Pular para o conteúdo

Que benefícios a ISO9001 traz a uma clinica odontológica?

Entrevista Dr. Ranieri Martins – Bandnews FM

“Queria muito implementar um sistema de gestão da qualidade no meu negócio. A padronização de procedimentos é algo muito importante para tender melhor o cliente e também somos mais valorizados ao vender convênios.”  Dr. Ranieri Martins

Marcações:

0 comentário em “Que benefícios a ISO9001 traz a uma clinica odontológica?”

  1. Michele Maioline

    È importante que o pessoal da área da saude se interesse pela qualidade no atendimento. Parabéns pela iniciativa do Dr Ranieri.

    1. Michele,

      Com certeza, não só as áreas da saúde como as demais áreas e seguimento. Nos consultórios a melhor maneira de se medir a satisfação dos clientes é monitorando seu retorno retorno, pois ali claramente esta sendo evidenciado por algum motivo o bom atendimento. Mas em outros casos, o cliente volta para o mesmo consultório pois, não existe um outro consultório próximo ou o preço não é acessível.
      Com a implementação da ISO 9001 este problema será resolvido, pois além de você monitorar a satisfação de seus clientes com a atendimento, estará também acompanhando pontos de melhorias como; infraestrutura, recepção e até mesmo o tempo de atendimento.
      Assim com certeza, você terá um mecanismo de controle para melhorias em seus processos, produtos ou serviços ofertados.

      Rivaldo Silva

  2. Thiago Beaini

    Qual é o conjunto de normas e exigências a serem cumpridas para a obtenção do certificado na área de odontologia??

    1. Rivaldo Silva

      Na verdade as exigências para as clinicas odontológicas é baseada nos regulamentos da vigilância sanitária, a norma ISO 9001 estará monitorando a vigência correta e suas alterações, para que a organização sempre utilize um documento com versão atualizada. São baseadas Lei Federal nº 6.437, de 20/08/1977 e Lei Estadual 16.140, de 02/10/2007.

      INSTALAÇÕES IDEAIS DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

      • Iluminação sem ofuscamento ou sombras.

      • Ventilação: circulação e renovação de ar. Deve haver mecanismos para reduzir o nível de unidades formadoras de colônias (ufc) no ar ambiente (aparelho esterilizador de ar e/ou filtros especiais).

      • Os estabelecimentos de assistência odontológica que possuírem aparelhos de ar condicionado deverão mantê-los limpos e providenciar a troca de filtros periodicamente (6 meses). Manter registro escrito. Sala clínica: uso de filtros classe G3 e sistema de ventilação e/ou exaustão complementar, garantindo desta forma a renovação de ar exterior necessária nestes ambientes. Proibido o uso de ventiladores.

      Caso tenha mais duvidas, estamos a disposição

      Rivaldo Silva

  3. Thiago Beaini

    Obrigado Rivaldo pela resposta.
    Quanto ao prontuários e documentos odontológicos, há alguma regra ou normativa que seguem?
    Quanto aos códigos de ética da área e leis de exercício da odontologia, existe alguma preocupação? Obrigado mais uma vez

  4. Olá. Gostaria de saber onde consigo dados estatísticos sobre a quantidade de unidades odontológicas em processo de certificação e já certificadas. Se há alguma curso de odontologia ou clinica universitária já certificados, pois estou fazendo uma pesquisa pela UFRN em que o objetivo é dar inicio ao processo de certificação desta unidade. Estou encontrando muita resistência pois para os profissionais mais antigos basta somente cumprir os requisitos e exigências da ANVISA. Acredito que tal trabalho pode resultar em algum tipo de parceria.
    Agradeço antecipadamente sua atenção e solicitude.

  5. Eduardo araujo

    Gostaria de enquadrar minha empresa no iso, tenho uma clinica medica de pequeno porte, e segue todas as normas dos orgaos fiscalizadores.

    1. Olá Eduardo!

      Que ótima notícia. Vou solicitar o contato para a nossa área comercial lhe explicar todos os passos.

      Qualquer duvida, por favor nos avisar.

      Atenciosamente,
      Daniela Albuquerque

  6. E temos que ter em mente que implantar uma ISO não é um custo a mais. A ISO deve ser encarada como um investimento. Estou na fase de consultoria e decidi correr atrás porque alguns dos meu clientes (empresas), antes de fechar contrato, perguntavam se minha clínica tinha ISO. Aí vi a necessidade de dar essa garantia de qualidade a mais ao meu cliente e ter um diferencial em relação aos concorrentes.