Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

Não se esqueça de avisar a alta direção que as mudanças da ISO 9001 estão chegando e um plano de transição deverá ser elaborado. Esse processo não será complicado; o mais importante é você entender o seu cenário, afinal pequenos negócios e multi-nacionais têm realidades muito diferentes e isso deve ser considerado. Lembre-se também que o prazo para adequar sua empresa à nova versão da Norma ISO 9001 é de 3 anos, a partir da data de sua publicação.

Quero chamar a sua atenção para a estrutura de alto nível, que agora começa a valer para todas as normas de sistemas de gestão que passarem por novas revisões, que nada mais é do que a unificação de tudo que é comum em diversas normas de sistemas de gestão. O anexo foi criado para facilitar e baratear a integração com outros sistemas, como por exemplo a ISO 14001.

Portanto, essa pode ser uma boa hora de implementar o SGI. Converse com seus gestores a respeito dessa oportunidade de melhorar ainda mais o seu negócio.

Resumindo:

  • o prazo para adequação é de 3 anos a partir da publicação;
  • faça uma revisão dos processos para identificar os pontos que não atendem a revisão;
  • converse com seus gerentes e diretores.

Quer saber mais sobre a ISO 9001? Fale com um especialista!

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.