Skip to main content
Tempo de Leitura: < 1 minuto

O que é?

A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade que tem o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes finais e alcançar o sucesso almejado.

Em resumo, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que é uma decisão estratégica da empresa a adoção ou não de um sistema de gestão da qualidade.

Por que a ISO 9001 está mudando?

A norma ISO 9001 permanece praticamente a mesma desde o ano 2000, mas muita coisa aconteceu nesse tempo.
No início ela era popular somente na indústria. Hoje ela passou a ser a utilizada nos mais diversos segmentos como saúde, empresas.com, governo e serviços.

Além disso, ela passou também a ser adotada por um número crescente de nano, micro e pequenas e empresas que viram na certificação uma forma de melhorar seus negócios e criar um diferencial competitivo. E todas essas organizações tiveram que sofisticar a aplicação dos métodos de qualidade para atender um consumidor mais exigente e melhor informado.

Assim, eu posso dizer que essa mudança vem para atender um pedido do mercado por uma norma mais fácil de se interpretar e de se aplicar à um número maior de segmentos. E é isso que está sendo feito. Uma norma mais moderna, com linguagem simplificada. Suficientemente genérica e ao mesmo tempo relevante para organizações de todos os tipos e tamanhos, de todos os setores.

O que não muda é o propóstio principal de um sistema de gestão: desenvolver e manter um portfólio de serviços que permitem às empresas melhorar seu desempenho e se beneficiar com a implementação.

O mercado está mudando, seu cliente também.

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha

Ricardo Tocha tem 17 anos de experiência prática e atuou na Templum Consultoria criando conteúdo, desenvolvendo sites e outros apetrechos tecnológicos.