Skip to main content
Tempo de Leitura: 2 minutos

Existem diversas formas de se atingir um alto padrão de qualidade. Uma das formas mais adotadas é a chamada Boas Práticas de Fabricação – BPF. É composta por princípios e regras para o correto manuseio dos produtos, considerando desde as matérias-primas até o produto final. Seu objetivo maior é garantir a integridade do produto e a saúde do consumidor.

Boas práticas de Fabricação

As normas que regem as Boas Práticas de Fabricação vão desde as instalações industriais, passando por regras de higiene pessoal e limpeza e conservação do local de trabalho, até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

A descrição dos procedimentos de BPF para todos os envolvidos no processamento do produto prega que a direção, a gerência e a liderança devam estar envolvidas para o êxito do programa.  Para o planejamento, a organização e a motivação de todos, o sistema depende da liderança.

IMPORTANTE: As Boas Práticas de Fabricação são obrigatórias pela legislação brasileira para todas as indústrias de alimentos. Além disso, as portarias 326/97 e 368/97 do Ministério da Saúde estabelecem o “Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos”.

FSSC 22000

Em grande parte, empresas que possuem procedimentos de BPF são aquelas que também implementaram um sistema de gestão de segurança de alimentos, como a FSSC 22000.

Recentemente, houveram algumas mudanças quanto ao esquema de certificação da FSSC 22000. Para isto, a Templum deixou um webinar sobre o tema que você poderá assistir de qualquer hora e lugar.

[intracontent title=”Webinar – O que esperar da nova versão da ISO 22000:2018″ sub=”Conheça as principais novidades da ISO 22000:2018 e como ela pode gerar resultados diferentes para sua empresa. Webinar gratuito, para assistir preencha corretamente o formulário abaixo!” formid=”21″ img=”https://certificacaoiso.com.br/wp-content/uploads/2018/07/iso-22000-2018.png”]

 

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria