Skip to main content
Tempo de Leitura: 3 minutos

Focado no objetivo de criar um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, a ISO 45001 foi desenvolvida baseada no anexo SL assim como ocorreu com a revisão das novas versões da ISO 9001 e ISO 14001.

Diminuir os riscos e aumentar a segurança é mais do que necessário, é uma obrigatoriedade!

Todos os anos ouvimos milhares de estatísticas com os índices de acidentes de trabalhos. O relator da ONU que trata sobre os direitos humanos e substâncias e resíduos perigosos, Baskut Tunack, disse que cerca de 2 milhões de pessoas morrem a cada ano devido a doenças ocupacionais, segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entre as principais doenças indicadas pelo relator estão: câncer, doenças do pulmão e do coração e entre outras resultantes da constante exposição a produtos químicos perigosos.

Saúde e segurança no trabalho não tem relação somente com empresas que realizam atividades com grau de risco alto, como a construção de um prédio. Pelo contrário, todas as empresas possuem seus perigos e riscos em todas as suas atividades.

Por exemplo: uma pessoa que trabalha em uma lavoura pode desenvolver um câncer de pele caso não seja feito os procedimentos cabíveis para se proteger à exposição solar; outro profissional que fica o dia inteiro em frente a um monitor pode ter sérios problemas de coluna caso os seus equipamentos não estejam compatíveis com as condições ergonômicas necessárias.

São por estes e outros motivos que saúde e segurança no trabalho deve ser tratado como prioridade!

Por isso, a ISO 45001 foi desenvolvida. Organizações que possuem um sistema de gestão voltado para questões fundamentais, que envolvem a preservação da integridade de seus colaboradores, colhem resultados fantásticos.

Diante de tudo o que foi discutido, o que podemos esperar da ISO 45001?

Maior adequação a estrutura com outros sistemas de gestão.

Assim como outras normas, a ISO 45001 foi formulada seguindo o Anexo SL, ou seja toda a sua estrutura padrão e terminologias estarão de acordo com outros sistemas de gestão, assim como a ISO 9001 e ISO 14001.

Alinhamento do seu sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho com o seu contexto organizacional.

Com a ISO 45001, as empresas conseguirão ajustar seus sistemas de saúde e segurança com todo o contexto interno e externo que envolve sua organização.

Isto inclui identificar riscos e oportunidades, desenvolver um conjunto de objetivos estratégicos e, principalmente verificar quais são as reais necessidades das partes interessadas. Tudo isso deixa evidente algo muito importante: saúde e segurança do trabalho também é assunto estratégico para a sua organização.

Maior envolvimento da alta direção.

Em conformidade com a evolução das outras normas, como a ISO 9001, a ISO 45001 trará um maior envolvimento da alta direção. Para isto, os gestores terão que se posicionar diante da responsabilidade de proteção a integridade de seus colaboradores.

A alta direção terá que se comunicar melhor com as partes interessadas do seu sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, além de direcionar e capacitar as pessoas para contribuir com todo sistema.

 

CONSULTORIA ISO 45001

Desenvolvimento da mentalidade de risco em toda organização.

Um dos principais benefícios de um sistema de gestão voltado para questões de saúde e segurança do trabalho, consiste na proteção da vida humana perante as fatalidades ocasionadas por acidentes. Com a nova versão da ISO 45001 podemos esperar uma norma direcionada no desenvolvimento da mentalidade de risco em sua organização.

Sabemos que as fontes e as situações de perigos são muitas.

Radiação, temperatura e pressão são alguns tipos de fontes de perigos no ambiente de trabalho. Além disso, temos situações como o carregamento de objetos pesados, ambientes com ruídos, enfim a lista é interminável.

Sendo assim, a ISO 45001 dará ferramentas para minimizar os riscos, tudo porque o desenvolvimento de seu sistema de gestão de saúde e segurança do trabalhado estará pautado na identificação e contenção de todos os perigos existentes em uma organização.

A Templum Consultoria está atenta para todas as mudanças que ocorrerão na OHSAS 18001 para a ISO 45001.

Assim como outras normas que evoluíram, nós acreditamos que todas as modificações serão benéficas para as organizações.

Quer saber mais sobre a ISO 45001? Fale agora mesmo com um especialista!

Guilherme Alonço

Um bom conteúdo pode transformar uma empresa! Conteudista da Templum Consultoria e apaixonado por assuntos e notícias que englobam o mundo dos negócios, ajudo empresas a alcançarem seu potencial máximo e enxergarem as melhores oportunidades.

  • Gustavo disse:

    Quem e lider da ohsas devera repetir o curso, carga horaris e valor? Ou existira uma especie de reciclagem?

    • Olá Gustavo, tudo bem?

      Por se tratar de normas feitas por diferentes organizações, quando a ISO 45001 for oficialmente lançada você terá que fazer um de Auditor Líder específico para a ISO 45001.

      Atenciosamente,
      Guilherme Alonço