Daniela Albuquerque
Por Daniela Albuquerque

Introdução às boas práticas de fabricação (BPF)

No mercado de produtos perecíveis, a qualidade não é uma vantagem competitiva, mas sim um requisito fundamental, ainda mais quando falamos em Boas Práticas de Fabricação. Em alguns casos é até mesmo requisito mandatório legal para poder comercializar. Justamente por isso, neste post irei dar uma breve introdução sobre o assunto.


Existem diversas formas de se atingir um alto padrão de qualidade. Uma das formas mais adotadas é a chamada Boas Práticas de Fabricação – BPF. É composta por princípios e regras para o correto manuseio dos produtos, considerando desde as matérias-primas até o produto final. Seu objetivo maior é garantir a integridade do produto e a saúde do consumidor.

Boas práticas de Fabricação

As normas que regem as Boas Práticas de Fabricação vão desde as instalações industriais, passando por regras de higiene pessoal e limpeza e conservação do local de trabalho, até a descrição, por escrito, dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

A descrição dos procedimentos de BPF para todos os envolvidos no processamento do produto prega que a direção, a gerência e a liderança devam estar envolvidas para o êxito do programa.  Para o planejamento, a organização e a motivação de todos, o sistema depende da liderança.

IMPORTANTE: As Boas Práticas de Fabricação são obrigatórias pela legislação brasileira para todas as indústrias de alimentos. Além disso, as portarias 326/97 e 368/97 do Ministério da Saúde estabelecem o “Regulamento Técnico sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores de Alimentos”.

FSSC 22000

Em grande parte, empresas que possuem procedimentos de BPF são aquelas que também implementaram um sistema de gestão de segurança de alimentos, como a FSSC 22000.

Recentemente, houveram algumas mudanças quanto ao esquema de certificação da FSSC 22000. Para isto, a Templum deixou um webinar sobre o tema que você poderá assistir de qualquer hora e lugar.

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Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Sócia e Especialista Chave em Templum Consultoria
Por ser apaixonada por qualidade e melhoria contínua de negócios e pessoas sou a Sócia Responsável pelo Sucesso do Cliente na Templum por meio de mentoria e treinamento interno das equipes de consultores e atendimento ao cliente e da elaboração de produtos, treinamentos e conteúdos que permitem o fortalecimento das empresas.
Formada em Comunicação Social, MBA em Gestão de Negócios e especialista em Sistemas de Gestão Integrada.
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