terá ao implementar a FSSC 22000.


Tempo de Leitura: 2 minutos

A FSSC 22000 (Food Safety Sistem Certification) é um esquema de certificação do sistema de segurança de alimentos, que inclui os requisitos da ISO 22000, requisitos de boas práticas de fabricação incluídos na especificação técnica do segmento (ISO/TS 22002-x) e requisitos adicionais do esquema FSSC. As certificações FSSC são reconhecidas no mercado mundial mais do que a ISO 22000. Por isso é que a implementação da FSSC 22000 é, cada vez mais, o sistema escolhido de preferência para as organizações que procuram acessar ao mercado exterior.

A implementação da FSSC 22000 traz benefícios para o negócio de sua empresa, como:

  • Comunicação mais organizada e objetiva entre colaboradores, fornecedores, clientes e consumidores;
  • Otimização de recursos e processos;
  • Melhoria no planejamento e aumento de produtividade;
  • Redução de riscos do negócio;
  • Aumento de confiança de suas marcas;
  • Confiabilidade entre os elos da cadeia produtiva de alimentos.

Podemos citar também os benefícios para o produto, bem como, melhoria da gestão das boas práticas de fabricação, identificação dos perigos e definição de medidas de controle, redução de perdas e foco em resultados finais.

Diante do cenário atual, as empresas são obrigadas a entrar em uma competição desenfreada sob pressão de preços baixos e clientes/ consumidores exigentes.

A FSSC lhe permite através do conjunto de requisitos, implementar e padronizar sistemas de gestão de segurança de alimentos e produzir alimentos seguros.

Para que a empresa tenha os benefícios citados acima e se torne competitiva, é necessário que atenda aos requisitos da ISO 22000:2018, ISO TS 22002 – 4 ( indústria de embalagens ) ou ISO TS 22002 – 1 ( Industria de alimentos) mais os requisitos Adicionais da FSSC.

O sistema de gestão de segurança de alimentos reduz falhas impulsionadoras de custos, lhe permite também disponibilizar produtos e serviços seguros atendendo as expectativas de seus clientes e consumidores, por isso, é importante que sua empresa reflita sobre a possibilidade de implementação e certificação da FSSC 22000.