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Como trazer a melhoria contínua para o dia a dia das empresas?

Nesta altura do campeonato, você já deve ter compreendido, que não basta apenas implementar a gestão de qualidade, você precisa mantê-la e o mais difícil, melhorar constantemente. A melhoria contínua é uma prática que as empresas adotam quando buscam aperfeiçoar seus produtos, serviços e processos. E esse foi justamente o tema do terceiro episódio do Certifica Cast, o podcast que simplifica o tecniquês do mundo empresarial! 

Igor Furniel e Dani Albuquerque tiveram como convidados Nigel Croft, um dos principais especialistas mundiais em gestão de qualidade e avaliação da conformidade, e Jeison Arenhart, empresário e CEO da ForLogic Software que compartilharam diversas dicas e experiências. 

Continue a leitura e confira os principais insights sobre as melhores práticas de melhoria contínua e estratégias diárias para prática empresarial. 

Qual a diferença entre melhoria e melhoria contínua?

Para começar, é importante realmente entender a complexidade do que é a melhoria contínua e contextualizar algumas coisas. 

Primeiro, a melhoria precisa estar presente no DNA da empresa, ou seja, fazer parte da cultura empresarial de uma forma em que todos os colaboradores (sem exceções!) queiram progredir, agilizar e atender as expectativas dos clientes. 

Não tenha dúvidas, desde alta diretoria até o colaborador mais simples, sempre há algo que pode ser melhorado! A melhoria contínua não tem fim. 

Isto não significa que você necessita estar agindo a todo instante, porém, como explica a cláusula da ISO 9001 existem várias formas para executá-la. Você pode realizar pequenas melhorias no dia a dia, mas às vezes elas já não são mais suficientes e carecem por uma melhoria de rompimento a qual reestrutura as formas de fazer. 

Ou talvez você também possa melhorar por prevenção, analisar possíveis situações de erros e agir na tentativa de evitar determinados problemas. 

Mas calma aí! Você não vai sair mudando tudo da noite para o dia, o ideal é que você colete ideias e sugestões, estabeleça hipóteses, trace planos de ações e teste em um ambiente controlado e o mais próximo do real para medir os efeitos antes de realmente ser implementado nos processos. 

Sim, precisamos sempre pensar em como evitar riscos. Entretanto, nunca se esqueça que o risco é o combustível para melhoria contínua. Em alguns casos, não saberemos ao certo quais serão os riscos e os impactos exatos, contudo, a mudança é fundamental para o desenvolvimento! 

Outro ponto importantíssimo de ressaltar: a melhoria contínua deve manter o foco nos clientes. Afinal, de nada adianta ser bom para empresa, mas dificultar e gerar frustrações aos consumidores. 

A importância da auditoria para melhoria contínua

Existe um cenário bem comum aqui no Brasil, apelidado de ressaca da certificação. Em outras palavras é quando a empresa relaxa e “pega férias” após ser certificada. 

Porém, Dani Albuquerque explica que depois da certificação é um momento crítico em que as empresas deveriam amarrar para deixar os processos bem redondinhos e evitar problemas com o sistema. 

Nigel Croft concorda e afirma que é muito mais fácil lidar com desconformidades e aplicar ações corretivas até chegar na estabilidade do que sair correndo para solucionar quando há auditorias. 

Uma ótima estratégia sugerida por Jeison Arenhart é implementar auditorias internas em intervalos planejados conforme a complexidade e desempenho a fim de trazer a melhoria contínua aos processos.

Trabalhe com sua equipe e coloque na cabeça de seus colaboradores que dia de auditoria é um dia normal de trabalho. Além de atender as normas da certificação, elas servem para promover a excelência dos resultados, análise crítica para identificar erros e sair da zona de conforto. 

É comum o receio de levar uma não conformidade, porém é preciso ter coragem para não esconder o erro debaixo do tapete e reconhecer que tal parte não está perfeita e realmente precisa de soluções. 

Ao incorporar a cultura do erro dentro da empresa, automaticamente você estará implementando a melhoria contínua pois só não erra quem está parado. 

Lembre-se: é a empresa quem manda nas normas e não ao contrário! Isto não quer dizer que você pode ignorar regras, mas sim que você deve avaliar se aquilo realmente faz sentido para sua empresa, se está sendo bom e eficiente.

E não se esqueça que não há nada que substitua o conhecimento profundo do seu negócio! 

Se você quer aprender mais sobre a melhoria contínua, está em busca de conhecimento e de ferramentas para te auxiliar, fica aqui o convite para assistir na íntegra o terceiro episódio do Certifica Cast no Youtube ou Spotify e aproveitar os materiais complementares sugeridos pelos participantes. Temos certeza que serão de muito aproveitamento! Clique aqui e assista. 

Consultoria ISO 9001

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