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Aí a certificação foi conquistada e a empresa agora tem processos claros e padronizados, a qualidade do serviço melhorou de forma acentuada, os clientes perceberam. Enfim, tudo como deveria ser. Parabéns.

Mas o que muitas empresas esquecem é que a conquista da certificação deve ser algo a ser comemorado e divulgado – e não só entre colaboradores, clientes e fornecedores. Mas, sobretudo, para o mercado em geral e possíveis novos clientes.

Afinal, a certificação ISO 9001 é um atestado e tanto de competência. A ISO 9001 traz credibilidade e ganho de reputação. É também uma forma de se diferenciar dos concorrentes.

Procure saber com a sua certificadora quais as diretrizes e normas para o uso do selo da certificação – isso vai depender muito do escopo que a implementação teve. Mas geralmente é possível usar em materiais de relações públicas, como press-releases à imprensa, ou ainda outros materiais, como notas fiscais, veículos da empresa, banners, cartas etc.

E, sempre que puder, em reuniões de prospecção e venda, separe alguns minutos para falar da importância da ISO 9001 e dos ganhos de qualidade que sua empresa conquistou. Se a sua empresa possui um time de vendedores, prepare bem o discurso deles também. Não perca esta oportunidade.

E mãos à obra!

* Carlos Eduardo Moura é diretor da Happy Hour Comunicação, agência especializada em assessoria de imprensa e marketing de conteúdo.

Daniela Albuquerque

Daniela Albuquerque

Diretora Técnica na Templum Consultoria